TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Emprendedorismo

Artigo: Atps Emprendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  3.158 Palavras (13 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Essa atividade está sendo realizada, com o objetivo de verificar oportunidades de negócios no mercado empresarial do Brasil, atentando para o cenário atual da economia de acordo com a visão e aprendizado de novos empreendedores. Observamos que é importante procurar sempre novos objetivos, traçando metas que superam nossa capacidade, para que o talento empreendedor apareça e cresça na vida e na carreira de cada. Portanto percebemos que para criar e manter uma empresa no mercado, os esforços exigidos são superiores do que muitos pensam.

Etapa 1 – Oportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil

Existe uma difusão do conceito de empreendedorismo no Brasil, no passar dos anos, com maior intensificação no final da década de 1990. O desafio é quebrar paradigmas, pois nossa cultura empresarial, foi sempre voltada para o lucro, sem uma visão mais tática e técnica do crescimento das empresas. Por isso vemos muitas empresas tradicionais serem adquiridas, por grandes multinacionais, que atuam com uma visão diferente, abrangendo uma grande fatia do mercado, em diversos ramos. Esse fator contribui, para o crescimento do desemprego no país e obriga os funcionários desempregados a investirem na economia informal, mesmo sem ter muita experiência na atividade que estão realizando. No Brasil a criação das pequenas empresas, tem sido uma grande interrogação para os economistas e governantes, pois existe uma alta taxa de mortalidade das empresas e nos últimos anos existem várias tentativas de estabilizar a economia, como estamos vendo nos últimos dias a constante queda nos juros, que tem sido imposta pelo governo, no intuito de estimular o crédito e aquecer a economia. Porémum termo importante as vezes fica esquecido, no meio de tantas notícias e assuntos que vemos diariamente, que é a capacitação e qualificação da mão-de-obra. Quando falamos desse assunto, podemos observar muitas empresas se instalando no Brasil, porém trazendo profissionais de fora, devido à falta de qualificação de nossos profissionais, que acabam ficando desempregados e investindo como pequenos empreendedores.

Podemos entender que uma situação, está ligada a outra, pois os profissionais que decidem serem empreendedores esbarram na falta de crédito, altas taxas para empréstimos, excesso de impostos e a concorrência que existe no mercado, optando pela economia informal, sem muitos recursos, pois não consegue nem a abertura e legalização de sua atividade perante o governo. Entendemos que nos últimos 15 anos, aconteceram mudanças no cenário, pois a visão e tendência da época era que o profissional recém-formado, optaria por um emprego estável em uma grande empresa, para se manter e consolidar sua carreira até sua aposentadoria. Porém com a globalização e todas as mudanças no cenário econômico global, essa visão mudou e atualmente temos muitos jovens milionários, pois optaram em serem empreendedores, logo que se formaram, ou ainda sem se formar. O Brasil demora um pouco mais para se adaptar a realidade, pois nos Estados Unidos, os empreendedores movimentam a economia.

Etapa2 – Criação de uma empresa.

Empresa criada:Victory Eletrônicos

:

Qual o mercado ela atende?

A empresa criada atuará no mercado eletrônico, produzindo diversos itens como placas de circuito, aparelhos de GPS e telefonia celular.

Qual o retorno econômico que ela proporcionará?

Através da abertura desta empresa, a região será beneficiada, com a geração de 2000 empregos diretos e indiretose também com a movimentação do mercado na região. Será investido também na capacitação de mão-de-obra, com treinamentos.

c) Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?

Aumentará a concorrência no ramo, fortalecendo o mercado e a indústria eletrônica na região com atuação forte no atendimento ao mercado das lojas e empresas da região. Assim podemos fabricar e vender os produtos na mesma região, fortalecendo o mercado e gerando investimento em logística.

d) Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?

Será feito um trabalho em algumas etapas sendo: atuação de pesquisas do mercado e mão-de-obra na região, feito pela equipe de marketing; instalação e cotação do empreendimento, realizado pela área financeira; negociação da área e do projeto, que será feita pelos cinco executivos donos do projeto, que após as aprovações necessárias, colocarão o projeto em prática, iniciando com aquisição de terreno, construção dos prédios e introdução do negócio na região. Em paralelo a equipe de vendas, junto com engenharia e compras estará desenvolvendo os produtos e datas de produção, começando a atividade em salas alugadas, para desenvolvimento dos projetos e reuniões com os clientes.

e) Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?

O empreendedor será o executivo chefe do projeto, atuando em todas as áreas estabelecendo planos, metas e prazos a serem cumpridos, por todas as partes envolvidas e competentes dentro de projeto. Entendemos que o resultado do projeto, estará totalmente ligado ao desempenho e comprometimento dos empreendedores.

Ramo de negócio e região onde será instalada

A empresa Victory Eletrônicos, atuará na área de eletrônicos, pois após reunião dos empreendedores, foi tomada a decisão de atuar neste ramo, devido às oportunidades de mercado que ele oferece e também as tendências que foram observadas para os próximos anos no mercado, em relação à modernização do país e dos eventos que estarão acontecendo aqui, trazendo pessoas do mundo inteiro, impulsionando o nosso crescimento em diversas áreas do mercado. Portanto estaremos buscando clientes, que aceitem nossos processos, para montagem de equipamentos e itens do mercado eletrônico, para atender a satisfação e os níveis de qualidade exigidos.

A empresa será instalada na região de Sorocaba, pois tem uma série de vantagens que estaremos mostrando abaixo:

- Isenção de IPTU, fornecida pela prefeitura, durante os 10 primeiros anos da empresa instalada no município;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com