TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ludico

Exames: Atps Ludico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  4.957 Palavras (20 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 20

ETAPA 1

PASSO 1

Relembrando como foi o processo de alfabetização da equipe, todos foram alfabetizados na 1° série com cartilha, ninguém foi alfabetizado antes de entrar na escola. A nossa alfabetização ocorreu assim que entramos no primeiro ano de escola. Não houve nenhum contato com adulto ou criança mais velha, para o nosso processo de alfabetização, só com a professora mesmo. Todos tiveram uma ótima recordação sobre o processo, e isso tornou o nosso desenvolvimento como alfabetizados como um grande sucesso. Compartilhando as idéias marcantes, sentimentos e emoções no processo de alfabetização. Era usada na época uma cartilha que carregávamos com muito carinho devido a varias histórias que nos encantava, que achávamos o máximo. E nela continha histórias que ficarão marcadas para sempre, e lembro-me de uma até hoje a da macaquinha mimi da família da letra “M”. Adorávamos quando a professora juntavaa consoante com a vogal e cantava uma musiquinha das famílias das silabas como, ela lia com a turma parecia um coral, por ser

exemplo: t com a = ta, t com e = te, t com i = ti, t com o = to, t com u = tu, e depois cantavata-te-ti-to tu repetindo 3vezes. Nunca vamos nos esquecer de como foi bom ser alfabetizados de forma paciente e dinâmica.

PASSO 2:

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.

Sabemos que a Escola é uma instituição conservadora que produz a manutenção do seu produto - as ideologias permeantes. Então, vamos pensar juntos. O que motiva nossos governantes a se voltar para essa questão? Os índices? Ou os alfabetizados?

Se a resposta for os alfabetizados gostaria de fazer algumas colocações:

• Estar alfabetizado é poder ir além do código escrito

• É apropriar-se da função social constituinte dos atos de ler e escrever.

• Ser alfabetizado é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano.

• É ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal.

• É estar apto a escrever uma carta.

• É poder, no mundo da cultura da tela e das imagens e sons com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico e não apenas “copiar” e “colar”.

Enfim, ser alfabetizado NÃO É ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases.

Portanto, é hora da Escola sair desse lugar de mantenedora de seu produto. É preciso dar às crianças em fase de alfabetização (eu disse FASE, não disse CLASSE de alfabetização) formas de alcançar essas possibilidades.

Fornecer esse nível de alfabetização é um processo trabalhoso que depende de profissionais preparados e de investimento.

Não que eu não seja a favor do ensino técnico-profissionalizante. Não que eu seja contra a abertura de mais escolas que ofereçam ensino médio profissionalizante, mas daí a criticar a inclusão de disciplinas como sociologia, filosofia e geografia política nas escolas!?

Sei que estamos num mundo em que a técnica é valorizada no mercado de trabalho. Mas, será que a vida se resume a isso? Resume-se a trabalho para produção de bens e serviços? Penso que disciplinas como sociologia, filosofia, geografia política, artes e outras dessa natureza ensinam o sujeito a pensar (existo, logo, preciso pensar).Oferecer educação de qualidade é considerar todo tipo de conhecimento. Portanto, engana-se quem considera perda de tempo investir em formação crítica para os nossos estudantes. O sistema produtivo precisa de mão-de-obra técnica: engenheiros, químicos, físicos, médicos, enfermeiros etc... Mas precisa também desses mesmos profissionais pensando no social. A fantástica acumulação de riquezas, a exploração do trabalho e a nossa desigualdade social são resultantes da forma de produção empregada pela sociedade capitalista brasileira. E a Escola é atravessada por isso.Assim, professores, temos que oferecer formação crítica aos nossos estudantes. Isso é parte de um trabalho em favor de uma formação cidadã, em defesa da tentativa de uma sociedade verdadeiramente democráticaSobre o papel do educador no sentido de estimular na criança e no jovem a capacidade questionadora que lhe é própria, sua possibilidade de ser criatura e criador, penso que temos que lhes oferecer uma formação crítica. Apesar de resultante de processos ideológicos, ele PRECISA ser agente de novas ideologias, para que possa, em sua vida pessoal e profissional, lutar por uma sociedade mais justa e menos individualista, onde...

Apesar de tudo o que se pesquisou e das teorias sobre a influência do meio na formação de nossas crianças, e eu até participo dessa opinião, ainda é da família a maior força constituinte dessas personalidades. A Escola, os colegas, as mensagens televisivas e de outras mídias, os modelos de autoridade e todo o ambiente contribuem para a construção desse modo de ser da criança que vai se tornando adulto. Mas se os pais permanecem firmes em suas convicções estará determinando pra que lado vai esse ser em construção.

PASSO 3:

Para se estar alfabetizado nem sempre significa ter autonomia na escrita e leitura, é preciso saber os códigos observar as letras traduzir e transformar os sons. Éna alfabetização que o individuoaprende o alfabeto e todo o processo de comunicação com a sociedade. É Um processo bem mais amplo que meramente saber ler e escrever, é ensinar a visão de mundo, ser capaz de interpretar o mundo.Mas também precisa ir adiante disso, ou seja, tem que ter domínio da leitura e da escrita. Com tudo envolve a capacidade de usar a linguagem escrita de maneira que possa se comunicar e se expressar por ela. Uma pessoa alfabetizada reconhece e compreende códigos, e com esses códigos será capaz de formular idéias e mensagens para outros alfabetizados. Para chegar autilizar com autonomia a linguagem e escrita é preciso que ela tenha passado por um enorme processo de aprendizagem. Para a pessoa estar alfabetizada, ela tem que ter relação com a linguagem oral, falar argumentando o entendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com