TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Fundamentos Sobre O Filme De Gandhi

Trabalho Universitário: Atps De Fundamentos Sobre O Filme De Gandhi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  2.829 Palavras (12 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 12

Índice:

Manifestação Cultural....................................................................................................... 3

Conflitos Sociais e Realidade......................................................................................... 4

Grupo Cultural e Sua Formação ................................................................................... 6

Conflitos e Resoluções.................................................................................................... 7

Analise Final...................................................................................................................... 9

Referencias........................................................................................................................ 10

Manifestação Cultural

Cultura é um conjunto de expressões e símbolos adquiridos pela vivencia do homem no espaço sócio habitacional, o individuo simboliza através do meio em que vive suas expressões artísticas, culturais, comportamentais, entre outras. Como forma de herança transmite para seus ancestrais, criando um mecanismo de acumulação ao longo do tempo, visto que a cultura também é dinâmica, transforma-se ao longo do tempo e os indivíduos se adaptam. As manifestações podem ser também por meio do aprendizado, passado socialmente designam sua vivencia naquele local.

O que diferencia o homem dos animais é a cultura, porém muitos biólogos e pesquisadores afirmam em seus estudos que os animais também possuem uma cultura, pois eles representam socialmente como vivem em determinados espaços, assim como alguns animais transmitem o seu modo de viver naquele ambiente. Mas alguns teóricos afirmam que o que diferencia são as particularidades da cognição na raça humana. Mas para outros, não tem como comparar espécies diferentes com historias evolutivas complexas. Os seres humanos ainda são considerados animais, porém como relata o autor Eduardo Ottoni:

"é preciso considerar cada animal em seu próprio espaço e modo de vida. Por outro lado, deve-se entender que, mesmo diferentes de nós, os animais não apresentam uma conduta simplesmente instintiva". OTTONI

No filme Tropa de Elite o cenário é representado pelo Estado de Rio de Janeiro, as contradições entre os “burgueses” da zona sul e os morros cariocas, observa-se os diferentes símbolos que representam o cotidiano desses moradores. Na favela a cultura artística é demonstrada por meio do baile funk sendo a principal diversão dos moradores, com batidas particulares e danças sensuais eles mostram como vivem, a violência é reflexo direto de um sistema econômico-político que não combate as drogas e o tráfico demonstrando a cultural do costume do poder e a cultura do medo que espalham-se entre os moradores honestos da comunidade.

As crenças, a moral, a ética, a lei, sistemas, mitos e valores são pontos fortes no filme, descritos pelas contradições de valores dos policiais honestos que sobem o morro para “combater” a guerra urbana, versos os policiais corruptos que se vem para o sistema e para a lucratividade do tráfico. Além das questões éticas mostradas pelos jogos ilegais, os políticos corruptos que administram o tráfico visando o dinheiro e o poder.

Na zona sul da cidade, os estudantes cariocas procuram diversão nas drogas, criticam a violência, mas bancam um sistema de venda de entorpecentes culminando na violência, nesse cenário as manifestações comportamento atingem seus indivíduos retratando o resultado da educação familiar, dos hábitos, da cidade, das amizades, da sua cidade e de seus pais.

Portanto o ambiente exerce forte influencia para seus habitantes, no filme compreendemos como o comportamento, as ideias, o psicológico e as manifestações culturais e artísticas dos habitantes, assim como eles aprendem a conviver e transmitir sua aprendizagem por meio daquilo que vivenciam seja a violência, a corrupção, as drogas e o trafico são pontos marcantes na vida cotidiana dessa população.

À medida que o ser humano desenvolve-se, ele cria sua cultura, determinando elementos importantes como fonte da vida social e cultural, nada é construído individualmente, a partir das relações sociais grupos são formados com papeis e significados diferentes, no filme o comportamento e as experiências do grupo da policia como o B.O.P.E, os estudantes, os professores, os políticos, os voluntários da ONGs, são exemplos dos fatores como o modo de ser, pensar e agir no espaço natural fruto da interação social. Eles moldam-se nos ambientes, permitindo e criando novas formas de herança cultural e social.

Conflitos Sociais e Realidade

O filme mostra claramente diversas expressões da questão social como: o tráfico de drogas, a corrupção da policia, a falta de segurança pública, a violência entre outros. Destacaremos a Segurança Publica no Brasil e a corrupção política como os fatores sociais que afetam diretamente o desenrolar da sinopse do filme Tropa de Elite e a estrutura atual do povo brasileiro.

A segurança pública é uma das questões sociais colocadas em pauta como agravante do estado atual do país, entre os principais fóruns de debates a política pública do país é vista como falha e tolerante as novas problemáticas da criminalidade e violência. A complexidade das questões evidencia que não somente a lei e a justiça do país estão falhas no processo de segurança populacional.

Com o aumento dos índices de violência, criminalidade, agravados pelas superlotações prisionais, taxas elevada de jovens em conflito com a lei, o descaso com a educação, a política condenada pela corrupção, conseqüentemente a insegurança se instalou sobre a população, principalmente nos principais pólos urbanos da cidade, com a ineficiência das leis educacionais e criminais, o sistema sobrecarregado com a lentidão judicial, a burocracia entre outros.

A corrupção de tornou manchetes diários de nossos jornais, a ética e a moral do sistema político está em constante mira dos Movimentos a favor da Reforma do Sistema Político, eles defendem uma mudança no sistema, ainda uma educação cidadã que ensina os preceitos da democracia, além do enfrentamento da corrupção, do paternalismo, a oligarquia, e o nepotismo.

A proposta defende um conjunto de valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com