TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Estatística

Artigos Científicos: Atps De Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  2.125 Palavras (9 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 9

LUCIANO FERREIRA DA SILVA RA 5317967258

EMMANOEL MACEDO MARECO RA 4300065730

JULIANO DOS SANTOS RA 4340832712

MARCIO LIMA BRAGA RA 4301776101

VINICIUS MOTTA DA ROSA RA 3830724765

ESTATÍSTICA

PROFESSOR EAD – IVONETE MELO DE CARVALHO

PROFESSOR PRESENCIAL – CARLOS STEIN

PROFESSOR TUTOR EAD – ANDRELIZA MILA ROSA DE OLIVEIRA

PORTO ALEGRE/RS

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 Conceitos Iniciais de Estatística 4

1.2 Resumo do Artigo: Aplicação dos Conceitos de Controle Estatístico de Processo em uma indústria de fundição do Norte Catarinense 4

1.3 Utilização da Estatística nas Empresas 5

2 Coleta de Dados 6

2.1 Pesagem dos 100 pacotes de Farinha 7

3 Frequência absoluta e Frequência relativa 10

3.1 Gráfico de Colunas de Frequência Absoluta 11

3.2 Gráfico de Setores de Frequência Relativa 12

4 Medidas de tendência central e Dispersão 12

4.1 Amostra de dado coletado: média, moda, mediana, variância e desvio padrão 13

4.2 Analise final da Amostragem 17

CONSIDERAÇÕES FINAIS 18

REFERÊNCIAS 19

INTRODUÇÃO

A Estatística é uma ciência milenar, sua história se confunde com história da Matemática, da Administração, da Política e de todas as ciências que são organizadas. Mais especificamente na nossa área de atuação que é a Administração a estatística está presente em todas as áreas, desde a de pessoal até as financeiras.

Segundo os autores Larson e Farber (2010), Estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões.

O grande nicho de mercado atual esta diretamente ligada a esta ciência, com a migração em massa para o comércio por meio eletrônico muitos softwares analisam os hábitos de compras das pessoas, qual o horário elas compram, quantas vezes olham antes de comprar e mais uma infinidade de dados gerados pelos sistemas, para de posse destes dados que valem fortunas aplicarem a expertise da estatística na interpretação destes dados para criar poderosas lojas virtuais, que abocanham este mercado online.

1 Conceitos Iniciais de Estatística

O estudo da estatística é de suma importância para uma boa administração, torna-se a cada dia se torna uma das mais importantes ferramentas no apoio à tomada de decisão sob a presença de incertezas.

Essa incerteza paira em diversas áreas do conhecimento como na física, ciências sociais, comportamento humano, economia e ciências naturais entre outras, essas incerteza fazem com que haja vários caminhos a serem discutidos e com isso acaba dificultando a tomada de decisão, para que possamos diminuir o erro na tomada de decisão usamos a Ciência Estatística.

Resumindo a Estatística é um aglomerado de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento a ser realizados, a coleta de dados, a dedução, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

Para Kazmier, 2004, “Estatística aplicada refere-se às técnicas pelas quais os dados de natureza quantitativa são coletados, organizados, apresentados e analisados” (Kazmier, 2004, p. 1).

1.2 Resumo do Artigo: Aplicação dos Conceitos de Controle Estatístico de Processo em uma indústria de fundição do Norte Catarinense.

Fazer a leitura do referido artigo é sem dúvida uma descoberta na interpretação da Estatística, é enriquecedor para nosso curso de administração saber o entremeio de possibilidades de melhorias e aperfeiçoamentos possíveis provindos das estatísticas, não nos atreveríamos a fazer sem propriedades uma interpretação muito técnica do referido artigo que é um trabalho de especialista, mas sim buscar a informação contida que mostra e prova o quão lucrativa é a estatística aplicada à empresa.

Souza focou seus estudos, no produto mais famoso da indústria pesquisada, a fundição de blocos de motor a diesel, este mede sua qualidade através do grau de resistência a tração que utiliza a unidade de medida Mega Pascal que tem por sigla Mpa. Para que os blocos sejam aprovados em qualidade devem atingir um mínimo de qualidade de 230 Mpa, e o primeiro bloco do lote serve como amostra para os ensaios de medição de qualidade.

Montagem do Esquema de Dados:

Passos básicos: Coleta do primeiro bloco do lote; Extração do corpo de prova; Usinagem do corpo de prova; Realização do ensaio de tração; Comparação do resultado do Ensaio, para saber se o lote é aceito ou rejeitado.

Após a coleta, Souza, faz a aplicação das ferramentas de Controle Estatístico de Processo, onde utilizou as seguintes passo a passo e evoluindo na melhoria da informação: gráficos de Shewhart; Estimativa de Desvio Padrão; implementação de Gráficos de Controle, mais indicados para amostras unitárias, o da soma cumulativa (CUSUM) e o da média móvel exponencialmente ponderada (EWMA). Também o gráfico da amplitude móvel para analisar a variabilidade do processo.

Resumo do Estudo (sob a ótica do Administrador):

Os trabalhos que vem sendo desenvolvidos na Empresa são ótimos e têm baixo custo, porém ainda há um percentual considerável de amostras rejeitadas, local onde devemos buscar ajustes para manter a qualidade e elevar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com