TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Meteorologia

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Meteorologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  2.250 Visualizações

Página 1 de 3

E 7.5 – Um químico precisava adicionar 650 g de ciclopentanoperhidrofenantreno a uma certa mistura. Por não dispor de um conjunto completo de massas-padrão, a medição da massa da substância foi efetuada por meio de uma balança de prato que atingiu equilíbrio nas seguintes condições: (a) no prato esquerdo estavam duas massa-padrão de (201,0 ± 0,3)g e (500,2 ± 0,6)g e (b) no prato direito encontrava-se, além do ciclopentanoperhidrofenantreno, uma massa-padrão de (49,9 ± 0,1)g . O que pode ser dito acerca da massa de ciclopentanoperhidrofenantreno assim obtida? Considere os valores dessa massas como estatisticamente independentes e despreze as demais fontes de incerteza da balança.

E 7.6 – Para calcular o consumo médio na estrada de um automóvel, um engenheiro que trabalha para uma revista automotiva procedeu da seguinte forma: após encher o tanque do automóvel, a indicação do odômetro foi anotada e uma viagem de 798,6 km foi efetuada. Num determinado trecho da viagem, o veículo foi reabastecido com (40,0 ±0,2) l de combustível e, durante o trajeto, o veículo foi novamente abastecido até completar o tanque, quando foram consumidos (22,8 ± 0,1) l adicionais. Sabendo que a incerteza ( expandida) do odômetro é de 0,5% do valor indicado, o que se pode afirmar sobre o consumo médio desse automóvel? Para obter uma medida do consumo médio com menor incerteza, o que é necessário reduzir: a incerteza da medição da distância ou do volume de combustível?

E 7.7 - Para determinar a altura de uma árvore, um sábio do século VI ensinou a seus discípulos um método em que aplicava trigonometria. A distância entre o tronco da árvore e o ponto de observação foi determinada como (15,2 ± 0,2)m. O ângulo que o ponto mais alto da árvore formava com a horizontal, medido junto ao solo, foi de (48,6 ±0,8)º . O que pode ser dito acerca da altura dessa árvore? O que deve ser feito para reduzir a incerteza da medição da sua altura: melhorar a incerteza da medição da distância até a árvore ou do ângulo?

E 7.8 – Para determinar a energia cinética ( Ec = ½ m V² ) de um veículo em um teste de impacto, dois sensores foram dispostos nos últimos 10 m da pista antes da colisão. Com as informações adicionais seguintes, responda: (a) Qual o resultado da medição da energia cinética desse veículo? (b) O que deve ser feito para reduzir a incerteza associada à energia cinética?

- massa do veículo: (1,53 ± 0,08) t

- distância entre sensores consecutivos : (10,00 ± 0,03) m

- intervalo de tempo transcorrido entre a passagem pelos dois sensores: (2,635 ± 0,002) s

E 7.9 – Como padrão de calibração de manômetros pretende-se utilizar o manômetro de coluna de líquido ilustrado na figura. Determine: (a) a expressão para o valor da pressão em Pa em função da diferença de altura “h” medida em mm. (b) a expressão que estima a incerteza da pressão medida em Pa em função da diferença de altura “h”.

Seja/ onde P = d . g. h

g

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com