TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De técnicas De Negociação

Trabalho Escolar: Atps De técnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

POLO DE APOIO – GOIANINHA /RN (23048)

Professor: Me. Maurício Dias

Tutora EAD: Ingrid Barbosa

ATPS – ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

RELÁTORIO SOBREO FILME “AMOR SEM ESCALAS”, DA ÉTICA PROFISSIONAL

Componentes:

GOIANINHA-RN, MAIO/2013

Etapa 1

ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Introdução:

A ética de forma geral é definida como o modo de ser, agir e pensar do ser humano retrata a moralidade do ser humano em prol de uma convivência mais harmônica, mais justa e livre e que as decisões tomadas sejam de bom-censo sem ferir o outro ou a coletividade, trata o comportamento humano pelo seu valor moral na busca de uma vida mais harmoniosa em sociedade, o comportamento ético está vinculado ao ato de fazer o bem na busca da felicidade, da justiça e da liberdade.

A ética profissional e empresarial está voltada mais para os profissionais, associações, empresas e organizações de um modo geral, hoje em dia a ética é essencial para interação no meio social e na regulamentação das relações profissionais e empresariais, atualmente a conduta ética dentro das organizações é regida por códigos normativos que é essencial para efetividade profissional e organizacional.

No contexto profissional, a ética é relevante por estar sempre presente nas menores atitudes e fica claro que em todas as profissões existe uma forma certa, legal e justa, de decidir, de conduzir e de fazer uma específica tarefa em uma determinada atividade profissional. Assim, a ética auxilia no desenvolvimento do bem estar individual e coletivo por meios regidos pela virtude nos atos funcionais e administrativos dentro de uma empresa, no segmento liberal ou no segmento autônomo, em favor da harmonia social.

E para certa atividade, existe o código de ética profissional, um instrumento regulador que apresenta normas de conduta para o cumprimento de determinada profissão. Sendo de interesse geral dos inseridos naquela classe, na tentativa de levar o profissional ao cumprimento do exercício de uma virtude obrigatória, com existência de órgãos fiscalizadores e controladores do respeito ao referido código na execução das atividades pertinentes a profissão.

Etapa 2 A Ética profissional no filme “ Amor sem Escalas”.

Identifiquei alguns pontos relevantes de falta de ética profissional, são eles os seguintes:

• Ser frios ao demitir.

• Falta de sentimento para com o outro.

• O descompromisso com o profissional.

• O ator principal se ausenta de um auditório no meio de uma palestra sem haver terminado a mesma.

• Usar de Crítica ao demitir.

Uma cena observada no filme foi a demissão de uma funcionária de uma das empresas na qual ela disse que iria se suicidar por estar sem trabalho, e Ryan não se comoveu com esta situação dizendo que ela não faria isso, quando na verdade o sentimento sentido era verdadeiro e ela se suicidou.

Não sendo este caso resolvido, pois na verdade não teve solução, podendo ter sido remanejada para outro setor, e não ter sido demitida sem justa causa.

Etapa 2.1

Sinopse do Filme:

O filme Amor sem Escalas, retrata a vida de um executivo que tem a missão de demitir pessoas pelo país, o que faz com muita intensidade já que o serviço vive a cerca da crise econômica que afeta agressivamente os EUA. Ryan (George Clooney) exerce sua função com bastante habilidade e é considerado pela empresa um dos melhores funcionários. Ele consegue manter-se alheio a realidade das pessoas que demite e os transtornos que um momento tão delicado como esse podem gerar são completamente indiferentes a ele, e por mais frio que possa parecer, devemos admitir que realmente desempenha com maior destreza sua tarefa.

O personagem de Ryan, exímio vendedor, demonstra extrema competência interpessoal e inteligência emocional. Todos os aspectos negativos atrelados ao processo não o afetam em nada, ele não absorve nenhuma carga emocional, as ofensas e ameaças parecem não ser direcionadas a ele, além disso, sabe agir de acordo com cada individuo, tento um raciocínio muito rápido e uma percepção incrível sobre como conduzir a situação de forma a amenizar o conflito, e muitas vezes, consegue dar nova perspectiva a vida de algumas pessoas que demite. Sua vida é controlada pela total falta de compromissos e o desprendimento em relação às interações humanas, mas tudo isso muda quando uma jovem executiva tenta implementar um novo sistema na empresa e Ryan vê seu estilo de vida ser ameaçado.

Podemos perceber no filme o impacto que as mudanças organizacionais têm na vida dos funcionários, como até pessoas competentes e com prestígio dentro da empresa tem dificuldade em lidar com essa situação. Na realidade atual, devido a um ambiente de alta instabilidade econômica, o surgimento de novas tecnologias e a satisfação do cliente se tornar cada vez mais difícil de se atingir, as organizações veem a necessidade de sempre estar acompanhando as oscilações mercadológicas, mudando continuamente a fim de criar um diferencial competitivo procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço e minimizar seus custos operacionais.

Em Amor sem Escalas esse cenário é bem retratado quando propõem a utilização de vídeo conferência para fazer as demissões e assim, diminuir estrondosamente os custos de viagens da empresa. A idéia é muito bem aceita pela diretoria, pois vem nela a maximização dos lucros, já o personagem principal é extremamente contra e relutante a novidade, muito por questões pessoais, já que vai de encontro ao estilo de vida que tem como perfeito, e da interferência em seu projeto de vida de juntar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com