TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatística

Pesquisas Acadêmicas: Atps Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  3.473 Palavras (14 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ESTATÍSTICA

CAMPO GRANDE

SETEMBO/2012

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ESTATÍSTICA

Trabalho acadêmico da disciplina de ESTATÍSTICA, do curso de graduação em Administração apresentado à Universidade Anhanguera – UNIDERP Centro de Educação à Distância, realizado sob a orientação da Prof.ª IVONETE MELO DE CARVALHO.

Etapa 1

Passo 2

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processos (CEP).

Foi aplicado o controle estatístico de processo (CEP) para analisar e controlar os processos e a qualidade de seu produto já que o ramos dessa indústria é produzir blocos para veículos automotores, sendo um mercado competitivo eles teriam que planejar, analisar particularidades e características do processo e identificar oportunidades e melhorias. Tendo já um produto estratégico para garantir sua permanência no tal mercado competitivo, que é inclusive tradicional na função da empresa e é um determinado bloco de motor para caminhões a diesel. Dele foram retiradas amostras, dados que foram estudadas aplicando estatística, colocadas em gráficos e chegando a uma conclusão que foi:

“Os resultados obtidos com a utilização dos diversos gráficos de controle para amostras de tamanho unitário, juntamente com a estimação do índice de capacidade, atendeu de forma razoavelmente satisfatória às expectativas dos autores. A frustração ficou por conta de se esperar encontrar um processo estatisticamente capaz de produzir os blocos dentro das especificações desejadas, uma vez que se trata de uma grande empresa e já que trabalha há muito tempo com esse tipo de produto.”

Conceitos e Aplicações da Estatística.

A estatística é um conjunto de técnicas e métodos utilizados para planejamento do experimento a ser realizado, coleta qualificada dos dados, conclusão, processo, análise e a separação das informações.

É uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, mas já era vista desde a antiguidade onde já eram feitas operações de contagem populacional para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poder militar dos povos.

Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades.

No planejamento industrial, a atuação do estatístico começa nos estudos de implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos; nos testes de produtos; no controle de qualidade e quantidade; no controle de estoques; na avaliação de desempenho das operações; nas análises de investimentos operacionais; nos estudos de produtividade; na previsão de acidentes de trabalho; no planejamento de manutenção de máquinas, etc.

Passo 3

Nas ciências exatas e tecnológica, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Nesse sentido destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa, com produtos de alta qualidade e baixo custo, com consequência da revolução da qualidade iniciada pelo Professor W. Deming. Ele alertou os dirigentes das empresas para a necessidade de criar um ambiente no qual as ferramentas estatísticas possam ser usadas.

EXPERIMENTO INDUSTRIAL I

Na National Railway Corporation do Japão foi realizado um experimento, apresentado por Taguchi & Wu (1980) e discutido também por Hamada & Wu (1990). O objetivo do experimento é encontrar os fatores que afetam a viabilidade de um procedimento para soldar duas chapas de aço. A viabilidade é definida como o grau de dificuldade no processo de soldagem de duas chapas, classificado segundo três categorias: fácil, mediano e difícil. Inicialmente, os pesquisadores estavam interessados em 9 fatores isolados (A-I) e em quatro combinaçõesde dois fatores (AG, AH, AC, GH). O plano experimental escolhido foi um fatorial fracionado do tipo 29-5, com uma observação para cadasubexperimento (denominado run, em inglês).

EXPERIMENTO INDUSTRIAL II

Uma companhia fabrica um produto de borracha que deve satisfazer certas especificações, não manchando o painel no qual será fixado. Para determinar os fatores importantes que influenciam as características de qualidade, foram incorporados quatro fatores no delineamento experimental. Eles eram os compostos químicos usados na fabricação do produto. Em cada subexperimento de um delineamento fatorial fracionado do tipo 24-1 , uma unidade do produto foi fixada em um painel de metal pintado, o qual foi submetido a temperatura alta durante 3 dias. O painel foi então inspecionado e suas características foram classificadas em uma das seguintes três categorias de dano: nenhum a muito leve; leve a moderado; moderadamente severo a severo. Os dados e uma análise inicial desse experimento foram apresentados por Lear & Stanton (1985) e discutidas posteriormente por Hamada & Wu (1990).

EXPERIMENTO INDUSTRIAL III

(QUALIDADE DE CAMISAS TERMOPLÁSTICAS PARA CABOS DE VELOCÍMETROS)

Nesse exemplo será brevemente descrito o experimento realizado na empresa Flex Products, Inc., por uma equipe conduzida por J. Quinlan, visando o melhoramento da qualidade de camisas termoplásticas para cabos de velocímetros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com