TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Pequenas E Grande Empresas

Trabalho Escolar: Atps De Pequenas E Grande Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  3.405 Palavras (14 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Este material foi elaborado com a finalidade de servir como instrumento de referência para o acompanhamento das aulas e orientação de estudo. O material apresentado refere-se a uma avaliação das metas futuras dos acadêmicos e as perspectiva que podem beneficiá-los ao longo do curso.

O vasto conhecimento sobre as funções, o papel, os objetivos, as áreas de decisões na administração financeira é de fundamental importância na gestão das empresas.

É preciso conhecer o mundo das finanças, para isso se faz necessário aprofundar o conhecimento através da pesquisa, para facilitar o entendimento sobre o assunto afim de que o administrador financeiro faça as melhores decisões nas empresas.

ETAPA 1

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.

A administração financeira possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, passando o oxigênio ou vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização. Administração financeira cuida de planejamento, analise de investimentos, política de crescimento, financiamento, contabilidade.

O fluxo de caixa é uma das ferramentas da Administração Financeira também aplicada às atividades de financiamento das organizações, pois é através dela que são visualizadas as necessidades de empréstimos de curto-prazo para suprir os seus desencaixes, ou seja, quando as obrigações de pagamentos da empresa estão vencendo e os recebimentos estão programados para datas futuras. As atividades de financiamento compreendem a aquisição de crédito para aplicação no ativo imobilizado (instalações, máquinas, equipamentos), para as atividades operacionais (compras, folha de pagamento, por exemplo) e para pesquisa e desenvolvimento, tanto de produtos, quanto de processos e até mesmo de pessoas, como treinamentos para a sua equipe de profissionais. As operações de financiamento podem ser realizadas com a captação de empréstimos bancários, emissão de ações e/ou debêntures, integralização de capital.

Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para aperfeiçoar resultados.

Passo 2 (Equipe)

Elaborar uma tabela, com os três diferentes tipos de sociedades, detalhando as características de cada uma, bem como, as vantagens e desvantagens da escolha de cada uma delas.

SOCIEDADES CARACTERISTICA VANTAGENS DESVANTAGENS

Sociedade Individual É a forma mais antiga de organizações empresarial, pertence apenas uma pessoa. É a facilidade de seu processo de constituição, que não requer a aprovação de nenhum órgão regulador. É que o proprietário responsável por toda a dívida da firma.

Sociedade por cotas É uma forma de organização na qual dois ou mais indivíduos são proprietário. A responsabilidade de cada um se restringe ao percentual e ao valor de sua participação na sociedade, não incorrendo riscos junto aos seus bens pessoais. Dispõem de poucos meios para a obtenção de capital e para a expansão de suas operações.

Sociedade anônima ou por ações É uma entidade empresarial intangível criada por lei (freqüentemente designada à pessoa jurídica). Os proprietários têm responsabilidade limitada, o que lhes garante não perder mais do que investem. As responsabilidades dos proprietários não excedem o valor do seu investimento.

RELATÓRIO

A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA (FINANÇAS)

É a arte e a ciência de administrar fundos, praticamente todos os indivíduos e organizações obtém receitas ou levantam fundos gastam ou investem. Finanças ocupam-se do processo de instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.

As principais áreas de finanças podem ser visualizadas por meio de uma revisão das oportunidades de carreira nesse campo. Essas oportunidades podem, para facilitar, ser dividida em duas amplas partes: serviços financeiros e administração financeira.

O campo de finanças está estreitamente relacionado ao da economia. O administrador financeiro deve ser capaz também de utilizar as teorias econômicas como diretrizes para realizar operações comerciais com eficiência. O princípio econômico básico usado em administração financeira é a análise marginal.

Relacionamento financeiro com a contabilidade. Essas funções estão estreitamente relacionadas e em geral se sobrepõem: de fato a administração financeira e a contabilidade nem sempre se distinguem facilmente. Em pequenas empresas geralmente o controle assume a função financeira e em grandes empresas muitos contadores estão intimamente ligados a várias atividades financeiras.

A Administração Financeira tem como objetivo maximizar o valor de mercado do capital existente e maximizar a riqueza dos proprietários da empresa.

FORMAS BÁSICAS DE ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

As Formas Básicas de Organização das empresas são a firma individual, a sociedade de pessoas e a sociedade anônima.

Embora existam mais individuais que outras formas de organizações de empresas, a sociedade anônima é predominante em termos de receitas e lucros.

Firma Individual: É uma empresa de propriedade de uma única pessoa que opera visando a seu próprio lucro cerca de 75% das empresas são firmas individuais, tipicamente pequenas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com