TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Matematica

Artigos Científicos: Atps Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  6.947 Palavras (28 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 28

1

Proposta de Implantação de Coleta Seletiva em um Pólo Universitário Federal

RESUMO

Frente às demandas atuais de preservação ambiental, o presente estudo objetivou pesquisar a viabilidade de implantar a Coleta Seletiva num Pólo Universitário Federal., visto que a Universidade é um órgão público e, como tal, deve promover o desenvolvimento local através de projetos de visem o bem estar da comunidade. Além disso, é uma forma de inserir a Universidade nos moldes da Administração Pública no que diz respeito a preservação ambiental e a legislação existente. A pesquisa demonstrou a viabilidade do projeto, através da investigação da aceitação do mesmo por parte da comunidade acadêmica, quantidade de resíduos sólidos gerados no Pólo estudado, levantamento de custos de implantação e dos benefícios gerados.

Palavras-Chave: Coleta Seletiva. Resíduos Sólidos. Reciclagem.

1. INTRODUÇÃO

A conscientização da preservação ambiental apresenta-se como um tema que vem ganhando ênfase ao longo dos anos. Apesar de nos primórdios da humanidade já existir certo incômodo decorrente da produção da poluição, como doenças, proliferação de pragas e aparência visual desagradável oriundos do acúmulo de lixo, esta preocupação aumentou nos últimos 25 anos do século XX, segundo MAXIMIANO (2005).

Pode-se atribuir esta ênfase na preservação ambiental ao crescimento da produção de resíduos sólidos e suas conseqüências, em decorrência, também do crescimento populacional e da industrialização.

Em face às estas novas configurações mundiais concernentes aos novos hábitos da sociedade, aos modos de produção e à degradação do meio-ambiente é necessário criar uma solução adequada a esta nova realidade e que seja capaz de promover o desenvolvimento sustentável.

As alternativas possíveis para o descarte de resíduos são construção de aterros sanitários, incineração de resíduos, a compostagem e mais atualmente o gerenciamento geral de resíduos, com foco na redução de resíduos na fonte, reutilização e reciclagem de materiais, que tem se mostrado como a solução mais eficiente no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável.

A reciclagem de materiais, embora em sua fase primária, tem ganhado espaço no decorrer do tempo em função de seus benefícios já comprovados. Contudo ainda enfrenta grandes dificuldades para sua correta implementação, como a falta de conscientização das pessoas e a coleta de resíduos ineficaz.

A coleta seletiva tem se mostrado inexpressiva e incorreta muitas das vezes, demandando uma atenção especial a fim de viabilizar a reciclagem de materiais e, conseqüentemente, minimização de resíduos para disposição final que, segundo BIDONE et al (1999) consiste no princípio da “descarga zero”.

SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia 2

Porém a inexistência de um sistema a educação ambiental é um fator determinante para o sucesso do sistema apresentado e da coleta seletiva de resíduos, pois conforme BIDONE et al (1999) a eficiência deste processo depende da disposição das pessoas que ocorrerá somente, se houver uma conscientização prévia.

De acordo com DIONYSIO E SANTOS (2007), em função da relevância atribuída às questões ambientais nos últimos anos, as organizações têm se atentado para estas questões, para se adequarem tanto em termos de competitividade e para manterem uma postura responsável de respeito ao meio ambiente. Elas têm buscado estar informadas sobre as alternativas existentes para o controle da poluição.

Desse modo, as organizações procuram implementar sistemas de Gestão Ambiental, adotando políticas e práticas que visam reduzir ou eliminar os impactos ambientais causados por elas, assumindo desta forma uma postura socialmente responsável.

Inserido nesse contexto global está o setor público, que por sua vez tem acompanhado a tendência global de preservação ambiental, sustentabilidade e responsabilidade social, criando leis, lançando programas e articulando ações como a constituição do Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis, o Decreto nº 5.940/06 e a Lei nº 11.445/07.

A Universidade Federal estudada tem demonstrado sua preocupação com a questão ambiental, implantando alguns projetos e ações de forma pontual e regional. Recentemente, em 12 de março de 2009, o reitor instituiu uma comissão visando à criação de um Programa de Coleta Seletiva Solidária de Resíduos Recicláveis na Universidade.

Diante de tamanha preocupação mundial, o Pólo Universitário Federal pesquisado não pode ficar alheio, devendo assumir uma postura estratégia proativa em relação à responsabilidade social que, de acordo com CHIAVENATO (2004), significa tomar liderança nas iniciativas sociais e assumir voluntariamente esta responsabilidade, fazendo mais do que é exigido. (BATEMAN E SNELL, 2006)

2. PROBLEMA DE PESQUISA

Tendo em vista a importância do tema Coleta Seletiva para a sociedade como um todo e o incentivo do Governo Federal em iniciativas que contemplem o referido tema, chegou-se a seguinte questão central: “É possível implantar um sistema de Coleta Seletiva Pólo Universitário Federal estudado?”

3. OBJETIVOS

Objetiva-se, de maneira geral, analisar a possibilidade de implantação de um sistema de Coleta Seletiva no Pólo Universitário Federal pesquisado.

Como objetivos específicos para realizar a referida análise destacam-se:

i) levantar o interesse da comunidade acadêmica pelo tema;

ii) quantificar os resíduos sólidos gerados no Pólo diariamente;

iii) identificar os possíveis benefícios oriundos desse projeto.

4. REVISÃO TEÓRICA

4.1. A POLUIÇÃO AMBIENTAL

SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia 3

FELLENBERG (1980) afirma que o conceito de poluição ambiental é muito abrangente e engloba desde a contaminação do solo, ar e água até a desfiguração de paisagens, erosão de monumentos, entre tantos outros exemplos.

Sendo assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com