TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatística - Administração

Monografias: Atps Estatística - Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Estatística é a ciência das probabilidades, o conjunto de regras matemáticas que permite ter previsões sobre um determinado universo estudado, a partir de uma amostragem significativa.

Também é um conjunto de métodos usados para se analisar dados. Pode ser aplicada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano.

Em Administração, a análise estatística funciona como uma importante ferramenta para se diagnosticar problemas de gerenciamento em diferentes setores de uma empresa e para propor políticas de investimento mais eficientes dentro da própria .

Uma pesquisa estatística consiste em um trabalho de identificação, reunião, tratamento, análise e apresentação de informações (dados) para satisfazer certa necessidade. Com o advento dos computadores de alta velocidade, grandes volumes de dados podem ser obtidos nas mais diferentes áreas – o genoma humano é um exemplo – e, assim, pesquisas estatísticas são realizadas com os mais diversos objetivos, em áreas tão diversas quanto ciências médicas e biológicas, engenharias, ciências sociais e econômicas, turismo, esporte, etc..

Indústria

A eficácia de sua aplicação pode ser analisada no gerenciamento e controle de qualidade de empresas que trabalham com plano amostral para questão de “aceite” ou “rejeição” do lote, antes do abastecimento de uma linha de Produção por exemplo. Depois de recebido, em retirado uma amostra do lote( de acordo com a Tabela de Amostragem ABNT) para análise, onde a quantidade de peças retiradas serão analisadas, determinando se o restante do lote será aprovado ou reprovado. O controle estatístico de processo surgiu como uma solução para os problemas de qualidade revolucionando o sistema de produção.

Em função do exemplo acima, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais como podemos verificar no exemplo a seguir:

Ensaio Clínico

Outro interessante estudo experimental aplicado à pesquisa médica, é o relato do primeiro ensaio clínico planejado para comprovar a eficácia do AZT (zidovudina) no prolongamento da vida de aidéticos. Os dados foram publicado por Fischl et al. (1987) e posteriormente discutidos por Soares & Siqueira (1999, p.176-183). O experimento considerou essencialmente o acompanhamento de 282 pacientes aidéticos durante 24 semanas de tratamento, os quais foram aleatoriamente divididos em dois grupos: o grupo de pacientes tratados com AZT (composto por 145 aidéticos) e o grupo controle, composto por 137 aidéticos que receberam o placebo. A variável resposta (desfecho) é a situação do paciente (sobrevivente ou não sobrevivente) após as 24 semanas de tratamento. Os resultados são reproduzidos no quadro abaixo:

Número de sobreviventes e não sobreviventes após 24 semanas de tratamento com AZT ou Placebo:

Grupo/Situação VIVO MORTO TOTAL

AZT 144 1 145

PLACEBO 121 16 137

A avaliação da eficácia do AZT para o prolongamento da vida de aidéticos consiste basicamente em comparar as proporções de sobreviventes dos dois grupos. Entre os indivíduos tratados com AZT, a proporção de sobreviventes é pAZT=0,993, enquanto que no grupo de pacientes que receberam o placebo é pPLACEBO=0,883.

Aparentemente a proporção de sobreviventes é maior no grupo de pacientes tratados com AZT, mas para estender este resultado para a população é vital avaliar se as diferenças observadas não são devidas ao acaso, mediante um teste de hipóteses. Neste problema, a estratégiade análise adotada foi o teste de homogeneidade de populações, baseado na estatística (lê-se qui-quadrado) de Pearson. O valor calculado daestatística de teste foi igual a 15,087, cuja probabilidade de significância associada (p_value, em inglês) é inferior a 0,0001. Este resultado evidencia que a verdadeira proporção de pacientes aidéticos que sobrevivem após 24 semanas é maior quando são tratados com AZT em relação aos não tratados (isto é, que recebem o placebo).

Etapa 2

Amostragem é o processo que procura extrair da população elementos que através de cálculos probabilísticos ou não, consigam prover dados inferenciais da população-alvo.

Não Probabilística: A escolha de um método não probabilístico, via de regra, sempre encontrará desvantagem frente ao método probabilístico. No entanto, em alguns casos, se faz necessário a opção por este método. Fonseca (1996),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com