TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teoria Da Contabilidade, Etapa 1 E 2

Ensaios: Atps Teoria Da Contabilidade, Etapa 1 E 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

A Atividade Prática Supervisionada, voltada para a área de Contabilidade, é um importante instrumento de aprendizado, pois se pode colocar e prática tudo aquilo que se aprende em sala de aula.

Entender Contabilidade desde a sua criação nos primórdios é um fator mais do que importante para a sua prática no dia-a-dia, bem como outros conceitos básicos como Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Despesas, Receitas, etc. O que se deve observar não é apenas a teoria, mas sim como e ao que ela se aplica, desenvolvendo estudos de caso e buscando em outras fontes de pesquisa o material necessário para realizar um bom aprendizado. Pontos como o trabalho individual e em equipe e a realização de debates são importantes para o desenvolvimento de habilidades pessoais como responsabilidade e respeito com e ao próximo. O trabalho que segue, explana a introdução a Contabilidade, levando-nos a entender a estrutura inicial do curso para que ocorra a continuidade no processo de aprendizado nas próximas etapas que virão.

Resumo – artigo: “O objetivo da Contabilidade”

O artigo define a Contabilidade como um sistema de registros de qualquer natureza (econômico, financeiro, produtivo e físico), que visam prover as informações para auxiliar na tomada de decisões e no gerenciamento da empresa, ou seja, em outras palavras a Contabilidade é o “braço direito” de um administrador.Essas informações também são fornecidas aos “stakeholders” (pessoas físicas ou jurídicas – inclusive o Governo) que possuem interesses diretos ou indiretos na organização.

O Núcleo Central da Contabilidade é constituído pelas informações de natureza econômica e financeira, as informações de natureza produtiva e física são complementares.

A empresa deve apresentar dados precisos para a devida apuração do resultado e avaliação da situação patrimonial. Se houverem informações não explicitas ou divergentes devem ser feitos quadros complementares ou notas explicativas. A essência, a natureza verdadeira da operação deve prevalecer sobre a forma, pois caso contrário, a empresa terá divergências em seu Balanço Patrimonial e nas outras demonstrações. Como a contabilidade tem um foro de relacionamento com terceiros é importante a veracidade das informações, sendo de forma clara e explicativa, porque o que gera dúvida pode fazer com que eventuais credores, por exemplo, tomem decisões mais conservadoras devido à falta de confiabilidade no balanço contábil.

O Estado, com o intuito de viabilizar a credibilidade dessas informações, institui regras, procedimentos jurídicos e tributos que as empresas, de um modo geral, precisam acatar e recolher, cada qual dentro do seu enquadramento tributário, como por exemplo, obrigação principal (ocorrência do fato gerador com o objetivo o pagamento de tributos) e obrigação acessória (ocorrência da legislação tributária como: entrega de declarações, escrituração de livros fiscais e emissão de documentos fiscais).

Devemos observar que o artigo deixa claro que a Contabilidade não é apenas uma ciência social, mas a soma de duas ciências, pois ela exerce a característica social quanto às suas finalidades e exerce a sua característica quantitativa com relação à mensuração dos dados, pois é por métodos quantitativos que se realiza a equação patrimonial em que o Ativo é o resultado da soma entreo Passivo e o Patrimônio Líquido da empresa.

Dissertação – tema: “Semelhanças entre a nossa vida financeira e a de uma empresa”

Existem diversas semelhanças entre a nossa vida financeira particular e a vida financeira de uma empresa. Basicamente ambas visam lucro ou no mínimo a estabilidade financeira.

Para que haja um equilíbrio em ambas é necessário se fazer um controle de despesas para não se gastar mais do que se recebe. O planejamento é algo que também pode ajudar no controle desses gastos, almejando o resultado positivo e a realização de objetivos. Deve se fazer um planejamento prévio de cada decisão a ser tomada, visando riscos possíveis para sanar problemas futuros.

Por exemplo, em uma vida familiar é necessário se fazer o planejamento de gastos, ter uma equipe entrosada (no âmbito familiar), um dos cônjuges deve ter uma mente criativa para desenvolver situações em que envolva toda a família para que não caia em uma rotina. Se a família se funda sem estrutura um dos “setores da família” com certeza não caminhará bem, entrando em conflito e provocando uma possível desunião.

Como em uma organização, se um dos setores da empresa não estiver em harmonia com o todo provavelmente irá prejudicar ou causar algum dano nos outros setores da empresa.

Uma organização com um bom planejamento, uma equipe entrosada e organizada, com controles de gastos e ganhos, tem maiores chances de sobreviver neste mercado competitivo e globalizado que enfrentamos hoje, só existem os preparados ou melhores.

Resumo – Artigo: “Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas: Uma análise do ensino da Teoria da Contabilidade”

O estudo dos conceitos de Contabilidade é importante, não apenas para estudantes, docentes e pesquisadores, mas para quem já opera a contabilidade profissionalmente. Porque a cada dia que passa, instituições querem demonstrativos que reflitam valores que cheguem cada vez mais perto da realidade patrimonial de uma entidade.

No artigo são citados alguns autores, entre eles Iudícibus (2009) que classifica o conceito de Ativo como núcleo fundamental da teoria contábil, o conceito de ativo nem sempre é devidamente compreendido por estudantes.

No início da década de 90, com a chegada no mercado dos sistemas ERP’s, muitos diziam que a profissão de contador estaria com os dias contados, pois a oferta de trabalho seria escassa, uma vez que esses sistemas de informações integradas fariam todo trabalho e a necessidade de um contador seria mais restrita. Isso não aconteceu, porque esses sistemas, de fato, melhoraram consideravelmente a rapidez de informações e qualidade de comunicação, mas os conceitos e os fenômenos contábeis sempre estarão ali, por mais sofisticado que o sistema seja, nem sempre ele será capaz de conceituar sozinho um fato e aplicar a teoria na prática, uma vez que a prática contábil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com