TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Matematica

Ensaios: Atps Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA TABOÃO DA SERRA

PEDAGOGIA 6ºA / NOTURNO

ATPS – Fundamentos e Metodologia de Matemática

Taboão da Serra

2013

Etapa 1

Passo 1

Criação e nomeação de um blog

http://grupofocopedagogico.blogspot.com.br/

Passo 2 e 3

Quando em seu processo inicial de conceito numérico, a criança tende a prestar atenção e se interessar por atividades que tenham relação com o seu mundo infantil, então para o professor que é pesquisador e sabe interagir com o imaginário de uma criança é muito mais fácil aplicar o conteúdo necessário à faixa etária e conseguir receber retorno pedagógico de seus alunos.

Trabalhar com cálculos que envolvam objetos e situações do cotidiano infantil facilita o entendimento dos alunos, como é citado em um dos textos de pesquisa.

Na adição, por exemplo, como ela sempre está associada às ideias de juntar, ganhar mais, ideias, que adquirimos na vida e levamos para a escola, o professor incentiva as crianças a associarem o ponto de partida para o aprendizado da adição. Para o aproveitamento do estudo e das operações, pode-se trabalhar a técnica do “ganhei mais um”, é possível, ainda, desenvolver outras técnicas para fazer adições, é necessário o professor observar a melhor maneira de chamar a atenção da turma, a adição é uma operação bastante natural, pois faz parte da vida cotidiana.

Na subtração o professor também seguirá o trabalho com os conhecimentos já adquiridos, pode- se brincar com os números, pois é mais complicado para as crianças identificarem a presença da subtração, geralmente, associamos a subtração apenas ao ato de retirar, mas os atos de comparar e de completar, também fazem parte dela. Por isso é de extrema importância o professor intervir com paciência, quando a criança está nesse processo inicial da construção do conceito numérico.

Com a divisão, esperamos que as crianças compreendam o que ela significa na matemática, que nada mais é repartir um número usando outro. Para isso, é preciso que o professor realize um trabalho que tenha início nas experiências de vida da criança, onde ela, espontaneamente, reparte, divide e distribui.

A multiplicação pode ser vista como uma maneira simples de juntar valores iguais, por tanto o docente necessitará de dedicação e muita pesquisa em sua turma, só assim compreenderá a necessidade que a turma tem na multiplicação ou em qualquer outra operação.

Para o bom professor é preciso problematizar ações pedagógicas, tendo em vista a experiência de vida das crianças, pois essa valorização é muito importante para a construção do pensamento matemático e o conceito numérico.

PASSO 4

AULA:Matemática

TEMA: A História da Matemática

DURAÇÃO: Duas aulas.

OBJETIVOS:

• Conhecer a história dos números nas civilizações antigas, textos matemáticos, á invenção do ábaco etc.

• Perceber o sistema de numeração nas civilizações antigas.

• Compreender o uso e a função do número nas civilizações antigas.

CONTEÚDOS:

• Vídeo: “A história dos números das pedras ao computador”.

• A história dos números, contada de forma dinâmica

• Elaboração de um texto

• Construção de um ábaco

PROCEDIMENTOS:

Iremos desafiar os nossos alunos a refletir sobre a história dos números nas civilizações antigas.

Neste momento eles irão expressar seus conhecimentos prévios e suas hipóteses sobre os números. Problematizando na Rod iremos sugerir que as ideias sejam registradas em duplas. Exemplo:

1) Da Onde Surgiram os Números? Aqueles Números que por diversas vezes vocês já utilizaram?

2) Como Foram as Primeiras Formas de contagem?

Logo após será mostrado um vídeo chamado “A História dos números das pedras ao computador”.

Este vídeo nos mostra como foram as primeiras formas de contagem, um tempo em que a humanidade contava estritamente até 4.

ELABORAÇÃO TEXTUAL:

A partir da leitura textual em junção aos dados fornecidos pelo vídeo, os alunos irão produzir um texto individualmente, relatando a sua maneira como a matemática foi sendo inserida ao nosso meio pouco a pouco.

CONSTRUÇÃO DO ÁBACO:

Esta atividade será realizada como exercícios de fixação, ou seja, serão realizadas pelo aluno em casa. Após todo o conhecimento adquirido em sala de aula, por sua vez irá fazer uma pesquisa sobre o instrumento ÁBACO e quais são as suas utilidades que serão registradas no caderno. Depois do embasamento teórico a criança terá que fazer um ÁBACO da maneira que quiserem, utilizando material reciclável e apresentá-lo em sala de aula, dizendo pra que serve e como foi feito.

AVALIAÇÃO:

• Observar se compreenderam a história do número através de registros individuais ou participação oral.

• Compreenderam-se as funções e usos dos números relacionados com seu dia a dia.

Etapa 2

Passo 1 e 2

O ábaco é um instrumento usado desde antigamente para contar e calcular era como uma calculadora, exclusivo para operações de adição e subtração. Surgiu na Mesopotânia a mais de 5.500 anos, foi usado como calculadora, nos tempos mais antigos e hoje aperfeiçoado, pelos chineses tem a função de ensinar para as crianças várias operações.

Sua utilidade ainda nos dias de hoje auxilia no entendimento ao ensino do sistema numérico e da aritmética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com