TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gerenciamento De Custos

Ensaios: Atps De Gerenciamento De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  4.073 Palavras (17 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 17

ETAPA 1

 Introdução

A contabilidade gerencial é um dos ramos mais importantes da contabilidade, pois é a utilização de técnicas e recursos da contabilidade de custos, para tentar solucionar problemas gerenciais na empresa, facilitando assim as decisões gerenciais da empresa.

Nesta etapa serão apresentados os Conceitos e Terminologia de Custos, Despesas, Gastos Diretos e Indiretos, Perdas, Desperdícios, Materiais Indiretos, Diretos, Fixos, Variáveis, Semivariáveis e Índice de Preço.

Será utilizada a contabilidade gerencial para analisar a real situação da empresa Fictícia Ltda. A análise será feita por meio de demonstrações contábeis, produção mensal, previsões de produção e critérios de rateio de custos por departamentos, o qual é estabelecido pela empresa.

 As diretrizes para implantação de um sistema de custo eficaz

Um sistema de controle de custos pode ser definido como o conjunto de técnicas e recursos aplicados por uma empresa ao acompanhamento dos seus gastos (custos ou despesas), compreendendo, portanto, desde a análise e a atribuição de custos a produtos e departamentos, ate procedimentos mais complexos de controle, como o sistema de custo-padrão e a técnica orçamentária. O complexo processo de implantação de um primeiro sistema de controle de custos ou de renovação de um sistema já existente requer a observância de algumas diretrizes básicas que são:

 Primeira diretriz: cada empresa desenvolvera o seu próprio sistema de controle e analise de custos.

 Segunda diretriz: por mais inteligente que seja nenhum sistema de controle e analise de custos poderá compensar a incompetência dos administradores da empresa.

 Terceira diretriz: entre dois sistemas de controle de eficiência equivalentes, o mais simples devera ser escolhido.

 Quarta diretriz: realismo nos prazos de implantação ou revisão de um sistema de controle e analise de custos.

 Quinta diretriz: cuidado com a impressão de que a reformulação de um sistema e analise de custo existente e mais simples do que criação e implantação de um primeiro sistema.

 Sexta diretriz: pessoas são decisivas para a eficiência dos sistemas.

 Sétima diretriz: sistemas impraticáveis são inúteis.

 Oitava diretriz: o futuro e muito importante no planejamento de um sistema de controle e analise de custos.

1. Sistema de controle e analise de custos deve atender os principais tópicos:

 Permitir medidas corretivas imediatas para deficiência apontadas, ajudando na eliminação dos desperdícios;

 Apontar onde e necessário realizar melhorias de processos e redução de custos;

 Ajudar na determinação do preço de venda e participar da projeção do custo de produtos e serviços que correspondam às expectativas dos clientes e possam ser oferecidos com lucro;

 Calcular e analisar os custos de produção;

 Comparar os resultados apurados com objetivos, propondo solução para os desvios encontrados;

 Apurar e analisar os resultados por área, produto, célula, unidade de negocio etc.;

 Atender a legislação societária e fiscal.

2. Avaliação periódica de um sistema de custos: Considerando as constantes mudanças, no âmbito da empresa e no mercado em que opera, os sistemas de custos, devem ser submetidos a avaliações periódicas aplicados a funções básicas a seguir:

I. Adequação do sistema;

II. Acumulação dos custos;

III. Analise de custos;

IV. Estimativa de custos;

V. Relatórios;

VI. Relacionamentos.

 Os conceitos básicos sobre os principais componentes do custo

Chamamos de gastos os valores monetários de todos os desembolsos e compromissos assumidos pela empresa no desempenho das suas operações de produção de bens e serviços, de apoio a essas operações, de venda ou pós-venda. Que são:

 Custos: gastos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços destinados, pela empresa, a comercialização.

 Despesas: os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio, de venda, de pós-venda e/ou de administração;

 Investimentos: gastos ativados com uma expectativa de beneficio futuro;

 Perda: representa um gasto involuntário, indesejado;

 Desperdício: representa um gasto que não agrega valor ao ponto de vista do cliente.

1. Gastos diretos e indiretos:

 Custos diretos de fabricação: são aqueles que podemos identificar como pertencendo a este ou aquele produto, pois há como mensurar quanto pertence a cada um, de forma objetiva e direta;

 Custos indiretos de fabricação: são também chamados custos gerais de fabricação, são aqueles ocorridos dentro do processo de produção, mas, que, para serem apropriados aos produtos, obrigam ao uso de rateios.

 Despesas diretas e indiretas: despesas são tradicionalmente consideradas como despesas indiretas; porem, nada impede que uma classificação mais elaborada do plano de contas permita aplicar o conceito de direta e indireta a alguma despesa, principalmente da área comercial (exemplo: ao classificar contabilmente uma despesa de propaganda, possuindo a empresa vários produtos, e sendo esta propaganda especifica de um determinado produto, ela seria classificada como direta). A classe das despesas indiretas estaria reservada para as despesas comerciais que cobrem vários produtos (exemplo: a propaganda institucional).

2. Gastos fixos, variáveis e semivariáveis:

 Custos variáveis: são custos que variam proporcionalmente á intensidade ou natureza da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com