TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etapa 2 Teoria Da Contabilidade

Exames: Atps Etapa 2 Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 9

3. Ativo e Ativos Intangíveis

Os ativos estão representados por todos os bens e direitos que uma instituição econômica possui e que possam ser valorizados em termos monetários. Estes são classificados da seguinte forma:

Ativo Circulante – constitui aquele grupo de contas que representam bens e direitos, suscetíveis de serem convertidos em dinheiro ou de serem consumidos no próximo ciclo normal de operações normais da empresa (geralmente tem-se como base um ano). Os ativos circulantes são: dinheiro em caixa, conta movimento em bancos, mercadorias, depósitos bancários, matéria primas e títulos.

Ativo Permanente – são títulos, bônus, ações, etc., os quais representam investimentos adquiridos de outras empresas ou do Estado, não com a intenção de vendê-los a curto

prazo, mas de preservá-los para obter para obter renda, na medida em que o tempo passa. Dentro deste grupo podem ser incluídos terrenos quando for com fins especulativos.

Ativo a Longo prazo – estão representados pelos direitos que possui uma entidade econômica, os quais serão recuperáveis ou exigíveis num prazo maior a um ano. Exemplo disto são os impostos a recuperar e contratos de mútuo valor.

Ativo Fixo – são os bens e direitos adquiridos pela empresa e os quais são de caráter mais ou menos permanente (duram um longo período) e existe a intenção de utilizá-los em operações normais do negócio e não de vendê-los. Os ativos fixos se classificam em tangíveis e intangíveis.

Tangíveis: são constituídos com todas as características dos ativos fixos, ou seja, que possuem materialidade, exemplo disto são prédios, terrenos, mobília, bosques madeireiros, poços de petróleo, etc.

Intangíveis: estão representados pelos direitos de ordem legal ou econômico, os quais têm como característica principal a carência de presença física. Como exemplo, podemos citar os direitos autorais, nomes e marcas, patentes, etc.

Ativo Diferido – classificam-se no ativo diferido as aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social. Estão compreendidas nesta classificação, entre outras, as despesas da organização, custos de estudos e projetos, despesas pré-operacionais, despesa com investigação científica e tecnológica para desenvolvimento de produtos ou processos de produção e encargos incorridos com a reorganização ou reestruturação da entidade.

Existem alguns ativos que não que não se encaixam nas cinco descrições anteriores, denominados outros ativos. Aqui podemos incluir seguros de vida e depósitos dados como garantia, por exemplo.

3.1 Ativos intangíveis

O ativo intangível ou incorpóreo são bens que não se podem tocar, pegar, que passaram a ter grande relevância a parti das ondas de fusões e incorporações na Europa e Estados Unidos. Pela nova lei das sociedades anônimas “lei 11638/07” o intangível passa a fazer parte do ativo permanentemente no Balanço Patrimonial.

Um dos negócios marcantes que despertou principalmente o meio acadêmico, neste assunto, foi quando a Philip Morris incorporou a indústria de alimentos KRAFT por 10 milhões de dólares, sendo 9 milhões de dólares referiam-se aos bens intangíveis ( o poder da marca, imagem, posição comercial...)

Encontramos casos de grandes empresas famosas quem vendem bilhões de dólares, sem nada produzir, sem ter fábricas, maquinas etc.

A Nike, líder do mercado de material esportivo, dispõe de grande parte de seu ativo na forma intangível, ela, praticamente, terceiriza todos os seus produtos, não tendo produção própria.

Outro exemplo notório e a VISA, que movimenta mais 300 bilhões de dólares com o ativo Tangível irrisório (moveis e utensílios, instalações e etc.- bens este que poderiam ate ser alugados).

* CAPITAL INTELECTUAL – O conceito de Capital Intelectual tem sido um assunto intensamente estudado e debatido atualmente. Todavia, o uso da palavra Capital Intelectual é muito recente em termos de publicação. Segundo Antunes (2000, p. 81) sabe-se que o primeiro assunto publicado

utilizando o conceito de Capital Intelectual foi em1994 por Thomas Stewart. No entanto, definir ou explicar o capital intelectual tem sido alvo de diversos pensadores.

É o conhecimento da força de trabalho é o treinamento e a intuição de uma equipe que descobre algo que poderá servir de alavancagem para impulsionar a empresa para o sucesso agregando valores aos produtos mediante a inteligência humana e o capital monetário. Ou seja, capital intelectual pode ser descrito como a capacidade mental coletiva que compõe o goodwill.

* GOODWILL – Um ativo intangível geralmente indica que se trata de um ativo não identificável. O exemplo mais comum de um ativo não identificável é o Goodwill. A expressão Goodwill é comumente traduzida para o português como Fundo de Comércio, embora os significados de ambos os termos sejam diferentes. Goodwill é ainda comumente definido, de forma não perfeita, como um Ativo Intangível que pode ser identificado pela diferença entre o valor contábil e o valor de mercado de uma empresa.

O conceito correto de Goodwill é a diferença entre o valor da empresa e o valor de mercado dos Ativos e Passivos. A diferença entre o valor da empresa e o valor contábil dos Ativos e Passivos é denominada nos meios contábeis de Ágio e não Goodwill.

Admita um processo de privatização onde “experts” em avaliação calculam o valor da empresa em termos de mercado a razão de $ 5.000. Todavia, um comprador, examinando a perspectiva de lucros futuros excepcionais, sua projeção pessoal em termos de status e poder em virtude desta aquisição, a melhoria dos seus negócios em termos sinérgicos, etc, paga

R$ 8.200,00 por esta empresa. Neste caso temos um Goodwill Objetivo (adquirido) de R$ 3.200,00 (valor pago na aquisição da empresa - valor de mercado dos Ativos e Passivos Adquiridos).

Podemos dizer que se num processo de avaliação de uma empresa se realizar todos os esforços para que a diferença entre o seu valor contabilístico e seu valor de mercado sejam identificados e alocados aos seus Ativos mais apropriados e, se mesmo assim, a empresa for negociada por um valor superior àquele avaliado, gera-se um resíduo não identificado que pode ser definido de goodwill. Em suma, o goodwill é o resíduo positivo entre o valor de mercado e o valor identificável de uma empresa.

Tipos de Goodwill :

• Goodwill Comercial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com