TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps TECNIVAS DE NEGOCIAÇÃO

Casos: Atps TECNIVAS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.741 Palavras (11 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 11

oteiro de preparação para Negociações Salariais

Muitas pessoas ficam com receio de pedir aumento salarial com medo de receber uma resposta negativa e não saber lidar com está situação.

O fato é que receber um NÃO do seu Superior a respeito de um aumento salarial não é nada agradável, porem, tem que encarar o não como uma forma de aprendizado, tentando evoluir na sua carreira profissional.

O sucesso de sua negociação vai depender do seu planejamento, faça um levantamento de tudo.

Seu crescimento profissional dentro da empresa, suas

metas batidas, o quanto a empresa cresceu nos últimos anos, projetos que criou na empresa e que com os bons resultados melhoraram o aumento da produtividade gerando melhores rendimentos para a empresa.

Buscar informações no mercado do salário de seu cargo e verifique também os benefícios tais como Comissão ou Premiações, Alimentação, Assistência Medica entre outros, pois estes também são alguns benefícios que entram como um complemento salarial que podem também ser negociados.

Busque elaborar possíveis perguntas que possam ser feitas e uma resposta para cada uma delas assim não será pego desprevenido.

Quando estiver preparado com todas estas informações nas mãos é hora de definir quando e como chegar ao seu superior para esta conversa, espere um dia menos agitado e que ambos estejam calmos, é importante também saber o tempo que terá disponível para está conversa.

Não se esqueça é muito importante mostrar que o aumento salarial pode aumentar sua lealdade na empresa e seus rendimentos.

ETAPA 1

Passo 3

DEFINIÇÃO DE NEGOCIAÇÃO

O QUE É NEGOCIAÇÃO?

“É o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma “rede de tensão” - Herb. Coehn, 1980;

“Negociação é processo de comunicação bilateral com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta” - Fisher & Ury, 1985;

“Negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo sobre diferentes idéias e necessidades”- Acuff, 1993.

A negociação é um processo que faz parte do nosso dia a dia.

Nossa vida é fundamentalmente influenciada pelas nossas relações pessoais e em cada encontro nos envolvemos em algum tipo de negociação.

Segundo Herb. Cohen, um dos mais destacados autores sobre negociação, “A maneira como você encara estes encontros determinará não somente se irá prosperar, mas também se gozará ou não de uma vida cheia de prazer e satisfação”.

O processo de negociação pode acontecer muitas vezes, sem nos darmos conta de que ele esta acontecendo, por exemplo; quando tentamos convencer nosso filho a sair da cama para ir ao cinema,Ou seja, não é necessário sentar em uma grande mesa de reunião para discutir um contrato de milhões para que se inicie um processo de negociação.

O processo de negociação pode ser analisado sob pelo menos três diferentes aspectos; o sociológico, o filosófico e o instrumental.

O processo sociológico se inicia quando um grupo de pessoas com atividades comuns usa a comunicação através da linguagem, com o objetivo de por em prática um propósito comum, que é o acordo.

Sob a ótica filosófica, o processo de negociação deveria ser uma busca pela troca justa entre as partes, isto porque, apesar de muitas vezes em posições antagônicas, os oponentes compõem partes essenciais de uma situação.

Analisando sob este ponto de vista, pode-se dizer que o processo de negociação é a busca pela troca justa entre as partes.

Mais recentemente muitos estudos sobre o processo de

negociação têm sido realizados por universidades, empresas, pesquisadores e várias obras sobre o assunto têm sido publicadas.

Entre os autores que mais se destacaram estão Roger Fisher e William URV que escreveram vários livros, entre eles:-“Como chegar ao sim;A negociação de acordos sem concessão”, que foi resultado de um projeto sobre negociação patrocinado pela Harvard University.

ETAPA 2

Passo 2

INTRODUÇÃO

“Nada há no mundo que seja repartido mais eqüitativamente do que a razão. Todos são convencidos de tê-la em quantidade suficiente”.

Decartes

Antes de adentrar-se pelo principal assunto que este artigo tratará é de essencial importância conhecer o que é negociação.

Para ACUFF (1993, p.21): “a negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidade”.

De acordo com Junqueira (2003a), vice-presidente do Instituto M. Vianna Costa curta (MVC):

Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.

Deste modo, é inegável que a arte de negociar está presente em boa parte

dos momentos da vida, desde quem vai ao mercado comprar carne a decisões de grandes investimentos. As decisões que são derivadas das negociações são diretamente ligadas ao bem estar das pessoas, e é óbvio que isto é real também para a conclusão das negociações das quais estas pessoas fazem parte.

As esferas das negociações sempre necessariamente estão em mudança. Pressupostos de hoje podem não mais ser válidos amanhã. E também o próprio potencial negociador deve estar sempre em busca incansável de desenvolvimento, para que por consequência possam antecipar-se as mudanças, administrando-as favoravelmente.

HABILIDADES NECESSÁRIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com