TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Emprededorismo

Casos: Atps De Emprededorismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  3.166 Palavras (13 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 13

Atividades técnicas supervisionadas

Empreendedorismo

Tutor Presencial José Carlos Garcia Junior

Tutor a Distância Alex Zompero Bezerra Unidade: Faculdade de Tec. Anchieta ( São Bernardo).

Turma 1A

Fernando Rodrigues Gomes RA 6944443559

Dalva Messias Gomes RA 6944434937

Rodrigo Bastos da Conceição RA 6751360651

São Bernardo do Campo 16 06 2013

Sumário

Apresentação – 01

Sumário – 02

Introdução – 03

Etapa 01 – 04-05

Etapa 02 – 06 – 16

Etapa 03 – 17-18

Referências - 19

Introdução

O empreendedorismo, apesar de ser um tema amplamente discutido, possui várias definições, seu conceito é muito subjetivo.

Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo esse é o papel do empreendedor.

Um empreendedor se enquadra em varias áreas a muitos empreendedores espalhados, as vezes uma simples coisa uma simples idéia, pode virar sucesso e é isso que iremos ver ao decorrer deste trabalho, como criar uma idéia, como concretiza-la a buscar ajuda especializada para torna -la lucrativa, se planejar contra riscos futuros estar preparados para mudança através das inovações .

“Não devemos ter medo das novas idéias! Elas podem significar a diferença entre o triunfo e o fracasso.”

Etapa 01 (Passo 03)

Relatório sobre empreendendorismo .O Brasil atingiu a marca de 3,9 milhões de pequenas e micro empresas empregadoras, com crescimento expressivo na última década, de acordo com o estudo “Empreendedorismo no Brasil 2010”, divulgado pelo Sebrae.

Não há mais dúvida que o Brasil entrou para o “Big League” dos países com cultura empreendedora nos mais variados setores, do agronegócio à tecnologia de ponta, para o Program Director do iPL, Fernando Blanco.

“O brasileiro tem em seu DNA duas características fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora bem-sucedida, que são a criatividade e o empreendedorismo”, completou Blanco. “Por outro lado, notamos que o empreendedor brasileiro é exageradamente autosuficiente, foca desproporcionalmente em vendas e deixa tarefas importantes para a última hora, como planejar seu fluxo de caixa e captar crédito no momento e no formato corretos.”

O Brasil é um país que, apesar dos esforços do Governo (investimentos do SEBRAE, racionalização tributária etc.), mostra-se pouco amigável para o ambiente empreendedor. A oferta de mão-de-obra é limitada, o custo do capital altíssimo, a carga burocrática encarece os custos.

Tais fatores contribuem para o desaparecimento de empreendimentos, trazendo frustração para os empreendedores e ineficiência econômica. Para o empresário de pequeno porte sobreviver e crescer em um ambiente tão complexo (considerando-se os aspectos micro e macroeconômicos), o desenvolvimento de liderança efetiva torna-se fundamental.

No best seller“Empresas Feitas para Vencer” (Good to Great), Jim Collins nos convida a praticar uma Cultura de Disciplina, que é suportada por três pilares: pessoas disciplinadas, pensamento disciplinado e ação disciplinada.

“No Brasil procuramos compensar nossa congênita falta de disciplina com muita criatividade, flexibilidade, adaptabilidade. Só que o famoso jeitinho brasileiro não mais funciona com a eficiência de outrora, em função da complexidade crescente do mundo dos negócios”, explicou Fernando Blanco.

“Disciplina na gestão e na implementação da estratégia tornaram-se fundamentais para o sucesso empresarial, independentemente do porte da empresa. ”Aos empreendedores de pequeno porte ou em fase de start-up, que ainda não têm recursos para montar uma equipe de gestão que os apóiem neste processo, a saída passa pela capacitação do empreendedor e de seus auxiliares mais próximos

Outro fator chave é a atração e a capacitação contínua de talentos dispostos a apostar no sonho do empreendedor. A Geração Y pode uma boa fonte de profissionais bem formados e informados, aptos a participar de um projeto de sucesso.

“No entanto, esta energia só será mobilizada e absorvida de forma produtiva se a relação empreendedor-funcionário for alinhada às aspirações destes jovens profissionais”, disse o Program Director do iPL. De acordo com Blanco,

Vivemos em uma sociedade na qual o jovem tornou-se protagonista – as Redes Sociais são o grande canal deste protagonismo – e em que ele precisará encontrar as condições adequadas para contribuir e sentir-se peça-chave no desenvolvimento empresarial.

O conceito-chave de todo empreendedor que aspira crescer e vencer deve ser o intra-empreendedorismo (ou empreendedorismo interno), entendido como uma visão voltada para as grandes corporações estimularem a inovaçãobottom-up.

No entanto, a emergência da Geração Y resgata esta fórmula e amplia sua aplicação para que empreendedores atraiam talentos, e que os apóiem na inadiável tarefa de gerenciar suas empresas de forma disciplinada e consistente.

Quando a economia cresce com vigor, um gerenciamento medíocre é tolerado. Ao que tudo indica, o cenário econômico para 2013 demandará foco redobrado no bom gerenciamento dos negócios. Uma liderança capacitada e disposta a atrair, reter e desenvolver talentos que o apóiem nesta espinhosa tarefa, poderá significar a diferença entre prosperidade e desaparecimento.

Etapa 02 (Passo 04)

Respostas e decisões sobre negócios

Identificar uma oportunidade é o primeiro passo para uma pessoa que quer se tornar um empreendedor, para tanto ela tem que saber diferenciar oportunidade de ideia

. A oportunidade para o empreendedor é a concepção da idéia, a idéia por si

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com