TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Sistema Da Informaçao

Pesquisas Acadêmicas: Atps Sistema Da Informaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  2.438 Palavras (10 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 10

patricia.escobilha@gmail.com

RESUMO

Este trabalho mostra o que é um SIG (Sistema de Informação gerencial) em uma aplicação prática e quais os resultados alcançados. O SIG não é simplesmente um modismo na gestão já que seus conceitos e aplicações práticas vêm de algumas décadas atrás. Com esse sistema o gestor pode se firmar numa base sólida de administração para coletar informações e tomar as melhores decisões possíveis, objetivando sempre maximizar os benefícios de sua empresa. Também, conforme será exposto no presente trabalho, esse sistema permite reavaliar decisões já tomadas comparando com os padrões exigidos pela empresa para obter uma melhor fase decisória.

Palavras-chave: Sistemas. Informação. Gerencial.

INTRODUÇÃO

Atualmente muitos administradores gerenciam suas empresas de forma simples sem planejamento que acarretam decisões equivocadas e erradas, logo geram prejuízo para a empresa e levam ao caos administrativo. Para ajudar o gestor existe o SIG (Sistemas de Informações Gerenciais). Oliveira (2008) define os sistemas de informações gerenciais como processos utilizados para transformar dados em informações que auxiliem no processo decisório da empresa.

O objetivo geral deste artigo é apresentar de forma resumida o funcionamento e aplicação prática de um sistema de informações gerenciais. Espera-se discutir os resultados obtidos com a utilização do sistema de informações gerenciais de um modo geral para a empresa. Pretende-se demonstrar os ganhos em termos de velocidade na obtenção de indicadores, na avaliação destes e na aplicação de medidas para a obtenção das metas estipuladas além de apresentar se houve o retorno financeiro gerado pela utilização do sistema, justificando a implantação do sistema e sua manutenção.

Para coletar os dados, foi aplicado um questionário aberto com questões abertas, aplicadas de forma oral, conforme GIL (2007). Este questionário foi aplicado ao gerente de vendas de uma empresa da cidade de Rio do Sul – Santa Catarina, no início do mês de novembro de 2011, que atua no mercado nacional e internacional.

Justifica-se abordar tal tema porque muitos gestores ainda não conhecem tal ferramenta e seu poder de maximização na administração de uma empresa.

ETAPA 1

PASSO 1 ao 2

DIFERENTES APLICABILIDADES DOS SISTEMAS DE INFOMAÇÕES GERENCIAIS

Atualmente vemos um cenário de grande competitividade entre as empresas nos mais diversos segmentos e para que possam obter êxito nessa acirrada disputa em busca de resultados cada vez mais ambiciosos. Além da manutenção e da satisfação de seus clientes, as empresas são obrigadas a lançar mão da utilização de ferramentas de otimização do gerenciamento das informações disponíveis em suas bases de dados, possibilita os executivos e gestores tomar suas decisões com base em informações atuais e fidedignas. Diminuindo então significativamente o tempo de resposta aos diversos comportamentos do mercado e da própria empresa.

Uma das ferramentas que pode ser usada para essa finalidade são os sistemas de informações gerencias - SIG. Este tema é de grande importância para as empresas que querem e pensam em sobreviver num mundo dinâmico, onde mercados financeiros flutuam constantemente, o cenário político é incerto, etc. Todos esses fatores adicionados a uma má gestão geram decisões equivocadas que levam ao insucesso de uma empresa. Portanto é de extrema valia implantar tal sistema, visto que não é mais um modismo de administração, mas sim algo sólido e no final se tornará um dos pilares para o sucesso da empresa. Lembrando que em relação à necessidade de informações mais depuradas e que segundo Oliveira (2008, p.73)“...a eficácia empresarial está sendo seriamente prejudicada por sistemas que, simplesmente, produzem enormes quantidades de dados e informações que não são trabalhados e utilizados”.

Tais ferramentas segundo Oliveira (2008) permitem aos gestores obter de forma dinâmica e prática as informações necessárias para embasar as decisões que norteiam as empresas, seja em questões administrativas internas, em estratégias de vendas ou outras áreas que necessitem de uma gestão mais apurada de indicadores. Basicamente os sistemas de informações gerenciais são conjuntos de dados que são transformados em informações organizadas e estruturadas de forma que possam ser utilizadas para dar suporte ao processo decisório da empresa, proporcionando, ainda, sustentação administrativa para aprimorar os resultados esperados.

Segundo Oliveira (2008), os sistemas de informações gerenciais tornam-se indispensáveis, pois na grande maioria das empresas que utilizam sistemas informatizados, há muitos dados que estão à disposição, mas esses dados por si não podem ser utilizados no processo de tomada de decisões sem antes passar por um processo de conversão, de transformação, fazendo com que se tornem efetivamente informações. É nesta etapa onde os sistemas de informações gerenciais atuam, compilando estes conjuntos de dados em informações processadas.

É bastante comum a utilização das informações orçamentárias para o processo de tomada de decisão, considerando que elas servem de parâmetro para projeção da futura situação econômica da empresa. Para Carvalho (2009) a utilização dos recursos de Tecnologia da Informação (TI) é indispensável para a gestão de qualquer negócio, seja por exigências fiscais, seja pela busca de eficiência operacional, redução de custos ou até mesmo para conseguir manter-se competitivo.

O sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisão gerencial. Papel da TI na organização (a TI pode ser usada estrategicamente para melhorar a qualidade do desempenho do negócio, uma empresa pode usar TI para ajudá-la a tornar-se uma empresa ágil que possa reagir rapidamente às alterações de seu ambiente). Um dos grandes desafios dos sistemas de informações é garantir a qualidade da informação tornando se confiável aos olhos das organizações e seus gestores, sendo um diferencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com