TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Didática

Ensaios: Atps De Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Didática e Filosofia

A educação abrange sentidos relacionados à sociedade e a individualidade de cada ser humano.

Socialmente, pois se trata da passagem do conhecimento da geração adulta para a mais jovem, como por exemplo, valores, crenças e costumes. O termo educação vem do latim, educare, que significa alimentar, criar, sendo assim uma expressão de que o ensino é concedido a alguém.

Sabendo que, esse ensino, conjunto de conhecimentos, é transmitido dos adultos para os jovens, surgiu então a seguinte questão: Por que a Escola?

Como as sociedades são complexas demais, precisava-se então, de um lugar, com um tempo determinado para a sistematização do ensino, com a mistura de todos os grupos sociais. Do sentido individual, significa que o indivíduo desenvolve suas próprias aptidões e potencialidades, visando também à criação da sua personalidade.

Ensinar é um processo pelo qual o professor passa para o alunado, através de métodos adequados, o conhecimento. A Didática entra no sentido de ensinar, pelo fato de mostrar como o professor deve agir e orientar os alunos na sala de aula, relação total professor-aluno. Diferente da Pedagogia, que estuda a teoria da educação.

Qualquer teoria pedagógica tem fundamentos filosóficos, pois é a Filosofia que expressando a concepção de homem e de mundo, da sentido a Pedagogia, definindo seus objetivos e determinando seus métodos educativos. Ao trabalhar na área da educação é necessário assumir posições e toda escolha é, fundamentalmente, o reflexo de uma filosofia de vida.

Podemos citar alguns educadores que ao longo do tempo, elaboraram o processo contínuo de reflexão-ação-reflexão, como:

Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um pensador que procurou interpretar essas aspirações, propondo uma concepção nova do ensino, baseado nas necessidades e interesses imediatos da criança.

Henrique Pestalozzi (1746-1827) deu grande importância ao ensino como meio de educação e desenvolvimento das capacidades humanas.

Johann Friedrich Herbart (1766-1841) pedagogo alemão com grande influencia e relevância na didática e na pratica docente. Para ele, o fim da educação é a moralidade. A instrução é introduzir idéias corretas na mente do homem.

A.Diesterweg (1790-1866) didata alemão que trabalho sobre o desenvolvimento do professor.

John Dewey (l859 - l952) foi um destacado representante de uma das tendências do pragmatismo didático. Na didática, sua maior contribuição está no ensino laboral e a relação do ensino com a vida.

Os autores apresentados acima deixaram verdadeiros marcos do pensamento educacional, e suas ideias repercutiram diretamente no campo da Didática. Apesar de apresentarem ideias diferentes, tinham um aspecto comum: tentaram fazer com que a reforma do ensino fosse passada para toda a população, acreditavam que qualidade e quantidade não são termos indissociáveis, e que podem, num certo momento, andar juntos.

Aula Tema: O processo pedagógico da criança com dificuldades de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com