TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Didarica

Exames: Atps Didarica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  3.059 Palavras (13 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 13

Plano de aula: O Multissensorial

Público alvo: Educação Infantil- creche- pré II

Perfil da turma: Turma composta por 24 crianças com idade entre quatro e cinco anos, de perfil participativo, curioso e colaborador. Possuem nível socioeconômico baixo, residem todos no mesmo bairro e a maioria convivem em família de pais divorciados, o que ocasiona o fato de alguns viverem sob a responsabilidade de seus avós. Os pais destes alunos em sua grande maioria não participam do desenvolvimento escolar de seus filhos, comparecendo raramente em reuniões trimestrais. O bairro não conta com tratamento de esgoto, porém possuem coleta de lixo e iluminação pública; estes alunos não tem acesso a materiais pedagógicos em suas residências e contam com recursos da televisão, celulares e uns poucos com computador e internet.

Tempo de duração: Quatro semanas

Tema da aula: Os sentidos (Sistema sensorial)

Justificativa: O estímulo sensorial desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, pois é de 0 a 6 anos, que a criança aprende e apresenta maior curiosidade e interesse em aprender. E sendo o multissensorial o método mais adequado a esta faixa etária, aplicaremos em nosso plano de aula.

Objetivos da aula: Promover experiências significativas de aprendizagem por meio de sensações que o corpo proporciona através das emoções e do exercício de atividades que estimule os sentidos e efetive a possibilidade de desenvolvimento integral da criança.

Conteúdos previstos: Estímulos dos sistemas através de figuras, aromas, brincadeiras e sons.

Procedimentos de ensino e método: Os alunos serão agrupados e desafiados a atingir o objetivo das atividades propostas pela professora.

Recursos de Ensino: Visual, Áudio e Áudio - Visual.

Recursos materiais: garrafa pet, lata, balde, linha desenhada no chão, bola, venda para os olhos, amarelinha, escorregador, corda, ervas aromáticas, álcool em gel, cd’s, televisão, desenho em lousa, lixa, algodão, quebra cabeça, gangorra e brincadeiras diversas.

Avaliação: As crianças conseguiram desempenhar com êxito as atividades propostas, tendo dificuldades em algumas ações, sendo perceptível o melhor desempenho daqueles que estão na unidade escolar desde os primeiros anos de vida, já os que têm apenas meses no convívio escolar mostraram dificuldade maior, porém após várias práticas das atividades era perceptível a facilidade das mesmas. Notamos que nas atividades em que se propunha diferir noções e espaço os meninos sobressaíram-se, porém nas atividades em que se pedia equilíbrio as meninas alcançaram maior êxito.

O Multissensorialismo

"A educação escolar, durante os primeiros anos, gira em torno da educação dos sentidos, que estará na base de toda descoberta, de toda aprendizagem". (Tereza Lleixà Arribas, 2002).

Baseado nesta afirmação, escolhemos trabalhar o multissensorial com as crianças de faixa etária entre quatro e cinco anos de idade.

Uma turma de pré II, composta por vinte e quatro alunos, que estão começando uma jornada de alfabetização. Alguns estão desde os primeiros anos de vida nesta unidade escolar, sendo estes que apresentam uma desenvoltura maior na diferenciação de cores, números, e letras do alfabeto, sabendo ler e escrever palavras curtas e o próprio nome.

Por ser uma sala de quantidade reduzida, apresentam-se calmos, atentos e muito curiosos. Nutrem uma expectativa de aprenderem coisas novas, seja uma música, brincadeira ou atividade proposta pela professora com bastante entusiasmo. Gostam muito de dançar, cantar e brincar no parque.

Foi observado que a maneira mais ágil e produtiva de trabalhar com esta idade é em casos específicos, o individual, sendo de maior proveito colocá-los em quarteto e podendo com eficácia ensinar no coletivo, atitude esta que os deixam fascinados, pois gostam de ajudar uns aos outros. Os alunos podem ser estimulados ao ensino através do acesso às informações dadas por revistas, jornais, livros, rádio e o meio televisivo.

Os estímulos sensoriais são: visual, gustativo, auditivo, tátil, proprioceptível e vestibular.

Sistema Visual:

Reconhecer o tamanho e a posição de objetos;

Perceber a posição de um objeto em relação a outro;

Acompanhar com o olhar símbolos ou objetos;

Lembrar e reproduzir uma sequência de cores, formas, letras ou números na ordem correta;

Organizar objetos ou figuras em uma ordem lógica;

Distinguir uma figura em especial dentro de um fundo repleto de informações.

Para este estímulo foram desenvolvidas atividades com o quadro 'A feira' de Tarsila do Amaral, onde deveriam encontrar as figuras apontadas. Televisão, quebra-cabeça, mesa posta com variados objetos onde um era tirado e a criança deveria apontar o objeto faltante. Desenho na lousa para que descobrissem qual figura era e jogo da memória.

Sistema Gustativo:

Identificar e discriminar sabores;

Para este estímulo foram desenvolvidas as seguintes atividades: experimento de sal, açúcar, limão e jiló, onde após sentir o paladar, teriam que distinguir qual era o sabor, de olhos vendados. Foi organizado um piquenique e uma aula em que a professora junto com os alunos, fizeram brigadeiros.

Sistema Auditivo:

Perceber as qualidades do som;

Localizar no espaço a origem do som;

Diferenciar sons;

Ouvir e repetir uma sequência de sons na ordem correta;

Perceber e reproduzir uma sequência de sons e silêncio.

Atividades desenvolvidas para este estímulo: Fizemos a brincadeira do telefone sem fio; também foi realizada uma dinâmica onde era reproduzido o som de vários objetos como garrafa pet, lata, balde, copo descartável para a criança depois com os olhos vendados, tentar acertar de onde vinha o som. Usou-se também cd's, músicas com sequencia e imitação de sons.

Sistema tátil:

Identificar e discriminar a qualidade dos objetos;

Perceber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com