TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Matematica

Dissertações: Atps Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.951 Palavras (12 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade Anhanguera de Santo André

Atividades Práticas Supervisionadas

Matemática Aplicada

Administração 3º Semestre

Santo André

2013

Conteúdo

A matemática e a graduação em ciências contábeis 3

Introdução 5

Objetivo 6

A percepção da matemática 7

Teoria aplicada 7

A obtenção de dados 7

Relação entre os métodos 7

Passo 2 e 3 - Exercício ......................................................................................................................... 8,9

Conclusão ............................................................................................................................................. 10

A matemática e a graduação em ciências contábeis

A Matemática, como ciência dos números, é uma importante teoria para o desenvolvimento em vários campos.

Neste trabalho procuramos estudar o desempenho e o grau de compreensão da importância da Matemática que os Graduandos em Ciências Contábeis relatam. O objetivo é identificar a fonte dos problemas relacionados com a matemática no Brasil. Esta análise é baseada num levantamento de dados cujos resultados foram obtidos após a aplicação de uma série de questões que foram respondidas pelos entrevistados.

A Matemática busca estabelecer um vínculo com o mundo vivo, prevendo-o ou teorizando-o. É composta fundamentalmente por objetos que são representados por fórmulas, variáveis, conceitos, teoremas e proposições.

A base matemática ensinada nas disciplinas lecionadas na graduação de Ciências Contábeis (CC) representa o suporte para o entendimento de Estatística, Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Economia,Contabilidade Geral, Análise de Balanços além de outras mais o profissional da área contábil precisa ser bem estruturado, o que implica participar de curso de graduação de alto nível, com enfoque especial na área de matemática buscando atender a necessidade de gerenciar e tomar decisões que envolvam custos e recursos disponíveis. Para ele é importante manter se atualizado, através de estudos continuados como cursos de especialização e pós-graduação.

Embora carecendo desta formação, muitas pesquisas têm detectado que o aproveitamento é baixo em vários níveis, tanto na esfera de ensino fundamental e básico, como também nos cursos de graduação, sendo que este resultado deficiente é mais acentuado principalmente quando o enfoque é sobre a Matemática o problema na graduação pode ser agravado se as expectativas dos alunos não forem atendidas, uma vez que estes devem ser envolvidos como elementos dinâmicos, onde, sem esta condição, aparecem vários fatores negativos, como a falta de motivação e o desinteresse.

Quando se faz referência a este aluno como elemento dinâmico, significa que, a cada momento, ele tem uma percepção e reação ao conteúdo e a seu entendimento, fazendo com que o professor, atento a estes aspectos, altere o fluxo ou a forma de ministrar os componentes curriculares. Em situação adversa, o aluno é visto como sendo um simples elemento receptor do conteúdo, onde são ignoradas as suas dificuldades durante a transmissão e absorção do conteúdo matemático, impedindo-o de ser criativo capaz de traduzir a realidade contábil em modelos que poderão capacitá-lo a melhor avaliar o comportamento, as tendências, as características gerais e específicas que ocorrem no dia a dia do mundo dos negócios, relativamente aos dados e informações que ele manipula.

A contabilidade, como processadora dos dados referentes ao patrimônio das empresas, tem a visão geral e especificado comportamento dos dados, influências internas e externas, que poderão influenciar nas perdas ou ganhos da entidade.

Associar este conhecimento à Teoria Matemática possibilita à área Gerencial Contábil gerar cenários que propiciem uma maior previsibilidade, o que se torna mais importante que trabalhar com variáveis desconhecidas os dados levantados mostram que de uma maneira geral os estudantes de graduação em Ciências Contábeis consideram a Matemática importante para a Contabilidade e acham que estão bem preparados nesta área, embora, na comparação das respostas, haja casos em que as contradições são flagrantes. A partir das constatações do desempenho aquém das expectativas nos exames e concursos na área de Matemática, do reduzido número de publicações em âmbito nacional e internacional de trabalhos na área Contábil, envolvendo a Matemática e a falta de inovação nos processos contábeis, no Brasil, constata-se que há um problema mais extenso a ser estudado e que o resultado apurado na pesquisa não demonstrou as falhas. O descompasso encontrado entre as respostas e a realidade dos fatos nos leva a levantar várias questões sobre o que ocorre com os graduandos e graduados em Ciências Contábeis, e outras áreas também.

Estão preocupados com os problemas existentes no país e nas empresas, que a contabilidade pode resolver, e estão buscando soluções inovadoras para estes problemas? Durante a realização do seu curso são questionados sobre estes assuntos?

Estas são apenas algumas questões que se podem levantar sobre o problema pesquisado. Concluímos que, embora a Matemática seja considerada importante para o graduando em Ciências Contábeis, não foi possível detectar o porquê do reduzido desempenho ao utilizar a Matemática. É importante que algumas questões acima sejam respondidas para que se possa fazer uma análise melhor do problema e assim solucioná-lo adequadamente.

Introdução

A matemática busca estabelecer um vínculo com o mundo vivo, prevendo-o ou teorizando-o. É composta fundamentalmente por objetos que são representados por fórmulas, variáveis, conceitos, teoremas e preposições. O objeto matemático é uma visão de certos aspectos e um objeto material comum.

A lógica é implementada dentro destes conceitos e levando em consideração que o pensamento para ser correto deve ser utilizado através dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com