TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Eletricidade Aplicada

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 6

Pesquisar em sites e livros, sobre as diferenças entre corrente alternada e corrente contínua e quais são os geradores que podem dar esta funcionalidade à corrente elétrica.

Corrente elétrica é o nome convencionado para o deslocamento em um determinado sentido e direção, de partículas elétricamente carregadas que estão fora de equilíbrio eletrostático.

        Existem dois tipos de corrente elétrica a corrente alternada e a corrente contínua. O que determina o tipo de corrente é o sentido que a carga percorre.

        A corrente alternada é o tipo de corrente gerada em usinas por dinamos e motores, percorre grandes distâncias sem haver grandes perdas de energia até chegaras residências. Essa corrente tem por característica não ter polarização definida,  pois seus polos assumem as duas condições recebendo então o nome de fases, sendo este o motivo de sua alternância, segue abaixo a ilustração de como se comporta a corrente alternada.

[pic 1][pic 2]

Figura 1.1 – Comportamento de Corrente Alternada.

        Já a corrente contínua tem por característica ter seus polos (positivo e negativo) definidos, portanto as cargas elétricas também o possuem, partindo, por convenção, do pólo positivo para o negativo. Esta corrente é encotrada em pilhas e baterias, normalmente são utilizadas em baixas tenções e não são transmitidas por grandes distâncias por haver grandes perdas de energia pelo caminho. Segue abaixo a ilustração do comportamento da corrente contínua:

[pic 3][pic 4]

        O que diferencia esses dois tipos de corrente é exatamente o sentido que as cargas elétricas percorrem em um determinado condutor.

Montar um quadro explicativo sobre a frequência da operação das diversas correntes contínuas entre vários países do mundo.

Países com [60 Hz]

Países com [50 Hz]

Equador

Argentina

Peru

Bolívia

Venezuela

Chile

Colombia

Paraguai

Listar as vantagens e desvantagens em utilizar as transmissões elétricas em corrente alternada.

Vantagens da corrente alternada:

  • A possibilidade de ter sua voltagem alterada por transformadoresconforme a necessidade de quem a utiliza;
  • A facilidade em a transformar em corrente contínua;
  • A pouca perda de energia no percurso de grandes distancias;
  • Custo de trabsmição mais baixo que na corrente continua.

Desvantagens da Corrente Alternada

  • Quando há uma mudança de direção na corrente é gerado um campo eletromagnético no sentindo contrário, aumentando a resistência no condutor havendo uma perda de energia;
  • Agressão ao meio ambiente na sua produção.
  • Risco constante de explosão.

Detalhar sobre os motores de corrente contínua, mostrando seus elementos constituintes e suas funcionalidades

Elementos constituintes

  • Rotor: Conhecido também como armadura, é a parte girante, montada sobre o eixo da máquina. O rotor contém um núcleo de ferro, que torna-se fortemente magnetizado, quando a corrente fluí pela bobina, o mesmo é o responsável por fazer com que cada contato receba a corrente.

  • Estator: Parte estática da máquina, montada em volta do rotor, de forma que o mesmo possa girar internamente. Também é constituído de material ferromagnético, envolto em um enrolamento de baixa potência chamado de enrolamento de campo que tem a função apenas de produzir um campo magnético fixo para interagir com o campo da armadura.
  • Comutador: Responsável por realizar a inversão adequada do sentido das correntes que circulam no enrolamento de armadura, constituído de um anel de material condutor, segmentado por um material isolante de forma a fechar o circuito entre cada uma das bobinas do enrolamento de armadura e as escovas no momento adequado.
  • Escovas: São peças de grafite responsáveis por conduzir a energia para o circuito do rotor.

Como funcionam os motores de corrente continua

Os motores de corrente contínua (CC) ou também chamados de motores DC (Direct Current), são dispositivos que operam aproveitando as forças de atração e repulsão geradas por eletroímãs e imãs permanentes, então, se a corrente elétrica passar por duas bobinas próximas, poderá fazer com que surja forças de atração ou repulsão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (279.1 Kb)   docx (227.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com