TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fundamentos 2

Artigo: Atps Fundamentos 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP

CURSO: Serviço Social - 1º Bimestre/2013

DISCIPLINA: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II

TUTOR À DISTÂNCIA: Profa. Vilma Siqueira Sandim

PROFESSOR À DISTÂNCIA: Profa. Laura Márcia Santos Rosa

TUTOR PRESENCIAL: Profa. Kátia de Moura Andrade

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS

DO SERVIÇO SOCIAL II

NOME E RA: Lucilene Marques Pacheco – RA: 395608

Sillana Sheila Alves de Sousa – RA: 389096

Zenilda Alves de Souza do Nascimento – RA: 389122

Wellington Pereira Sena – RA: 364533

Sobradinho-DF, 18 de abril de 2013.

INTRODUÇÃO

Os textos a seguir são baseados em livros e artigos com conceitos sobre os fundamentos históricos do Serviço Social no Brasil, fazendo uma análise do período pós 1964, onde constatamos fatos, acontecimento e mudanças ocorridas na atividade do Serviço Social.

Podemos constatar que a reconceituação e a perspectiva modernizadora da profissão só pode ser atendia a partir da mudança no cenário sócio-político, através de encontros regionais realizados e dos autores que nos passaram esclarecimentos e entendimentos sobre os reais acontecimentos, tais como o deslocamento da perspectiva modernizadora do Serviço Social.

Nesse trabalho buscamos identificar na atividade Serviço Social as suas origens e marcas vinculadas a Igreja Católica e os movimentos dela decorrentes. Ressaltamos também os componentes básicos do movimento de reconceituação: a crítica do Serviço Social tradicional e o esforço de construção de uma teoria, a luz de um posicionamento ideológico.

1. MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

O Serviço Social do Brasil teve suas origens e marcas vinculadas a Igreja Católica e os movimentos delas decorrentes, adotando como instrumental de análise o enfoque Maxcista.

O Serviço Social reconceituado, se propõe atuar sobre as causas, atuar revolucionariamente sobre o sistema. Os primeiros passos para o movimento de reconceituação foram movidos pelos impactos das teorias e tentativas de prática desenvolvimentista, grande ênfase ao desenvolvimento de comunidade difundido amplamente pela ONU e OEA, através de assistência técnica a projetos, cursos, seminários e alcance de grandes projetos foram implantados com apoio de instituições públicas (SUDENE, SUDAM, DUDESUL) e por iniciativa da igreja católica.

No Brasil o encontro regional de Escolas de Serviço Social do Nordeste (1964) é considerado a primeira manifestação grupal de crítica ao Serviço Social tradicional e ensaio de reconceituação (docentes e profissionais posicionam os métodos de intervenção fase à realidade subdesenvolvida do nordeste).

A perspectiva modernizadora constitui a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil. Ela se desdobra nos eventos de Araxá (1967) e Teresópolis (1970).

Encontro de Araxá em MG reunindo 38 Assistentes Sociais docentes e não-docentes, tendo como objetivo repensar em maior profundidade a teoria básica do Serviço Social e sua metodologia. Sete encontros foram realizados pra discuti-lo, dando origem ao próximo encontro que foi o de Teresópolis (1970) sobre metodologia com repercussão em toda América Latina.

O desafio que ficou foi de discutir a construção do objeto do Serviço Social mediante um enfoque dialético que incorpore uma dupla perspectiva: a da ciência e a dos modos de produção das formações sócias e das conjunturas políticas.

A transição dos anos 60 para 70 foi uma forte crítica ao Serviço Social tradicional de prática empirista, paliativa e burocrática. A ruptura com a herança conservadora expressa como uma luta por alcançar novas bases de legitimação da ação profissional, e de colocar-se a serviço dos interesses dos usuários.

Autores identificam cinco enfoques diferentes nos movimentos de reconceituação: Científico, técnico-metodológico, ideológico-político, ciência do cotidiano e luta pela profissionalização.

O movimento surge como resultado da incidência, no Serviço Social acompanha a sociedade na irrefreável luta por seus direitos fundamentais inclusos o direito a liberdade. Ao serviço social tradicional se atribui um posicionamento fundamentalista por influencia americana.

O Código de Ética Profissional no Brasil o processo de reconceituação tem duas versões, uma vinculada diretamente com a classe trabalhadora e outra para os trabalhadores na defesa de seus direitos. O movimento de reconceituação envolveu reelaborações por um grande numero de profissionais na busca de fundamentos, de novos conhecimentos e teorias baseado em uma concepção de homem e de mundo e na formulação de novas metodologias que pudesse instrumentalizar uma ação coerente com um novo posicionamento.

A reconceituação foi marcada por análises críticas ao Serviço Social tradicional e ao sistema vigente que envolveu impasses, crises e ganhou vitalidade com questionamentos, contestações, reelaborações que delinearam diferentes fases, provocando rupturas e reclamando novas abordagens.

2. SEMINÁRIO DE ARAXA: A AFIRMAÇÃO DA PERSPECTIVA MODERNIZADORA

A repercussão desses documentos foi enorme. Os documentos produzidos em Araxá e Teresópolis são, apesar de apresentarem visões diferenciadas em alguns aspectos, demonstrações de uma forte tendência que vincula novas propostas para teorização e atuação dos assistentes sociais ao novo processo de desenvolvimento no qual o país se encontra.

Com base nos documentos de Araxá e Teresópolis, vários artigos e dissertações de mestrado foram redigidos, analisando e criticando as posições, idéias, métodos e até a história do Serviço Social.

O Documento de Araxá apresenta o Serviço Social como um “tipo-ideal, de como deve ser o Serviço Social; trata-se, portanto, de um modelo conceitual. Esse documento tinha como objetivo estudar a possibilidade de “teorização” do Serviço Social.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com