TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fisica 3 Etapa 1 E 2

Exames: Atps Fisica 3 Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  303 Visualizações

ETAPA 1

Aula-tema: Campo Elétrico.

Figura 1 - Charles Augustin de Colomb

Passo 1 (Equipe)

Ler o texto e faça a atividade a seguir.

Um dos itens básicos de segurança em uma residência é a instalação de pararaios. Devido a sua geometria pontiaguda, favorece o fenômeno da indução eletrostática.

Figura 2 – Pararaios

Descrever como se pode carregar eletricamente um corpo por indução, observando as etapas apresentadas na figura 3 a seguir.

Figura 3 - Carregamento Elétrico

Solução:

Resposta: Opção (a)

A indução é quando um condutor neutro tem suas cargas redistribuidas por um outro corpo eletrizado. Quando o corpo eletrizado, o indutor se aproxima de uma corpo neutro, o induzido, faz com que as cargas negativas do corpo neutro sejam atraidas ou repelidas, isso se ocorre devido a lei de atração e repulsão entre as cargas elétricas. As cargas do corpo induzido se mantên distribuidas apenas na presença do corpo indutor. A eletrização do corpo induzido só acontece quando é colocado em contato com outro corpo neutro e de dimensões maiores antes de afasta-lo do indutor.

Passo 2 (Equipe)

Considerar o ambiente elétrico do planeta e que podemos estimar uma carga negativa no planeta terra de aproximadamente - 500.000 C. Em seguida, calcular o número de elétrons nessa situação.

Figura 4 - Planeta Terra

Solução:

Q = n.e

500.000 = n.1,6x10-19

n = 500.000/〖1,6x10〗^(-19)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com