TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Pesquisa

Casos: Atps De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.410 Palavras (10 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 10

POLO DE RIOVERDE – GO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Acadêmicase RA

Regiane Vieira Costa Leite RA 334885

LucieneRosa dos Santos RA 390648

Silvaní Martins Da Silva RA 390681

Tanabi Terezinha Fedrigo RA 378576

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Tutora à distância: Edilene Xavier Rocha Garcia

Tutora Presencial- Seila Rosa da Silva

RIO VERDE-Go Setembro de 2014

Pesquisa em Serviço Social

Metodologia Científica é um grupo de abordagens técnicas e processos utilizados pela ciência para resolver e formular problemas de aquisição objetiva, do conhecimento de maneira sistemática. Pesquisadores das mais diversas áreas a utilizam para se obter conhecimento acerca de um determinado tema, abrangendo diversos tipos de pesquisa, como a documental, bibliográfica, experimental e pesquisa em campo, entre outras, a qual é definida de acordo com o tipo de pesquisa que se pretende realizar.

As atividades de pesquisa, essencialmente, procuram responder as questões propostas em indagações, dúvidas ou onde não haja conhecimento de um determinado fato. Envolve investigação desenvolvida, planejada e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada pela ciência e é voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.

Sua classificação se dá de acordo com a área da natureza da pesquisa, da ciência, os seus objetivos, seus procedimentos e forma de abordagem e apresentam as seguintes modalidades: Teórica, Exploratória, Aplicada, Pesquisa de campo, Bibliográfica e Experimental.

Existem diversos tipos de pesquisas, as quais podem ser definidas de acordo com a forma de abordagem, podendo ser quantitativa ou qualitativa.

As pesquisas são de extrema importância para o campo do serviço social, tanto quanto para outros campos de função do profissional de Serviço Social para a área de Ciências Humanas e Sociais.

O profissional de Serviço Social deve ter como objetivo primordial de sua atuação profissional a contribuição para a construção de uma ordem política, social e econômica menos desigual que a atual. Através do reconhecimento dos determinantes estruturais e das dificuldades da realidade social, dos limites e das possibilidades do seu trabalho, deve atuar contra os problemas das injustiças, que afetam os desamparados socialmente.

Entre as principais conquistas devem estar à ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras, a defesa do aprofundamento da democracia, a colocação em favor da igualdade ejustiça social, o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, a garantia da diversidade, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, o compromisso com o constante aprimoramento intelectual, a opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem etnia e gênero, dominação/exploração de classe, a articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos mesmos princípios que o assistente social tem por base na sua atuação e com a luta geral dos trabalhadores.

A relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do Serviço Social.

A pesquisa, enquanto expansão formativa para o Serviço Social tem uma grande importância e relevância para o desenvolvimento de um profissional qualificado a atender as necessidades postas no seu cotidiano. A profissão de Serviço Social desenvolveu em sua origem uma postura assistencial, voltado para atender as demandas imediatas da população menos assistida pelo poder público, postura tal, embasada no conservadorismo, ainda presente nas atitudes profissionais.

Sendo assim, o assistente social na sua atuação profissional, precisa afiar a linguagem, os conceitos teóricos, e a pesquisa como pratica diária de trabalho, pois somente relacionando a teoria a pratica é que teremos profissionais capacitados a atuar com eficácia em seu ambiente de trabalho.

A principal contribuição da pesquisa para o Serviço Social é o de propiciar a construção de tipologias de diagnósticos e tratamento mediante a conversão do conhecimento das Ciências Sociais em princípios para o exercício da pratica profissional, proporcionando uma “apurada descrição e interpretação do mundo social”, não se limitandoapenas ao controle.

Num primeiro momento, o fato de se fazer pesquisa tem como principal objetivo produzir conhecimento, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para a população, porém, não basta pesquisar e trazer este conhecimento sem que ele traga destaque para a sociedade.

A prática da pesquisa em Serviço Social é enviesada por diversas transformações ocorridas na organização e sistematização do conhecimento e suas expressões em cada contexto histórico. Inicialmente, a aproximação do Serviço social com a pesquisa se deu de maneira superficial, pois consistia apenas em coleta de dados acerca das condições de vida e os a conduta dos usuários. Entretanto, “coletar dados” não significa estritamente “investigar”. Neste sentido, a pesquisa tem tido grande importância para a formação profissional, especificamente, a partir da década de 80 (intenção de ruptura), quando a profissão se coloca como objeto de estudo e, consequentemente, há uma intensificação em compreender a realidade social e as demandas que estavam postas. Com isso, o serviço social procurou se envolver com a elaboração teórica, passando a pesquisa na integra a dimensão prática da profissão passando ser um elemento essencial na formação (teórico- metodológico) profissional. Desde então, a pesquisa no Serviço Social vem se consolidando e sendo cada vez mais utilizadas no âmbito das políticas sociais, investigação sobre a profissão, no ambiente da graduação e pós-graduação, nos espaços sócio-ocupacionais, entre outras.

Neste processo consolidam-se:

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com