TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps MAtematica

Trabalho Universitário: Atps MAtematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  3.913 Palavras (16 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Curso Tecnologia em Gestão Comercial

Polo FAC lll Campinas

PROCESSOS GERENCIAIS

Outubro-2013

Introdução

No nosso trabalho, falamos sobre muitos assuntos relacionados a gerenciamento de empresas e projetos de melhorias, porem o que mais se destacou dentre eles foi o desenvolvimento de uma extensão universitária. Escolhemos uma área que ainda é pouco explorada e as pessoas que fazem parte dela ficam esquecidas muitas vezes nas próprias casas ou nas ruas. Enquanto poderiam estar desenvolvendo seu crescimento tanto financeiramente falando quanto mentalmente. Abordamos o tema de PNE (Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais) no nosso trabalho. Estamos desenvolvendo uma ampliação da faculdade, um pavilhão construído especialmente para voltado para esse publico, para assim fazer da universidade um lugar justo para se estudar e conviver com novas pessoas. Trabalhos registrados em carteiras serão desenvolvidos junto com cursos abertos sem custo algum. Usando um capital que a própria escola possui junto com um disponibilizado pelo governo obrigatoriamente. Afinal de contas “A acessibilidade de deficientes em universidades ainda é limitada”!

SUMÁRIO

Capítulo I 04

Capítulo II 06

Capítulo III 11

Capítulo IV 10

Conclusão 15

Comparadas as informações dos Resumos dos Capítulos (07, 08, 09) do PLT com as informações buscadas em outras fontes, são as mesmas faladas pelo autor do livro PLT. Apenas mudam-se algumas palavras, mas o modo de seguir os planejamentos; (Tático, Estratégico e Operacional) são feitos da mesma forma.

Discussão sobre os passos anteriores, e confronto com a mensagem dos professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos:

Nos passos anteriores viu-se a importância do planejamento e seus tipos, ele deve ser usado como ferramenta para alcance dos objetivos da empresa, devem ser bem estruturados, de forma a cortar custos, cumprir prazos, aumentar a qualidade do serviço, evitando a perda de clientes. O planejamento é o que serve de base para as outras funções, é o princípio da administração, exige organização, direção e controle. Através de seus tipos ele abrange diversas áreas da empresa, o estratégico, visa onde estamos e onde queremos chegar, são objetivos para serem obtido a longo prazo, o tático, desenvolvido por gerentes, supervisores, é focado em cada departamentos da empresa e o operacional, que é o de curto prazo, o que está sendo feito hoje. Planejar é muito importante para o alcance dos objetivos, não é e nem pode ser de uso exclusivo de grandes empresas, ele deve ser usado por pequenos empresários, que tenham um mercadinho, uma loja de roupas, até por pessoas comuns, planejar onde se deve gastar o dinheiro conseguido no mês, que carreira seguir, quais os passos para se chegar lá, curso técnico, graduação, pós-graduação, isso deve ser analisado e seguido, para tornar o planejamento efetivo.

No texto do professor Roberto Shinyashiki, viu-se a importância da visão, como ela pode nos ajudar a evoluir, onde uma pessoa que tem visão consegue enxergar uma oportunidade onde a maioria só consegue ver a derrota, e como essa falta de visão pode custar nossos empregos, geralmente percebe-se essa falta de visão quando a oportunidade passa, um visionário trabalha no presente, pensando como o resultado será no futuro, essa visão só traz benefícios, com ela aguçada não perdemos tantas oportunidades, mas como sabemos a maioria das pessoas ainda não tem essa visão. Segundo Prof. Paulo Barreto dos Santos, o administrador do século XXI é aquele que olha para frente, que se mantém sempre atualizado, dando o exemplo para seus seguidores, fazendo com que assim, todos que estão ao seu redor também possam sentir esta necessidade de ter um conhecimento amplo pra que também possa ser uma pessoa de sucesso em sua vida. Afinal é melhor evitar um problema do que ter que resolver um problema. Conforme citação abaixo:

“Todos nós sabemos que, para ter sucesso neste mercado global, precisamos abrir as janelas do futuro.” Winston Churchill, ex - primeiro ministro da Grã-Bretanha, dizia na década de 50 que os impérios do futuro seriam os impérios do conhecimento, da informação e da tecnologia. Essa afirmação nunca foi tão verdadeira. As grandes complexidades das empresas, das organizações e do mercado de trabalho global exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição para o aprendizado de novas habilidades. e acordo com Chiavenato (2007), o planejamento também traz incertezas consigo, fazendo com que algumas decisões devam ser adiadas para que outras decisões corretas possam ser tomadas futuramente. Por outro lado, a preocupação exagerada em tomar decisões imediatas pode contribuir para a tomada de decisões erradas. É importante que o administrador pondere a decisão precoce e a decisão tardia para que seja tomada no tempo certo.

Concluiu-se que, são várias as definições de Planejamento segundo os autores lidos, porém todos focam que o planejamento é um processo para que possamos atingir objetivos e/ou metas.

Para ajudar no conhecimento de como é gerenciada uma empresa, temos que partir de alguns pontos básicos. Listamos alguns exemplos de perguntas para melhorar nosso conhecimento:

1-O que é Planejamento? Qual a sua definição?

R = O planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida a longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas, se faz o planejamento, que tem como princípio diminuir incertezas e erros referente a decisões diante algum imprevisto ou até mesmo para o futuro, há três tipos de planejamento

2- Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com