TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Matematica

Trabalho Universitário: Atps Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Caderno de Atividades Tema 1 Pag. 01 até 20 – Questões 7 – 8 – 9 – 10.

Questão 7 :

Atualmente, a contabilidade adquire máxi¬ma seriedade nas empresas, sobretudo por ser uma ferramenta que objetiva processar e originar informações, com isso auxiliando seus gerentes na tomada de decisões im¬portantes relativas ao seu patrimônio.

Em que fase a contabilidade atinge um nível de desenvolvimento notório? Explique.

Quais outras evoluções foram observadas nessa época?

A contabilidade atinge um nível de desenvolvimento notório a partir da fase lógico-racional, ou de fase pré-científica da contabilidade. No século XVIII, o mer¬cantilismo se desenvolve mais fortemente devido à Revolução Industrial que o impulsionava, graças ao surgimento das fábricas e das máquinas a vapor. Essa nova tendência que estava surgindo mudou muitos conceitos e aprimo¬rou os conhecimento sobre empresa industrial. Assim, essas empresas foram ga¬nhando mais qualidade, além do conhecimento da administração e da contabilidade, que ganha um grande impulso.

Questão 8 :

O que toda história tem mostrado é que a contabilidade torna-se importante à medida que existe desenvolvimento econômico. No Brasil, até a década de 1960, o profissional da contabilidade era chamado de “guarda¬-livros”. Como o profissional da contabilida¬de era visto na época da Idade Moderna?

Em torno dos séculos XIV a XVI, no Renascimento, vários acontecimentos mundiais, na arte, na economia e nas nações, proporcionaram um impulso nas Ciências Contábeis, principalmente na Itália. O descobrimento das leis da Física de Galileu e Newton, Cristovão Colombo com suas descobertas, o mercantilismo, entre outros, ajudaram a observar o profissional de contabilidade, que começa a ser valorizado dentro do mercado de trabalho.

Questão 9 :

Em 1494, o frade franciscano Luca Pacioli inicia o principal marco do período da con¬tabilidade através da primeira literatura con¬tábil. Explique tal método.

A obra de Pacioli foi muito bem vista como início do pensamento científico da contabilidade, através do método das partidas dobradas, expressando a causa/efeito do fenômeno patrimonial com os termos débito e crédito.

Questão 10:

O ambiente das empresas de competitivida¬de global é internacional e está colocando, para os contabilistas e para a contabilida¬de, desafios e oportunidades de desenvolvi¬mento que poderão marcar uma nova fase na evolução da Teoria da Contabilidade. Quais as principais tendências? Explique¬-as.

a) Internacionalização dos mercados: harmonização dos princípios contábeis em nível supranacional.

b) Necessária a teoria da Contabilidade de Custos adequar-se, sem perder suas vantagens comparativas.

c) Considerar as análises mais recentes, que têm demonstrado que o modelo decisório e as necessidades de informação servem para os agentes externos e também para os agentes internos, sem a necessidade de uma existência de teoria da Contabilidade Financeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com