TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Matemática Aplicada

Artigo: Atps De Matemática Aplicada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CARLA MARIANA COSTA - 7599652662

FRANCISCO ELIFÁBIO BATALHA - 418400

GABRIEL DOS REIS FILHO - 1299951741

PATRÍCIA DAYANY DO MONTE FERNANDES - 426961

TALYTA SANTIAGO DE SOUSA PINHEIRO - 7755666422

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DE MATEMÁTICA APLICADA

MOSSORÓ/RN

2014

CARLA MARIANA COSTA - 7599652662

FRANCISCO ELIFÁBIO BATALHA – 418400

GABRIEL DOS REIS FILHO - 1299951741

PATRÍCIA DAYANY DO MONTE FERNANDES - 426961

TALYTA SANTIAGO DE SOUSA PINHEIRO - 7755666422

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DE MATEMÁTICA APLICADA

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Matemática Aplicada, como parte da avaliação ao 3º período do curso de Administração.

Orientador: Prof.ª. Jeanne Dobgenski (tutora à distância).

Prof.ª. Ramony da Silva Carlos (tutora presencial).

MOSSORÓ/RN

2014

SUMÁRIO Páginas

1. INTRODUÇÃO 4

2. ETAPA 1 5

3. ETAPA 2 6

4. ETAPA 3 9

5. ETAPA 4 15

6. CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

1. INTRODUÇÃO

A Matemática está presente em nossas vidas em tudo que fazemos se prestarmos atenção o simples ato de preparar um bolo nos mostra inúmeras fórmulas matemáticas e cálculos.

Nessa atividade vamos abordar todo o conteúdo visto em sala que abordam os princípios e conceitos matemáticos desde Função de 1° á Função Exponencial, que são bastante utilizados em empresas e até mesmo no dia-a-dia, onde com os gráficos podemos identificar lucros e/ou prejuízos em nossa saúde financeira.

2. ETAPA 1

Atividade 1 - Escreva a função Receita para cada turno de aulas (manhã, tarde, noite e final de semana). Depois, calcule o valor médio das mensalidades e escreva outra função Receita para o valor obtido como média.

Atividade 2 - Escreva a função Custo da escola que dependerá de escrever a função Salário dos professores. Utilize variáveis diferentes para representar o número de alunos e o número de grupos de 20 alunos que poderão ser formados.

Atividade 3 - Obtenha a função lucro e o valor informado pelo gerente no cadastro da escola.

Atividade 4 - Obtenha a função que determina o valor das prestações do financiamento do custo dos computadores e elabore tabela e gráfico para: 2, 5, 10, 20 e 24 prestações. A verba necessária para o treinamento dos professores poderá ser obtida por meio da utilização da modalidade “Capital de Giro”, a uma taxa especial de 0,5% ao mês (já que deve atender a necessidade de capital da empresa), com vencimento em um ano da data da assinatura do contrato.

Atividade 5 - Obtenha a função que determina o valor total para pagamento do capital de giro.

Atividade 6 - Conselhos do contador – O que o grupo diária ao dono da escola?

Para resolver as situações e os problemas acima citados serão realizadas: Função de 1º Grau, Função Racional e Função Exponencial, além de análise e elaboração de gráficos e juros compostos.

3. ETAPA 2

CONCEITOS TEORICOS DAS FUNÇÕES

FUNÇÃO DE 1° GRAU:

Chama-se Função Polinomial do 1° Grau ou Função Afim onde se expressa por f(x)= ax + b onde a é o coeficiente anular e b o coeficiente linear. Seu gráfico é representado por um plano cartesiano de linha reta não paralela nos eixos.

Exemplo de Função de 1° Grau: f(x) = 5x – 3, onde a = 5 e b = -3

Sabemos que o crescimento ou decrescimento de uma função depende do sinal de a, onde a > 0 é uma função crescente e a < 0 é decrescente. Lembramos também que a Função de 1° Grau é representada por uma fixa e uma variável.

FUNÇÃO EXPONENCIAL:

Esse tipo de Função possui essa relação de dependência e sua principal característica é que a parte variável representada por x se encontra no expoente.

Assim: y = 2 x

A Função Exponencial é utilizada em situações em que a taxa de variação é considerada grande. Temos como exemplo: Casos de rendimentos financeiros capitalizados por juros composto, crescimento da população dentre outros. As tabelas e os gráficos são representações ilustrativas de dados que visam possibilitar a interpretação dispensando consulta de texto

FUNÇÃO RECEITA:

Considerando que o numero de alunos matriculados no período matutino. Sendo que o custo desse período seja de 200,00, a função receita será de:

Função Receita Manhã:

R=T.Q

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com