TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Eletrica

Exames: Atps Eletrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS

ETAPA 1 E 2

ETAPA 1

Indutância, Reatância e Circuitos Indutivos

Vídeo: Mago da Física – Freio Eletromagnético (Leis de Faraday e Lenz)

A experiência é medir o tempo de queda do metal cilíndrico normal e o metal cilíndrico ímã dentro do tubo de acrílico e comparar o tempo de queda com metal cilíndrico normal e o metal cilindrico (imã) dentro do tubo de cobre.

Quando lançado o metal cilíndrico dentro do tubo de acrílico o mesmo passa pelo tubo rápidamente sem nenhum impedimento, e também quando o metal cilíndrico imã é colocado no tubo de acrílico, tem o tempo de queda igual ao metal cilíndrico normal.

No outro teste é colocado o metal cilíndrico normal dentro do tubo de cobre e o seu tempo de queda é o mesmo para com o tubo de acrílico, porém quando o metal cilíndrico (imã) é colocado dentro do tubo e cobre ele demora muito tempo até passar por todo o corpo do tubo de cobre .

Quando o metal cilíndrico é lançado no interior do tubo de cobre, um campo magnético passa no interior do tubo de cobre e cada anel do tubo de cobre se comporta como uma espira de uma bobina ou indutor e ao imã...

Lei de Lenz O sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Havendo aumento, a corrente criada gerará um campo magnético oposto ao sentido do fluxo magnético da fonte.

Quando um ímã é movimentado nas imediações de uma espira condutora a Lei de Faraday prediz a ocorrência de uma força eletromotriz induzida na espira. A força eletromotriz induzida é conseqüência da variação do fluxo magnético produzido pelo magneto que se aproxima ou se afasta da espira. A existência de uma força eletromotriz sobre um...

VALORES DE INDUTORES COMERCIAIS

1.0H 1.1H 1.2H 1.3H

1.5H 1.6H 1.8H 2.0H

2.2H 2.4H 2.7H 3.0H

3.3H 3.6H 3.9H 4.3H

4.7H 5.1H 5.6H 6.2H

6.8H 7.5H 8.2H 9.1H

Para obter os demais valores basta multiplicar por: 10-3, 10-6.

ETAPA2

Capacitância, Reatância Capacitiva e Circuitos Capacitivos.

RESISTORES E CAPACITORES UTILIZANDO LÁPIS, PAPEL E PLÁSTICO.

A construção dos capacitores e resistores consiste em depositar grafite em ambos os lados de uma lâmina de material dielétrico (folha sulfite), utilizando estes desenhos de grafite como placas de um capacitor.

Também podemos depositar o grafite em duas placas distintas do mesmo dielétrico, sobrepondo-as depois, de forma que as faces que contém o grafite não se toquem.

A dois fragmentos de material isolante (papel e plástico) com grafite depositado.

Em uma das faces. Prendemos com fita colante dois pedaços de condutor isolado, um em cada face pintada com grafite, de cada um dos fragmentos de material isolante (papel e plástico).

Quando realizamos a sobreposição destes dois fragmentos, com suas faces não pintadas uma de encontro a outra, temos um capacitor que pode ter sua capacitância medida com o auxílio de um multímetro com escala para capacímetro.

Por tanto, basta tocar as ponteiras de medição em cada face pintada, ou conectar os fios condutores ao capacímetro, para que se possa medir a capacitância do capacitor.

Material usado para construção e medição do capacitor:

-1 folha de sulfite

-2 fios

-Lápis HB

-Fita adesiva

-Multimetro digital

Foi realizado 2 experimentos utilizando a folha de sulfite pintando dos dois lados da folha ou seja ficando duas faces pintadas da folha e o próprio papel servindo como dielétrico, 5x5 cm e 10x10cm.

O primeiro capacitor foi pintado em uma área de 5x5 cm , e em seguida foram fixados os condutores com fita adesiva.

Em seguida medimos utilizando o capacimetro digital, na escala de 20nF e obtivemos uma leitura de 2,11 nF para a área de 5x5cm. Veja foto abaixo.

O segundo capacitor foi pintado uma área de 10x10 cm , e em seguida foram fixados os condutores com fita adesiva.

Em seguida medimos utilizando o capacimetro digital na escala de 20nF e obtivemos uma leitura de 2,90 nF para a área de 10x10cm. Veja foto abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com