TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão

Ensaios: Atps Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução a Moderna Gestão de Pessoas

Etapa 1

O filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, retrata uma época inversa aos padrões de gestão de pessoas vividos hoje em dia. Chaplin destaca fielmente em seu filme a relação homem versus máquina nos anos 30. As Organizações daquele período não tinham foco em pessoas, somente nas tarefas a elas atribuídas, pois os empregados realizavam longas jornadas de trabalho diário sem benefícios e remuneração condizente com o serviço prestado, deixando aparente a falta de bem estar e qualidade de vida dos empregados. Assim, a Administração de Pessoal ( como era conhecida nos anos 30) tinha a função de recrutar e selecionar pessoas, sem levar em conta a orientação, treinamento e pós-seleção para a inserção na instituição.

Hoje em dia a situação e completamente diferente, pois as maiorias das organizações focam nas pessoas. Elas capacitam e desenvolvem seus colaboradores para assim utilizar suas habilidades e conhecimentos em um mundo de mudanças e desafios, pois com a quantidade de atualizações e informações nos tempos atuais as instituições tendem a tornarem mais flexíveis, e para isso necessitam de pessoas com habilidades no que fazem, além da criatividade e comprometimento com a instituição.

Assim podemos imaginar que nos anos 30 não havia uma área específica de Recursos Humanos bem estruturados e alinhados como as que se tem hoje. Hoje as preocupações são maiores, principalmente focando-se no bem estar do seu colaborador, diminuindo a sua jornada de trabalho e implantando benefícios, antes não existentes. As políticas que são estabelecidas quando se tratam das pessoas, na maioria dos casos, as instituições tentam envolver seus colaboradores para que tal política seja realmente aplicada e, consequentemente, benéfica a elas.

Antigamente, os gestores eram somente responsáveis pela sua atividade, não interessando em gerir as pessoas com que eles formavam os seus grupos, interessando-lhes apenas ordenar demandas e mais demandas, preocupando-se apenas com a produção.

Hoje temos essa realidade diferente, porque todo e qualquer gestor também é um gestor de pessoas, pois com as ocorrências e variações de nossa atualidade, um gestor tem que saber comunicar-se com a equipe e ter ciência do que ocorre com os seus parceiros. Isso ocorre por causa da descentralização da administração de recursos humanos, deixando-as assim mais flexível e com maior agregação de valor para a tomada de decisão.

Contudo, não devemos deixar de notar que as diferenças entre os tempos são muito grandes, com proporções e conteúdos diferentes e imensuráveis, porém com o passar dos anos, muitos gestores, executivos e administradores foram mudando seu modo de pensar e já indicavam essas mudanças e importância na gestão de pessoas. E a partir das necessidades e declarações de insatisfações, que hoje se tem uma melhor gestão e é mais bem gerido dentro das organizações.

Etapa 2 – Pesquisa empresarial através do questionário.

Empresa:

Localização:

Segmento de Atuação: Terceirização de processos de negócios – BPO e PBM

Porte/Tamanho da Empresa : Grande Porte

Missão : Prover excelência em serviços, conectividade e integração de soluções que otimizem a qualidade de gestão e os resultados dos clientes. Tudo isso com agilidade, confiabilidade e inovação.

Visão : Ser a empresa que oferece as melhores soluções integradas de Tecnologia da Informação e Processos de negócios para operações criticas.

Valores: Ética, Respeito, Profissionalismo, Transparência, Espírito de equipe, Humildade, Atenção genuína aos clientes, Senso de urgência com responsabilidade e Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa.

A criação dos Valores Corporativos da Orizon representa o desejo sincero de aprimorar o processo de construção permanente de compromissos éticos com todos os nossos públicos.

Publico alvo: Empresas que necessitam de melhorias nos setores de Back Office e administradoras de Planos de Saúde.

Quantidade de funcionários: 2.000

Dados do Gestor Entrevistado:

Cargo Ocupado:

Entrevista

1- Quais os requisitos que a empresa determina como essencial para desenhar o perfil de uma vaga em aberto?

O perfil é traçado de acordo com as competências exigidas para desempenhar as funções necessárias ao ocupante da vaga. Se for uma vaga de liderança, por exemplo, é indispensável que o candidato tenha experiência em gestão de equipes e suas atividades relativas, aqueles que apresentam os requisitos de escolaridade, melhor preparo e experiência na função.

2 – Quais as estratégias de Recrutamento e Seleção que a empresa utiliza em seus processos de recrutamento?

Primeiramente, buscamos valorizar nossos funcionários com processos internos, divulgando em nossa Intranet ou informando aos gestores as oportunidades que estão sendo abertas. Caso a vaga especifica não tenha aprovados depois do processo seletivo (testes, entrevistas, dinâmicas) procuramos nossos parceiros para divulgação da vaga externamente.

3- Quais os critérios avaliados nas entrevistas de seleção para preencher as vagas na empresa?

Analisamos todos os critérios obrigatórios para a vaga, como idade, escolaridade, conhecimentos gerais, experiência. Após essa analise, o candidato será submetido aos testes e entrevistas para o preenchimento da vaga.

4- A empresa utiliza algum teste psicológico para o processo seletivo? Quais?

Sim, para algumas vagas em específico, utilizamos os testes paleográficos, o de atenção concentrada e o grafológico.

5- Após ser selecionado, como funciona a integração de um novo colaborador na empresa?

A integração dentro da empresa é feita no primeiro dia de trabalho do colaborador. É apresentado a ele nossa história, missão, visão, valores e atividades da empresa, além do treinamento específico para conhecimento do produto e ferramentas de trabalho. Nesses últimos pontos, conhecimento do produto e ferramentas , os treinamentos chegam a durar cerca de um mês.

6- Quais os benefícios oferecidos pela empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com