TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão Pessoal

Ensaios: Atps Gestão Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  3.289 Palavras (14 Páginas)  •  1.669 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo nos ajudar na análise de dados de uma empresa, após terminado seremos capazes de identificar os problemas e conseqüentemente soluções para as ações de gestão de pessoas dentro de uma organização.

CAPÍTULO I

1- TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

O filme Tempos modernos de 1936 retrata os anos 30 e fala sobre a revolução industrial após a crise de 1929, o filme mostra como os homens eram tratados dentro da empresa, os trabalhadores realizavam trabalhos braçais e severos, os movimentos eram sincronizados e extremamente repetitivos, eram tratados como peças de uma engrenagem e não havia nenhum tipo de preocupação da empresa com as condições de trabalho de seus funcionários.

É possível observar que há certa modernidade na empresa e grande investimento em equipamentos para o aumento do processo de produtividade, como no episódio da esteira elétrica que impunha aos trabalhadores o ritmo que eles deveriam seguir e quando o “patrão” achando insuficiente a produção, da ordem à seu subordinado para que aumente a velocidade da esteira deixando os funcionários em desespero tentando produzir conforme lhe era imposto.

Esse processo só beneficiava a própria indústria já que os trabalhadores eram forçados a trabalhar sem descanso chegando ao seu limite extremo em que o próprio corpo mesmo após o término do serviço seguia fazendo os mesmos movimentos repetitivos involuntariamente e depois de tanto esforço levou o operário interpretado por Chaplin à loucura tendo que ficar internado para se recuperar de tamanho trauma físico e psicológico.

Os funcionários eram explorados ao extremo e não tinham seus direitos humanos e trabalhistas respeitados, eram obrigados a produzir cada vez mais conforme estabelecido pelos patrões.

Apesar da informatização e investimento em maquinários das organizações é possível perceber que ela tem focado em seus colaboradores como parceiros e investido neles através de capacitação e desenvolvimento profissional para assim utilizar suas proficiências e habilidades em prol da organização.

Outro ponto crucial é a falta de um departamento de Recursos Humanos naquela época, não havia nenhum tipo de recrutamento ou seleção de profissionais, não havia nenhum tipo de avaliação física, psicológica ou de saúde, os profissionais eram contratados como peças e a sua única função era produzir, produzir e produzir sem esperar uma recompensa em seu favor a não ser seus baixos e desvalorizados salários.

Na época em que o filme é retratado os gerentes, patrões ou encarregados tinham como única função ordenar e verificar se o procedimento estava sendo seguido corretamente, não havia nenhum tipo de interação entre os funcionários, não havia uma gestão e seu único objetivo era a produção em grande escala, hoje em dia nossa realidade nas organizações modernas é diferente, pois todo gerente ou encarregado como um gestor de pessoas se comunica com sua equipe para alcançar juntos o objetivo do setor. Algumas organizações descentralizaram a administração dos recursos humanos dando ao gerente o poder da tomada de decisão facilitando o relacionamento entre o RH e os funcionários e criando uma ponte entre eles.

Infelizmente mesmo com toda a evolução e tecnologia ainda existem algumas organizações que não atendem e nem respeitam as leis trabalhistas e ainda tratam seus colaboradores como simples peças de um tabuleiro, os sindicatos tem papel fundamental em cobrar das organizações o cumprimento dessas leis, mas também cabe aos colaboradores cobrar isso das empresas.

Vemos que há muita coisa impune devido o silêncio dos próprios funcionários que com medo de perder o emprego que é o seu sustento se calam e deixam de receber seus direitos, o que faz parecer que nada mudou diante da revolução industrial.

No mundo moderno atual há uma competitividade muito grande e que exige dos colaboradores das organizações maior produtividade, um nível maior de conhecimento, atendimento, qualidade de serviços, dentre outros. Visando acompanhar essas tendências atuais e atender esses clientes cada vez mais exigentes as organizações estão ampliando sua atuação estratégica e sua visão, aplicando a gestão de pessoas para se adequar às necessidades desse mercado atual que exerce muita pressão sobre as organizações que são obrigadas a mudar constantemente a fim de se obter o retorno desse mercado exigente e altamente competitivo.

Infelizmente sabemos que ainda há empresas exploradoras, mas também há aquelas que têm seus empregados como aliados e que investem e acreditam neles, na sua capacidade e inteligência, nessas organizações os funcionários deixam de ser simples recursos organizacionais e com isso se sente engajado em participar da estrutura como um todo. Com tudo isso, vemos que as pessoas precisam adequar-se ao mercado de trabalho, conhecer as novas tecnologias para até mesmo garantir o seu emprego e o seu futuro.

Independente da situação ou da época sempre estará em constantes mudanças e para que essas mudanças ocorram de uma maneira positiva é necessário ir à busca desses conhecimentos, aprendizado e novidades que a tecnologia está trazendo e nos adequando a esse tempo moderno de modernas organizações.

CAPÍTULO II

1- IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Nome da Empresa: Brasil Bebidas LTDA / CNPJ/CPF- 80.450.970/0025-1

A empresa encontra-se no ramo de distribuição para atacado e varejo, onde atua na área de comercialização de bebidas. O ramo de distribuição de bebidas tem um poder muito grande de crescimento. Como está sempre abrindo novos bares, lanchonetes e restaurantes. A Brasil Bebidas LTDA tem como objetivo atingir esses possíveis novos clientes e atende-los da melhor forma.

Missão e valores: Atender as necessidades dos clientes com eficiência e eficacia,atraves da melhoria continua dos serviços prestados.

Conhecer os clientes alvos significa ter uma visão e a capacidade de analisar e finalmente transformar esses dados em informações úteis, e com isso tendo ações mais consistentes, como bares, lanchonetes, casas noturnas, mercados e restaurantes. Com sede situada na Rua: Nogueira Padilha, 50 - Sorocaba- SP.

Os principais produtos são: uísque, vodka, cervejas, vinhos, espumantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com