TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Produção

Casos: Atps De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  1.239 Visualizações

Página 1 de 6

Administração da Produção e Operações

DESAFIO

A empresa ‘Sabor dos Deuses Alimentos Ltda.’ está fazendo um estudo para aumentar sua produção de suplementos alimentares. Os gestores desta empresa sabem que para fazer tal implementação, estes devem possuir uma rede de suprimentos capaz de suprir as necessidades de um mercado em pleno aquecimento, pois segundo o levantamento da equipe de marketing da empresa, existe uma expectativa de consumo de 2,5 kg por indivíduo e para tanto neste primeiro momento é necessária uma produção mensal de 25 toneladas.

Você e sua equipe são os responsáveis por realizar esse estudo e por definirem se é viável o não o aumento da produção.

Objetivo do Desafio

Elaboração de um relatório que contenha a escolha da melhor (1) localização da unidade fabril, (2) o modelo produtivo adequado para o cenário exposto, (3) fluxograma do projeto de fabricação, (4) cálculo da produção e (5) quantidade de turnos que serão necessários para que possa atender a demanda presumida.

1) Melhor localização:

Campinas é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, localizando-se a noroeste da capital do estado SP, distante cerca de 96 km. Ocupa uma área de 795,697 km², sendo que 238,3230 km² estão em perímetro urbano e os 557,334 km² restantes constituem a zona rural. Em 2011 sua população foi estimada pelo IBGE em1 088 611 habitantes, sendo que em 2010 era o terceiro mais populoso de São Paulo (ficando atrás somente de Guarulhos e da capital) e o 14º de todo o país

Décima cidade mais rica do Brasil, hoje é responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro. Tem também diversos atrativos turísticos, com valor histórico, cultural ou científico, como museus, parques e teatros. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, fundada em 1974, é considerada como uma das principais cidades do país.

O desenvolvimento econômico em Campinas apresenta constante crescimento. Com a implantação de projetos a médio e longo prazo como o Trem de Alta Velocidade e a ampliação de Viracopos, chegará ao município mais investidores atraídos pela facilidade de acesso e pela localização estratégia da cidade, já considerada uma das principais do país.

Atualmente, Campinas possui um milhão de habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do estado de São Paulo, atrás apenas de Guarulhos e da capital. Com um aeroporto internacional, o Viracopos, é também o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento do país e a décima cidade mais rica do Brasil, responsável por 10% de toda a produção científica nacional.

2) Modelo produtivo mais adequado:

3) Fluxograma do projeto de fabricação:

4) Cálculo da Produção:

Definição dos gestores da fábrica:

100 funcionários

15 kg de suplemento por dia (ou 2,44 kg / hora) Cada funcionário produz

150 kg por dia a capacidade real da fábrica

9 horas de trabalho (horas efetivas de trabalho = 6, 15 horas)

22 dias de trabalho por mês

100 x 15 x 22 = 33 ton / mês

Consumo (venda) de 25 ton

Estoque de 8 ton por mês para períodos de alta sazonalidade (verão) – época onde os indivíduos se exercitam mais e consomem mais suplemento alimentares. Pois o mercado está em pleno aquecimento, definimos um estoque mínimo para possíveis altos indicadores de absenteísmo e aumento do consumo de maneira inesperada.

5) Quantidade de turnos:

Definimos 1 turno de trabalho para os dois primeiros anos como forma experimental do negócio, e evitarmos insalubridade por trabalhos noturnos e possíveis horas extras.

Geralmente empresas que trabalha com turnos, costumam ter horas extras.

1 turno de trabalho de 1 dia integral (10 horas corridas, 9 horas de trabalho e 1 hora de almoço)

Capacidade teórica dos equipamentos: 22 kg / dia (9 horas/dia)

2,44 kg / hora

1 funcionário por máquina

Horas paradas para manutenção preventiva, corretiva, setup, descontaminação, aquecimento no início do trabalho e absenteísmo: 2,85 horas paradas / dia / máquina

ETAPA 1

_ Aula-tema: Localização de Empresa. Produto.

Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos, que estão relacionados à busca de uma localização ótima da empresa e as estratégias competitivas voltadas ao produto.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Pesquisar no livro texto e no link indicado abaixo, os conceitos relacionados aos temas localização de empresa industrial, cenário de localização, fatores que influenciam na localização, o produto, projeto do produto, o conceito de ciclo de vida de produto, estratégias para o desenvolvimento de novos produtos e documentação do produto.

SOUZA, Leonardo Aparecido. MUNIZ, André Luiz Pires. Os Fatores Determinantes da

Localização das Indústrias. Artigo Publicado na Revista CEPPG – Nº 23. 2010. p. 161 a

175. Disponível em:

<http://www.portalcatalao.com/painel_clientes/cesuc/painel/arquivos/upload/te

mp/b54a68655425329b796698be783183f0.pdf>. e compartilhado em:

<https://drive.google.com/file/d/0B6096PCkhflYUnNlYm1xa25sTDA/edit?usp=sharing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com