TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Mateiras

Ensaios: Atps De Mateiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Aço - o material mais reciclável do mundo

Aço é 100% e indefinidamente reciclável, sem qualquer perda de qualidade. Quando reaproveitado, pode ser 100% reciclado. A taxa de reciclagem é o percentual dos materiais que perderam sua função que são reaproveitados e reutilizados. Essa taxa é muito elevada no caso do aço, mas varia de produto para produto. No setor da construção civil, por exemplo, ela atinge níveis particularmente elevados: 98% para vigas, 65-70% para armação de concreto armado.

O aço reciclado representa 40% dos recursos ferrosos da indústria do aço no mundo. A ArcelorMittal é o maior reciclador mundial de sucata: 1,2 toneladas de aço são recicladas a cada segundo!

O Ciclo de Reciclagem

A reciclagem do aço é um processo sustentável: o ciclo de reciclagem é assegurado pelo valor econômico intrínseco do aço.

A lata de aço é a melhor embalagem inventada pelo homem. Dispensa conservantes no envasamento de alimentos e acondiciona bebidas, tintas, produtos químicos e aerossóis. De personalidade marcante, valoriza roupas e acessórios de vestuário, relógios, charutos, CD, perfumes  e uma infinidade de outros artigos de consumo que não dispensam elegância.

A reciclagem do aço é tão antiga quanto a própria história da utilização do metal. A lata que você joga no lixo pode voltar infinitas vezes à sua casa, em forma de tesoura, maçaneta, arame, automóvel ou uma nova lata. O aço se funde à temperatura de 1.300 graus centígrados e assume um novo formato sem perder nenhuma de suas características: dureza, resistência e versatilidade. Ele é infinitamente reciclado.

A caneca d'água ou o vaso de plantas feito de lata produzem a mesma economia de material, energia e coleta de lixo que a reciclagem, mas não exigem nemhum processo industrial. A ferrugem (oxidação) que vai consumindo a lata posta em contato com a natureza é o que faz do aço o único material de embalagem degradável num prazo médio de 3 anos.

Reutilizar a lata de aço é outra forma de economizar energia, matéria-prima e tratamento do lixo. Na década de 60, era comum transformar latinhas de cervejas em portas-lápis. Nos anos 90, sofisticadas latas usadas para embalar perfumes, biscoitos ou peças de vestuário viraram porta-jóias ou famosos porta-tudo que sempre aparecem nas revistas de decoração. As propriedades magnéticas do aço facilitam a separação e o manuseio do material.

­

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com