TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fenômenos De Transporte

Pesquisas Acadêmicas: Atps Fenômenos De Transporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1 – Definição e Propriedade dos Fluídos

PASSO 1

Definir a geometria que utilizará para desenvolver o tanque principal, considerando que ele tem 50 litros de água quando completamente cheio; o tanque auxiliar que tenho 3litros de água quando completamente cheio e um tubo que fica quase perpendicular e conectam os dois tanques, com diâmetro de 10 cm na saída e um comprimento de 15 cm. Desenhar o layout do projeto com o dimensionamento dos tanques, dos canos, bombas, fixação das resistências e locais onde ficarão conectores e circuitos de acionamento. Desenhar o tanque principal e o auxiliar com o auxilio de software disponível na unidade ou outro em comum acordo com o professor.

Geometria utilizada

Volume = Largura x Comprimento x Altura = cm³ 1dm = 10cm => 1dm³ = 1Litro 50

Tanque 50 litros de água de capacidade

58cm x 29cm x 30cm = 50000cm³ => 50L

Tanque 3 litros de água de capacidade

12cm x 12,5cm x 20cm = 3000cm³ => 3L

PASSO 2

Determinar o valor da massa de água e o peso específico da água quando o tanque principal estiver completamente cheio de acordo com a geometria escolhida. Para efeito de cálculos, considerar que a massa especifica da água é igual a 0,998 g/cm³. Adotar a aceleração da gravidade igual a 9,81 m/s.

Massa daágua

P= 0,998 g/cm³

g= 9,81 m/s

50L = 50.000 cm³

Peso específico da água

P= 0,998 g/cm³ x 50.000 cm³

P= 49,9 kg

Peso específico da água do reservatório

P= 0,998 g/cm³ x 0,003 cm³/m³

P= 2,994N/m².

PASSO 3

Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet sobre a viscosidade da água e por que especialistas em aquários recomendam utilizar sal como uma forma de alterar a viscosidade em torno do peixe.

Viscosidade é a resistência apresentada por um fluido à alteração de sua forma, ou aos movimentos internos de suas moléculas umas em relação às outras. A viscosidade de um fluido indica sua resistência ao escoamento sendo o inverso da viscosidade, a fluidez. Devido a sua ligação de hidrogênio, justifica-se a causa da água ser pouco viscosa, pois a ligação estre as moléculas é muito forte, fazendo com que elas sejam muito unidas, e se há uma perturbação em uma molécula, as moléculas ao seu redor, devido a forte ligação, também sofreram consequência desta perturbação. A água em escoamento reage à tensão de cisalhamento, sofrendo uma deformação angular que é proporcional a essa tensão. Somente viscosidade, é a constante de proporcionalidade definida como a razão entre essa tensão de cisalhamento e a gradiente de velocidade.

Um Fator que determina a viscosidade é a Temperatura, quedesempenha o papel de maior importância, pois é ela que determina o aumento ou a diminuição da viscosidade.

PASSO 4

Elaborar um relatório parcial com desenho do projeto e os cálculos envolvidos.

No primeiro exercício praticado pelo grupo nós tivemos que definir a geometria que utilizava para desenvolver doistanques, um com 50 litros de água e outro com 3 litros de água, mais um tubo que ficava conectando os dois tanques, com diâmetro de 10 Cm na saída e um comprimento de 15 cm.

No segundo exercício tivemosque determinar o valor de massa de água e o peso específico quando o tanque principal estivesse completamente cheio de acordo com a geometria que escolhemos, consideramos que a massa específica daágua era igual a 0,998 cm³ e a aceleração da gravidade igual a 9,81 m/s, o que chegou a um resultado de γ(água) = 2,994N/m².

No terceiro exercício tínhamos que pesquisar sobre a viscosidade da água eentender por que especialistas em aquários recomendavam utilizar sal como uma forma de alterar a viscosidade em torno do peixe. Nessa pesquisa aprendemos que a viscosidade é a resistência apresentada porum fluido à alteração de sua forma, ou aos movimentos internos de suas moléculas umas em relação às outras. Os especialistas utilizam sal porque ele dificulta a reprodução de bactérias na água.

ETAPA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com