TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Matematica Aplicada

Artigos Científicos: Atps De Matematica Aplicada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP- ADMINISTRAÇÃO

MATEMÁTICA APLICADA

PROFESSORA: JEANNE DOBGENSKI

SANTO ÂNGELO

2014

INTRODUÇÃO

Na realização do trabalho estaremos estudando sobre matemática aplicada na administração, dentro do sistema de uma empresa (escola). Esta pesquisa mostrará muitas práticas na área da administração que podem ser representados por funções matemáticas.

A matemática aplicada, refere-se aprogramação da empresa,facilitando o controle e o planejamento produtivo, para assim serem realizadas tarefas para alcançar resultados satisfatórios.

O principal objetivo deste trabalho é fornecer a base necessária para a boa compreensão dos números, cálculos e formulas da matemática aplicada. Também favorecer a aprendizagem e promover a aplicação teoria-pratica para a solução de problemas relativos a profissão futura.

Para tanto, entender e compreender a matemática aplicada é essencial na vida profissional, ou seja, do administrador. Para as competências e habilidades nessa área, é muito importante a organização empresarial e solução de problemas práticos da empresa e na vida pessoal também.

ESTUDO DE CASO

Esta pesquisa tratará de situações reais do dia a dia de uma empresa, considerando o histórico escolar contábil, a escola “reforço Escolar” procurou a orientação de seus profissionais para que viesse ampliar seus negócios.

Há alguns anos no mercado, a escola “Reforço Escolar”, precisou contratar mais professores. Aproveitando o bom momento, a diretora da escola convenceu o proprietário que não bastava expandir o numero de alunos atendidos, mas era necessário adequar o quadro de professores (os antigos e os novos contratados) as novas exigências do campo educacional, fornecendo aos alunos e aos pais que procuravam a Instituição não somente o “reforço escolar”, mas um acompanhamento cotidiano, que permitisse todos os componentes da comunidade escolar a entrada e permanência no mundo dos saberes científicos, a discussão dos pontos de vista, a manipulação de ferramentas de ultima geração como os computadores e mídias educacionais.

Precisava-se contratar mais professores, sendo dois de língua portuguesa e espanhola e um de matemática;adequar o quadro de professoresás novas exigências do campo educacional;Fornecer aos alunos e pais um acompanhamento cotidiano; Permitir a entrada e permanência no mundo dos saberes científicos; Discutir os pontos de vista; Permitir a manipulação de ferramentas de ultima geração; Convence r o dono da escola sobre o mercado que conquistaria e também fazer um levantamento sobre o custo das despesas para o programa de reorganização da escola.

Os problemas apresentados no texto abordam os seguintes conteúdos:

Trata-se de função do primeiro grau, pois esse conteúdo matemático é usado na representação cotidiana de situações que envolvam valores constantes e variáveis, sempre colocando um valor em função do outro. Ex: a definição do valor a ser cobrado para fazer as modificações na escola.

Função do segundo grau

São aplicadas no dia a dia, principalmente em situações relacionadas a física, envolvendo movimentos variados. Ex: a demolição e a reconstrução no prédio da escola.

Elaboração de gráficos

As representações gráficas permitem uma melhor forma de visualizar acontecimentos e grandezas físicas de uma maneira fácil e rápida. Ex: os engenheiros que vão fazer modificações no prédio escolar.

Verificação de máximos e mínimos

São usados pelos administradores para verificar se os estoques estão sendo bem utilizados, se estão sendo bem manuseados e controlados.Ex: a quantidade de materiais que vão ser usados pelos pedreiros na reforma e posteriormente vai permitir o controle de estoque de materiais na escola “Reforço Escolar”.

Função exponencial: são funções que crescem e descressem. São utilizadas na representação de situações em que a taxa da variação é considerada muito grande, sua variável é representada por x.

Função do 1º grau: são expressões de y=ax+b, sendo a e b números reais. O gráfico é sempre uma reta, sendo crescente A maior> que zero, descresente. A< menor que zero ou constante A igual a 0, possui no máximo uma raiz.

Função racional: são expressões de y=f(x)g(x)diferente de 0. O gráfico é sempre uma hipérbole .

Receitas individuais são (q= quantidade de alunos matriculados).

R1=200q

R2=200q

R3=150q

R4=130q

Custo médio= 200+200+150+130/4=170

Vejamos a seguir gráfico mostrando a média dos alunos nos diferentes turnos:

Variação media, tendo duas variáveis, sendo uma independente e outra dependente, calcula-se as variações em um determinado período.

Delta média= delta y=yf-yj

Deltay=xf-yj

Variação instantânea nessa variação não é necessário considerar a média de uam taxa de variação, mais sim uma taxa de variação instantânea, ou seja, a rapidez que y=f(x) varia em uma dado ponto x1.

Delta média= delta R= Rf-Rj=200 x210-200x180=42.000-36.00=6000=200

DELTAQ= qf-qj 210-180 30 30

Variação instantânea:

R(q)=200xq

R(q)=200

R`(201)=200

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com