TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão

Exames: Atps Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  288 Visualizações

Definição de Gestão do Conhecimento.

Refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa.

É um processo para criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa. A Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio.

http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/o-conceito-de-gestao-do-conhecimento/32153/

http://www.empreendedoresuniversitarios.org/o-conceito-de-gestao-do-conhecimento/

Exemplos de empresas que utilizam o CG

Alguns exemplos são: sistemas de computador para trabalho em grupo, gestão de competências, recuperação de textos e documentos, gestão empresarial integrada e consideração de ativos intangíveis nas áreas financeira e de recursos humanos. Notícias sobre ferramentas específicas e boas práticas para a aplicação de gestão de conhecimento estão sendo divulgadas, mesmo que ainda não exista suficiente consenso sobre padrões ou casos de sucesso.

Antes de tudo é importante saber que o investimento em GC deve se justificar pelo calculo do valor do conhecimento (quanto pode gerar para empresa tê-lo bem difundido) e principalmente o custo de perdê-lo (ou de ter que transferi-lo a outra pessoa no caso de rotatividade). Este cálculo vai determinar se vale a pena ou não investir.

Embora a maioria das empresas não dê muita atenção à Gestão do Conhecimento, os próprios técnicos costumam criar modelos, guias, checklists e componentes por conta própria. E lhes garanto que um pouco de reconhecimento em cima dessas iniciativas costuma motivar a equipe.

www.mbis.pucsp.br/GETGC/Publicacoes/InstelCT.doc

http://elirodrigues.com/2010/12/06/fsw-gestaoconhecimento/

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com