TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gestão

Ensaios: Atps De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS DE GESTÃO Tabela da ETAPA 4.

APECTO PEDAGOGICO

No trabalho com os alunos

Responsáveis: A participação dos profissionais da educação, dos pais, dos alunos e da comunidade nas atividades da escola. Esta é uma das competências do gestor escolar: criar formas de participação nas decisões educacionais da escola e na promoção de ações que contribuam com a comunidade na qual a escola está inserida. Para tento, algumas ações estratégicas são fundamentais. Dentre elas, destacamos as seguintes:

Metas:

⦁ Ouvir e considerar as opiniões dos participantes;

⦁ Estar atento às solicitações da comunidade escolar;

⦁ Delegar responsabilidades às pessoas;

⦁ Valorizar a participação das pessoas;

Ações: Em face às ações estratégicas apresentadas, vale ressaltar a importância de refletir que toda a escola necessita de uma estrutura de organização interna. Sendo assim, cabe ao gestor escolar garantir que a gestão aconteça de forma participativa e compartilhada na sua organização.

No trabalho com os professores

Responsaveis:

A gestão coletiva acontece num ambiente democrático, em que parcerias são formadas num clima de colaboração, corresponsabilidade e solidariedade no espaço de formação humana que é a escola. A colaboração, a responsabilidade, o respeito e a solidariedade são conceitos essenciais para que o patrimônio imaterial da comunidade escolar seja preservado. A participação efetiva dos alunos, dos pais e da comunidade nas decisões da escola, por meio da sua gestão, legitima a a administração escolar considerando a dimensão sociopolítica.

Ações:

A competência pedagógica do gestor escolar, já como foi dito, é a essência de toda a ação desenvolvida na escola e garante a articulação com conhecimento relacionado ao saber escolar.

O gestor escolar, em sua função pedagógica, também participa do planejamento e da organização do projeto curricular. È uma das suas competências acompanhar e monitorar todos os projetos e ações que constituem atividades de aprendizagem da escola.

Metas:

Cabe ao gestor escolar buscar a participação dos diversos segmentos que compõe a escola (profissionais da educação, alunos, pais e comunidade), desde o planejamento, na organização e execução do projeto político pedagógico, pois ele é um instrumento de organização do coletivo e de como é o funcionamento da escola. É a sua identidade o elemento norteador de todas as atividades que serão desenvolvidas.

Quando a escola consegue, no coletivo, construir e realizar seu projeto Político Pedagógico exercita a democracia e a autonomia política e pedagógica, propiciando uma educação de qualidade.

Aspecto Administrativo :

No trabalho com a secretária e com os operários:

Responsaveis:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com