TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Matematica

Trabalho Universitário: Atps Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Definindo Série uniforme de pagamentos

Série de pagamentos uniformes pode ser definido como uma sucessão de recebimentos, desembolsos ou prestações de mesmo valor, representados por PMT, divididos regularmentepor um período de tempo. O montate, é calculado pela expressão abaixo:

VF=PMT[(1+i)^n – 1]

i

Na figura abaixo temos a representação gráfica do fluxo de caixa( diagrama):

Na pratica, podemos observar este conceito quando há um financiamento de automóvel, uma geladeira, uma televisão, pacote de viagens, ou qualquer outro bem ou serviço em prestações mensais iguais.

Resumindo, a série de pagamento é dita uniforme quando as quantias têm o mesmo valor e estão igualmente distribuídas no tempo.

Pagamentos uniformes postecipados

Nesta série, não ocorre pagamento no ato, ou seja, este sistema também é chamado de sistema de pagamento ou recebimento sem entrada ( 0+ n). São informados a taxa de juros( i), um prazo ( n) e o valor das prestações ( PMT). A partir daí é possível calcular o valor presente (PV) de uma serie de pagamento postecipado . A fórmula é a seguinte:

Exemplo 1: Comprei um aparelho celular, em 10 vezes iguais sem entrada . Cada parcela me custou R$ 49,07. A taxa da de parcelamento da loja é 5,5% a.m. Qual o valor a vista do aparelho?

A formula seria a seguinte:

No forma financeira, temos os seguintes dados:

Coleta

Valor das parcelas: 49,07

Taxa de juros mensal: 5,5

Numero de parcelas: 10

Valor a vista: ?

Terminologia

PMT: 49,07

I: 5,5

N: 10

PV: ?

Diagrama

Na calculadora financeira , temos o seguinte resultado:

[f] [CLx]

[49,07] [CHS] [PMT]

[5,5] [i]

[10] [n]

[PV]

Visor 369,87

Pagamentos uniformes antecipados

Nos pagamentos uniformes antecipados, ocorre o primeiro pagamento na data focal. Mais conhecido como sistema de pagamento com entrada( 1+ n). A formula algébrica é a seguinte:

Exemplo 2: Fiz uma pesquise e decidi comprar um notebook, negociei com o vendedor e darei uma entrada de R$ 308,52 + 3 parcelas neste mesmo valor. Ele me explicou que a taxa de parcelamento da loja é de 4,5 % a.m . Qual seria o valor deste notebook se eu comprasse a vista?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com