TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De ética

Pesquisas Acadêmicas: Atps De ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Ética nos cidadãos criou se para um cenário que justifica a criação de códigos éticos para a conduta social profissional e empresarial em prol de uma convivência entre si mais humana.

Gerou se um estudo sobre ética, pois, havia muitos problemas fundamental moral, então veio a idéia de criar clausulas de ética para poder criar se a ética, o homem foi especificamente pesquisado para o discurso moral e político como forma de se enquadrar socialmente, pois com a criação da ética o homem teria o dever às bases a obrigação, essência do bem e do mal, o valor da consciência moral, e razões para a justiça e a harmonia das condutas.

A palavra ética no grego tem seu significado “modo de ser” que veio para dar responsabilidade ao comportamento humano. Ética também tem seu objetivo de elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais moral. A preocupação da ética é criar reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia sobre os meios de alcançá-las. Segundo Aristóteles a ética nos sentido amplo da palavra leva o ser humano à felicidade, pois a partir daí que foram se criadas as leis do convívio social entre seres humanos, com isso a ética vem para moderar, e produzir o afastamento do excedente e vem para amparar a conduta virtuosa, pois a virtude é uma qualidade positiva do individuo que age para o lado do bem.

A ética é de extrema importância no meio empresarial e profissional, pois, sua função é que o mercado tenha uma visão mais positiva da sua missão com o público, com os negócios e com a sociedade, como por exemplo: dando ênfase do comprometimento com o futuro da coletividade e do bem comum para desenvolvimento e sustentabilidade tanto da instituição quanto de sua relação com o meio inserido, porém vemos que nesse momento estamos vivendo uma crise de valores de ética sendo banalizado tanto o meio humano, político, profissional e empresarial, precisamos que toda a sociedade se conscientize do beneficio da ética.

Sendo assim podemos pensar num mundo melhor, fundamentado no respeito dos valores culturais, morais, cívicos e humanos, onde não cresça o oportunismo. Por isso os cidadãos não podem nunca acreditar que só os dissimulados que vencem que o sucesso está vinculado por meio ilícito, que ser honesto é reprovável por transcender ingenuidade, se cada um de nós mudarmos nossos pensamentos, atos e atitudes optando pela consciência ética.

De forma ampla a Ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual. O exercício da profissão de Administrador implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, empregador, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis. O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade.

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

De acordo com o filme, pudemos observar que houve muitas falhas com relação a ética profissional.

Uma delas pode ressaltar aqui: Demissão via Web Cam, relação amorosa com uma colega de trabalho, tendo em vista que a mesma é casada, entre outras situações.

Vivemos em tempo em que as pessoas vivem mais em seu trabalho do que com a própria família. Mas isso não quer dizer que devemos deixar nossa vida social para se aprofundar ao nosso ritmo de trabalho. Podemos e devemos unir as duas coisas, porém, não deixando uma atrapalhar a outra.

Foi encontrada a ética profissional no filme através de Ryan, que é uma pessoa extremamente profissional, que incorpora sua função de uma maneira muito eficiente. E sabemos que hoje na administração precisamos de pessoas assim, que vistam a camisa de sua empresa, que desempenha sua função da melhor maneira possível, que tenha ética acima de tudo, que respeite seu próximo assim como Ryan respeita os funcionários que ali são demitidos.

Situações que envolvam questões de Ética Profissional:

* Ryan não aceitou o procedimento de demissão “frio” via Web Cam. Ele acredita que o funcionário precisa de um feedback olho no olho.

* Natali uma pessoa integrada que chegou com uma novidade, que não agradou muito. No momento da demissão de um funcionário, Natali quer dar uma motivação ao funcionário, dizendo que ele estava passando por um momento de transição positiva.

* Natali observou que o método utilizado por Ryan é o mais adequado a ser utilizado. Por se tratar de Ética Profissional, onde a pessoa designada a demitir se mostrou uma pessoa educada, amiga, atenciosa e companheira. Mesmo não trazendo uma boa notícia.

* Com as demissões pela Web Cam, como as pessoas não tinham a oportunidade de se levantar, de argumentar, com isso elas acabavam indo embora frustradas, se sentindo derrotadas. Porém com o método de Ryan, ele acabava tornando uma chata situação, num momento de aprendizado, e colocava esperança no coração das pessoas ali demitidas.

* Ryan abusa de seu profissionalismo, por achar que isso está acima de tudo e de todos. Sendo assim, nem mesmo uma fila de hotel ele enfrentava, ele simplesmente passava na frente de todos, causando um tremendo desconforto deselegante e nada ético.

2.1. SINOPSE DO FILME

Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria e sempre acha que está com a razão. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho.

Ele consegue manter-se alheio a realidade das pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com