TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Didática

Exames: Atps Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 2

PASSO 1

Ler o Capitulo 2- Didática e psicologia do PLT 316 (HAYDT, 2006, pp 29-54), fazendo grifos e anotações pessoais sobre os conceitos, definições de construtivismo, segundo Piaget, Vygotsky e Wallon, e também sobre as etapas de desenvolvimento mental dos indivíduos segundo Piaget.

PASSO 2

Registrar os conceitos e definições dos termos a seguir, pautando-se nos estudos efetivados no passo1.

PIAGET

Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça. Piaget foi um menino prodígio. Interessou-se por História Natural ainda em sua infância. Aos 11 anos de idade, publicou seu primeiro trabalho sobre sua observação de um pardal albino. Esse breve estudo é considerado o início de sua brilhante carreira científica.

Quando se formou, Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental. Lá ele frequentou aulas lecionadas por Jung e trabalhou como psiquiatra em uma clínica. Essas experiências influenciaram-no em seu trabalho. Ele passou a combinar a psicologia experimental - que é um estudo formal e sistemático - com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.

Piaget desenvolveu diversos campos de estudos científicos: a psicologia do desenvolvimento, a teoria cognitiva e o que veio a ser chamado de epistemologia genética.

Em seu trabalho, Piaget identifica os quatro estágios de evolução mental de uma criança. Cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio. Esses quatro estágios são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

OPERATÓRIO FORMAL

No estágio operatório formal - desenvolvido entre os 12 e 15 anos de idade - a criança começa a raciocinar lógica e sistematicamente. Esse estágio é definido pela habilidade de engajar-se no raciocínio abstrato. As deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos.

No estágio das operações formais, desenvolvido a partir dos 12 anos de idade, a criança inicia sua transição para o modo adulto de pensar, sendo capaz de pensar sobre ideias abstratas.

Em seus estudos sobre crianças, Jean Piaget descobriu que elas não raciocinam como os adultos. Esta descoberta levou Piaget a recomendar aos adultos que adotassem uma abordagem educacional diferente ao lidar com crianças. Ele modificou a teoria pedagógica tradicional que, até então, afirmava que a mente de uma criança é vazia, esperando ser preenchida por conhecimento. Na visão de Piaget, as crianças são as próprias construtoras ativas do conhecimento, constantemente criando e testando suas teorias sobre o mundo. Ele forneceu uma percepção sobre as crianças que serve como base de muitas linhas educacionais atuais. De fato, suas contribuições para as áreas da Psicologia e Pedagogia são imensuráveis.

VYGOTSKY

Vygotsky nasceu no mesmo ano que Piaget, em 1896, mas viveu muitíssimo menos que este último, pois morreu de tuberculose em 1934, antes de completar 38 anos. Ele sabia que iria morrer desde os 22 anos, pois naquela época a tuberculose era uma doença fatal. Então eu vejo a produção dele é apressado, de quem sabia que tinha tempo para pôr as coisas no papel. Além desta “pressa” o estilo dos seus textos está associado a outro fator importante Vygotsky era uma pessoa jovem escrevendo, em um momento de muita efervescência intelectual e política, no fogo da Revolução Soviética, Estava muito empenhado no projeto de construção do homem novo, da sociedade nova, de uma nova psicologia.

Vygotsky morreu em 1934, e sua obra permaneceu desconhecida no Ocidente até os anos 60, principalmente por razões políticas. Teve dois artigos publicados em periódicos americanos nos anos 30, e apenas em 1962 saiu nos Estados Unidos o livro Pensamento e linguagem, edição a partir da qual foram feitas outras – inclusive a brasileira, mas que na verdade é uma compilação que corresponde a apenas um terço da obra. Essa compilação apresenta o conteúdo básico da obra, com eliminação de referências muito explícitas ao marxismo e de supostas redundâncias do texto. Este é um problema interessante para a compreensão da obra de Vygotsky, porque até recentemente não se tinha acesso aos textos completos.

DESENVOLVIMENTO REAL

É determinado por aquilo que a criança é capaz de fazer sozinha porque já tem um conhecimento consolidado. Domina-se a adição, por exemplo, esse é um nível de desenvolvimento real.

ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

É a distância entre o desenvolvimento real e o potencial, que está próximo, mas ainda não foi atingido.

O MEDIADOR

É quem ajuda a criança concretizar um desenvolvimento que ela ainda não atinge sozinha. Na escola, o professor e os colegas mais experientes são os principais mediadores.

DESENVOLVIMENTO POTENCIAL

É determinado por aquilo que a criança ainda não domina, mas é capaz de realizar com auxílio de alguém mais experiente. Por exemplo, uma multiplicação simples, quando ela já sabe somar.

Dois anos após sua morte, o Comitê Central do Partido Comunista baixou um decreto proibindo todos os testes psicológicos na União Soviética e todas as revistas de Psicologia deixaram de ser publicadas durante 20 anos. Um grande movimento de experimentação e fermentação intelectual chegava ao fim.

WALLON

Henri Wallon nasceu na França, em 1879. Viveu em Paris até sua morte, em 1962. Aos 23 anos, formou-se em Filosofia e, aos 29 anos, em Medicina. Na Primeira Guerra Mundial, atuou como médico do exército francês, até então, devido ao seu trabalho com crianças deficientes, havia desenvolvido posições neurológicas que foram revistas, após o contato com ex-combatentes que apresentavam lesões cerebrais.

Até 1931, atuou como médico em instituições psiquiátricas, onde se dedicou as crianças com deficiências neurológicas e distúrbios de comportamento. Esse seu trabalho leva-o a um interesse cada vez maior pela psicologia da criança, tendo sido o responsável, no período de 1920 a 1937, por conferências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com