TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Nutrição

Pesquisas Acadêmicas: Atps Nutrição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

As organizações profissionais — Sindicatos e Associações Profissionais, são em número de 10(dez) — quatro e seis respectivamente. Os sindicatos existem nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal.

As entidades científico-culturais até 1983 eram de Nutricionistas, hoje são estatutariamente de Nutrição, porém congregam nos seus quadros quase que exclusivamente nutricionistas. São dezesseis Associações de Nutrição no País, congregadas pela Federação Brasileira de Nutrição — FEBRAN.

Pela jovialidade da profissão e da sua organização na sociedade, o caminho a trilhar é ainda muito grande e as perspectivas de crescimento muito amplas, apesar das limitações que se impõem em relação a formação do profissional e algumas restrições quanto ao mercado de trabalho.

Ainda, em relação a formação e a pós-graduação em Nutrição, há também restrições, pois até hoje existem apenas dois Cursos de Pós-graduação em Nutrição no país: um em Recife (UFPE) e outro no Rio de Janeiro (UFRJ); existem outros cursos que têm servido para a capacitação de pessoal de Nutrição, mas na área de Alimentos e Tecnologia; havendo em São Paulo (FSP/USP) no Curso de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Saúde Pública, opção em Nutrição.

O que se observa é que a profissão está em expansão e tem ainda espaços a ocupar, principalmente no setor Saúde diretamente: reordenando-se as práticas em equipes, quer seja ao nível da prevenção, quer da recuperação, há espaços claros para o profissional de nutrição que ao longo dos anos vêm experimentando um aproveitamento parcial pelo mercado de trabalho, ou seja, o mercado o tem absorvido naqueles setores de maior interesse e evidência; estando porém em aberto um campo de trabalho, muito maior do que se apresenta no mercado.

Isto se for considerado que além de um mero técnico "calculador de dietas e planejador de cardápios", este é um profissional formado em Nutrição, procurando entender e estudar o fenômeno na sua totalidade e é neste aspecto do ensino que a Federação Brasileira de Nutrição tem se ocupado e preocupado — melhoria qualitativa da formação do profissional. Considerando o papel e a utilidade social que tem o profissional de Nutrição num país nas condições do Brasil.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

1 — ALIMENTAÇÃO do trabalhador: quem ganha com ela? R. Alim. Nutr. 2(3) 12-27, jan ./mar., 1981.

2 — BOLETIM DO CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Inscritos nos CRNs até junho de 1986. Brasília, jul./ago., 1986.

3 — BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Os cursos de nutrição no Brasil: evolução, corpo docente, currículo. Brasília, 1982. (Série Cadernos de Ciências da Saúde, 6)

4 — COZINHA industrial: um mercado em expansão. R. Alim. Nutr., 3(7): 12-21,jan./mar., 1982.

5 — FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO. Nutricionistas: lei que regulamenta a profissão, perfil profissional e mercado de trabalho. Brasília, 1986.

6 — NOGUEIRA, R.P. Dinâmica do mercado de trabalho em saúde no Brasil. Brasília, OPS/OMS, 1986. (Monografia, GAP 1)

7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com