TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatitica

Artigos Científicos: Atps Estatitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.733 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução à Estatística

É a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. Ela nos fornece dados para a análise das informações para que possamos nos precaver de situações adversas. Assim trazendo um melhor feedback e identificar problemas e atuando na melhoria continua dos processos.

Muitos dos conhecimentos, que temos hoje foram descobertos desde a antiguidade, eles foram descobertos por acaso, ou desenvolvidos através das necessidades práticas, sem nenhum método.

Todo acréscimo de conhecimento que foi implantado atualmente, resultou de observação e estudo, desenvolveram processos científicos que são métodos que facilitam e padronizam os estudos, através do método experimental e do método estatístico.

O método experimental mantém todos os fatores (causas) constantes, menos um, e este varia de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso eles existam.

O método estatístico, pela impossibilidade de manter as causas constantes, admite todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, o que influencia cada uma delas. Como padrão esse método acorre com fases que devem ser seguidas para que não ocorram erros, é feito através da coleta dos dados de forma direta ou indireta; depois pela crítica dos dado s(crítica a fim de procurar possíveis erros nos dados); a apuração dos dados (processamento dos dados obtidos); a exposição ou apresentação dos dados (apresentação através de tabelas ou gráficos) e a análise dos dados (conclusão sobre o todo) .

A coleta, organização e a descrição dos dados são caracterizados como Estatística Descritiva, já a análise a e interpretação dos dados são características da Estatística Indutiva ou Inferencial.

A Estatística vem com o intuito de realizar uma analise e avaliar, soluções necessárias a uma empresa, buscando sempre a melhor qualidade de dados. Assim vem sendo usada como uma ferramenta fundamental em todas as ciências, que a cada dia essa ferramenta é aperfeiçoada e muito utilizada nos processos.

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense

Uma indústria de fundição que produz blocos para veículos automotores, localizada no Norte Catarinense, fornecedora de indústrias automotivas mundial, atuante em um mercado altamente competitivo onde a qualidade é essencial e um diferencial importante, Aplicando-se conceitos de controle estatístico de processo (CEP), em produtos tidos como estratégicos pela empresa, é possível identificar diretrizes que levem a uma maior qualidade, tornando-se mais competitiva no mercado.

A proposta foi da melhoria da produção da empresa em todos os seus produtos, para que todos atinjam a qualidade de nível de produção e seu principal produto. Para que ela possa tornar mais competitiva no mercado que é muito competitivo e com muitas empresas de qualidade podendo assim agregar seus clientes.

A empresa utilizou métodos estatísticos para melhorar a produção, a qualidade e procurar particularidades e características dos processos podendo assim estudar oportunidades e melhorias através da aplicação de controle estatístico de processo.

Os resultados obtidos pelos diversos gráficos de controle, junto com a estimativa do índice de capacidade, atendeu satisfatoriamente as expectativas dos autores, verificou-se que a empresa trabalha com um processo estável, recomendou-se a possibilidade de implementação de um controle estatístico no processo de recomposição dos componentes químicos responsáveis pela liga do ferro fundido.

Conceito e aplicação da Estatística

Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o planejamento, a análise e a disseminação das informações, seu objetivo é fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento.

A estatística é uma ciência recente na área da pesquisa, mas ela vem desde a antiguidade e era utilizada na contagem populacional, informações sobre riquezas e poderio militar dos povos, Na idade média governantes na Europa Ocidental começaram a armazenar informações como batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVIII as nações, com aspirações mercantilistas, os governantes perceberam a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

Atualmente os dados estatísticos, são coletados, classificados e armazenados em sistemas de informação acessíveis a sociedade, a expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas, vem sendo acompanhada pelo desenvolvimento de novas técnicas de análise de dados estatísticos.

Um exemplo da aplicação da estatística em nosso dia-a-dia são as muitas informações, que veem de pesquisas e estudos estatísticos e são divulgadas pelos meios de comunicação, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

A Estatística é uma ferramenta multidisciplinar, seus métodos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos, no aprimoramento de processos de gerenciamento na área governamental e na iniciativa privada, etc.

Na área médica fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doenças. Na área tecnológica suscitou problemas relacionados a posição de uma astronave.

As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter informações em seus processos de trabalho sobre conjuntura econômica e social. A estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar sua performance identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria continua de seus processos.

No mercado de trabalho, há diversidade de atuação da Estatística na área das ciências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com