TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gestão

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 2

Entrevista com dois lideres de duas organizações da região de Jundiaí.

Empresa: Eplas Espaçadores

Francisco de Lima Giácomo

www.eplas.com.br

A) O que ele entende por Gestão do Conhecimento e como a aplica no dia-a-dia da organização em que atua?

O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir todo o conhecimento presente na organização.

B) Relatar, se possível, cinco condições que favorecem a Criação do Conhecimento na empresa.

1- Intenção Organizacional

Relacionada à estratégia corporativa. A empresa deve elevar o comprometimento dos funcionários, deve “querer” e “bancar” as condições que favoreçam o novo conhecimento.

A Intenção Organizacional deve dar um sentido coletivo que promova maior comprometimento dos funcionários com a empresa.

2- Autonomia

Relacionada à liberdade de criação e ação dos funcionários. Ao permitir que os funcionários atuem de forma autônoma, aumentam as possibilidades de motivação dos indivíduos, o compartilhamento de informações e a criação de novos conhecimentos.

3- Flutuação e Caos Criativo

Criar um processo contínuo de questionamento favorecendo assim o pensamento novo e a criação do conhecimento organizacional.

Duvidar de “verdades indiscutíveis”, mergulhar na ambiguidade e procurar “ordem a partir do ruído”.

4- Redundância

O objetivo da Redundância é facilitar a criação do conceito. Informações intencionalmente “em excesso” facilitam a expressão de imagens baseadas no conhecimento tácito.

Na esfera da organização, a Redundância permite que os indivíduos invadam o limite funcional de outros, pois ela amplia os canais de comunicação.

5- Variedade

A condição Variedade está ligada à necessidade de, flexibilizar a rigidez da estrutura das organizações. Todos na organização precisam ter assegurado o acesso rápido à ampla variedade de informações necessárias percorrendo o mínimo de passos.

C) Quais são as barreiras do Conhecimento?

1. Ambiguidade causal. Nesse caso, não sabemos com total segurança o que está gerando um desempenho excepcional e como essas forças iriam interagir entre si em outra unidade.

2. Conhecimento não comprovado. Ao tentar transferir uma prática recentemente desenvolvida, não se confia que esse conhecimento seja eficaz em uma nova situação.

Características da fonte

3. Falta de credibilidade. Membros de unidades de alto desempenho não são reconhecidas ou percebidas como confiáveis por outros membros da organização.

Características dos receptores

4. Falta de capacidade de absorção. As pessoas não reconhecem o valor do novo conhecimento. Mais ainda, elas carecem das habilidades, da linguagem e da experiência necessárias.

5. Falta de capacidade de retenção. As pessoas não utilizam suficientemente o conhecimento transferido a ponto de incorporá-lo no modo de fazer seu trabalho.

Características culturais

6. "Aridez". A empresa não dispõe de sistemas e estruturas para capacitar as pessoas a reconhecer e agarrar oportunidades de alavancar o conhecimento existente.

7. Ausência de relacionamentos "íntimos" entre fontes e receptores. Pessoas de diferentes unidades não têm um histórico positivo de comunicação e colaboração.

D) No momento da entrevista faça o levantamento, descreva e desenha o Ambiente “BA” das organizações.

A Eplas Espaçadores recorre a agentes internos, através de grupos que são espécies de divisões transcendentes. O grupo é responsável por criar o clima necessário para que os conhecimentos dispersos se concentrem e se cristalizem em novos produtos e negócios. A estratégia deste grupo passa por intensificar a velocidade e a agilidade, mudar a forma de pensar eliminando algumas das fronteiras mentais dos indivíduos e conseguir uma entrada oportuna em mercados emergentes.

Empresa McLane do Brasil.

Rodrigo Tadeu Cunighan

www.mclane.com.br

A) O que ele entende por Gestão do Conhecimento e como a aplica no dia-a-dia da organização em que atua?

A investigação na área da gestão do conhecimento está ligada a várias disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia.

A principal preocupação dos investigadores na área da gestão do conhecimento reside na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processo de localização, extração, partilha e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação.

De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.

A Gestão do conhecimento possui ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a informação possa ser utilizada, para importantes ações e tomadas de decisões.

B) Relatar, se possível, cinco condições que favoreçam a Criação do Conhecimento na empresa.

Intenção organizacional

Autonomia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com