TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Matemática Financeira

Dissertações: Atps Matemática Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Inflação

Inflação é o aumento persistente dos preços a longo prazo, é dividida entre Inflação de demanda e inflação de custos; a inflação de demanda é quando há excesso de demanda agregada em relação a produção disponível, já a inflação de custos é quando o nível da demanda permanece e os custos aumentam, outra causa da inflação é a emissão exagerada de dinheiro por parte do governo, infelizmente a inflação é muito ruim para a economia de um país e quem mais sofre são os trabalhadores que não possuem uma forma de recuperar a correção inflacionária.

Pode ser medida por meio de índices como:

IGP – índice geral de preços; é calculado pela fundação Getúlio Vargas, registra a inflação dos preços desde a matéria-prima agrícola até bens e serviços finais. O IGP é formado pela média de três índices que refletem a economia, sendo eles: IPA (índice dos preços por atacado); IPC (índice de preços ao consumidor) e o INCC (índice nacional de custos da construção). A diferença entre eles é o período de pesquisa dos dados.

Podemos citar algumas formas para combater a Inflação, uma delas é a taxa de juros – utilizando a taxa básica de juros para diminuir o dinheiro em circulação, conter a expansão de crédito evitando o crescimento inflacionário. Outro exemplo é a expansão da capacidade produtiva, aumentar a oferta e diminuir os preços dos mesmos.

Imposto de Renda e Depreciação.

O imposto de renda é um tributo devido pelas empresas, que possui como base de cálculo o lucro contábil obtido pela empresa, ou seja, é a diferença entre receitas e custos/despesas. O cálculo de imposto de renda está vinculado a depreciação do ativo, para melhor entendermos, a depreciação é uma despesa contábil que reconhece que o ativo perde seu valor ao longo do tempo, abate o lucro operacional portanto diminui o cálculo do imposto de renda. O IR estabelece que a cota de depreciação seja registrada como custo operacional, e as taxas mais comuns são de 5 anos para veículos, 10 anos para maquinas, equipamentos, móveis e 25 anos para construções e edifícios.

A depreciação é um custo sem desembolso, pode ser vista como uma provisão para reposição de equipamentos.

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »