TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Folhamatic

Casos: Atps Folhamatic. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  3.270 Palavras (14 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 14

Centro de Educação a Distância

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

LABORATÓRIO DE GESTÃO CONTÁBIL

Curso: Ciências Contábeis

Polo Teresina – PI

6° Período

Teresina – PI

30/11/2013

Orientador (a): Prof. Ms. Hugo David Santana

INTRODUÇÃO

A importância de se estabelecerem critérios e etapas para a abertura de uma empresa:

O planejamento estratégico é uma importante ferramenta de apoio na tomada de decisão. Através dele podemos coletar e avaliar as informações do ambiente interno e externo da empresa, traçando os objetivos e as metas que a empresa deve seguir para chegar a uma posição desejada em um determinado período de tempo.

Abrir e gerir uma empresa exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público que se deseja atingir e planejar bem o negócio. Uma boa gestão considera estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa também por muita criatividade e inovação. O primeiro passo para alcançar o sucesso é descobrir se você já tem as características do empreendedor. O perfil e o talento do futuro empresário são fundamentais para o sucesso do negócio.

Antes de dar entrada na papelada para abrir o negócio, o empreendedor precisa saber se seu negócio é viável. Para isso, deve coletar informações, que darão subsídio à elaboração do plano de negócios,

documento que ajuda a tornar a empresa realidade.

ETAPA 1

ABERTURA DE UMA EMPRESA COMERCIAL.

Em algumas cidades e/ou estados se faz necessário comparecer, primeiro até a junta comercial ou em um cartório de registro de pessoa jurídica, porém, felizmente a tecnologia esta a nosso favor e, em três estados da federação, Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo torna-se obrigatório o uso da internet na abertura de uma empresa, nos demais Estados é opcional.

Em Teresina / PI, inicia se o processo através do site da Prefeitura municipal, na aba denominada Empresa Fácil, em http://www.issdigitalthe.com.br/empresafacil/, cadastra se inicialmente como novo usuário, depois deste cadastro inicial, a pessoa jurídica estará habilitada a acessar o sistema que é on-line.

Faz se, o acesso inicialmente, a pessoa escolhe o tipo Jurídico, escolher três nomes para razão social, faz uma consulta prévia das atividades e endereço, citando a metragem de onde vai se instalar o empreendimento e para finalizar responde a algumas questões básicas, finalize o formulário e envie o arquivo, este gerará um protocolo para posterior acompanhamento do andamento de seu pedido.

Quanto ao arquivo gerado este irá para a SDU (Superintendência de Desenvolvimento Urbano), onde o próprio sistema definira o grau de risco, se for baixo ou médio este não terá mais fiscalização e será DEFERIDO, pelo Sistema automaticamente, se der risco alto, este será encaminhado para um Fiscal da

SDU, então será fiscalizado e decidido sobre o DEFERIMENTO ou INDEFERIMENTO, essa fase basea-se se nas atividades e endereço combinado com o código conduta do município.

Para efeito de estudo nosso processo foi DEFERIDO, após esse resultado, o sistema encaminhará para JUCEPI, onde será feita uma busca prévia para evitar colidência na razão social (entre aquela pretendida e a já existente em outra empresa já registrada), se isto acontecer a JUCEPI, irá sugerir uma série de nomes para ser adotado, se não acontecer colidência, o processo será DEFERIDO, o que retornará ao sistema inicial, uma consulta prévia DEFERIDA, pela prefeitura e Jucepi (este acompanhamento poderá ser feito diariamente, com o protocolo inicial), todo este processo demora em media 02 (dois) dias.

Após estarmos com a consulta prévia nas mãos, basta elaborar o contrato social, junto com DBE (Documento Básico de Entrada de Dados) e formalizar o processo na Junta Comercial do Piauí, com toda a documentação exigida por lei em conjunto com as normas da JUCEPI.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

I) Capa de processo (preencher todos os campos, facultativa a assinatura do Sócio), com Código do Ato: 090 / Descrição do Ato: Contrato.

II) Contrato Social (03 vias) Redigido, assinado e rubricado pelos Sócios ou responsáveis legal pela empresa, alem de conter o visto do Advogado se a empresa não for ME ou EPP.

III) Anexar cópia autenticada da Identidade e CPF dos sócios.

Observação: Podem servir como prova de

Identidade: CARTEIRA DE IDENTIDADE, CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO, CARTEIRA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL, CARTEIRA DO TRABALHO OU CERTIFICADO DE RESERVISTA. Caso o titular for estrangeiro, é exigida a CARTEIRA DE IDENTIDADE DO ESTRANGEIRO com visto permanente. (Instrução Normativa DNRC nº. 76, de 28/12/1998).

IV) Original ou cópia autenticada da procuração, quando o Contrato Social for assinado por um procurador. Se o sócio for analfabeto, a procuração deverá ser passada para outra pessoa através de instrumento público.

V) DBE - DOCUMENTO BÁSICO DE ENTRADA DO CNPJ (uma via)

OBSERVAÇÃO:

* As informações contidas no DBE deve ser as mesmas transcritas no Contrato Social, que por sua vez são as mesmas informadas na Consulta Prévia anteriormente explicada.

* DBE (DOCUMENTO BASICO DE ENTRADA) gerado pelo sistema off-line da Receita Federal

VI) Comprovantes de pagamento:

- Documento de Arrecadação (DAR CÓDIGO 122181) / JUCEPI

- Cadastro Nacional de Empresas (DARF CÓDIGO 6621)

Siga os endereços eletrônicos e gere os boletos de pagamento:

DARF (receita.fazenda.gov.br)

DAR (http://www.sefaz.pi.gov.br/dar/)

VALORES:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com