TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuais Em Psicologia

Dissertações: Atuais Em Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  3.011 Palavras (13 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 13

ATUAIS EM PSICOLOGIA

Talita Felisberto Rodrigues

Prof.ª Claudia Francisco

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 0718) – pratica modulo I

14/06/2013

RESUMO

Hoje muitos dos problemas das crianças e adolescentes vêm de uma crise de valores que está se produzindo em nossa sociedade em geral, e claro, na escola. Em um mundo cada vez mais globalizado, a informação chega diariamente aos lares, mostrando uma infinidade de cenários de violência, apelo sexual, ridicularizarão das pessoas. Ao mesmo tempo, a família como instituição esta demonstrando fortes mudanças com a incorporação da mulher ao trabalho e a cada vez mais freqüente separação dos casais, transformando-se em mono parental, no próprio lar, muitas crianças aprendem sobre a violência e os maus tratos, a falta de respeito com os mais velhos etc. Os pais exercem um papel muito importante na formação da criança, pois são a partir deles que as crianças têm os primeiros contatos com as emoções, eles devem estar preparados para lidar com todo tipo de influência para conseguirem educar direito seus filhos e lidar com todo tipo de situação.

Palavras-chave: Crise de valores. Mono parental. Influências.

1 INTRODUÇÃO

Veremos neste trabalho os temas atuais em psicologia o quanto inportante é esclarecer esses temas para todas as pessoas. Entender de formas mas simple os assuntos como a importancia da familia, a agressividade e violencia, os meios de comunicação.

A familia é ossunto mas abordado neste trabalho porque a participação afetiva interfere muito na identidade do ser humano. A familia tem que estar atenta aos problemas das crianças e adolescentes, e deve estar pronta para interferir da melhor maneira possivel visando sempre o bem estar dos seus filhos.

Para lidar com todos esses assuntos e resolver todos os problemas gerados por uma familia desestruturada, agressividade, as influencias de todos os tipos é necessario muita que tudo seja tratado com claresa e bem definidas vizando sempre o bem estar do ser hunano.

2 FAMILIA

Desde o inicio do século XIX até os dia de hoje houveram grandes mudanças nas famílias , mudanças sociais e culturais que caracterizam a sociedade moderna, as relações familiares, e os tipos de famílias.

Hoje as famílias são bem diferentes das famílias de antigamente, uma das grandes mudanças foi a mulher ter que se introduzir no mercado de trabalho, o que fez com que ela se tornasse importante no sustento da família, sendo que hoje existem muitas famílias lideradas por mulheres, pois existem muitos casos de mães solteiras, viúvas, separadas que comandam a família.

Outra coisa que mudou foi a forma do casamento ser visto, hoje ele não é mas realizado como um negócio, é realizado por interesses individuais, a relação entre pais e filhos se tornou mas intima, trazendo uma educação mas liberal, o pai não é mas visto como único provedor e hoje ele pode ser mas cobrado na educação dos filhos e assuntos doméstico.

2.1 IMPORTANCIA DA FAMILIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

A família é uma das instituições, mas antigas da sociedade. Os pais exercem um papel muito importante dentro da família, pois é através deles que a criança da inicio a seu contato social. É na família que a criança forma suas primeiras ligações afetivas. Mesmo com todas as mudanças a família não perdeu o papel importante que tem na formação de uma criança.

A família é responsável por promover a socialização infantil, é quando a criança aprende a desenvolver seus valores, a ter afeto selecionando suas relações. É na família que a criança acha o suporte para enfrentar as dificuldades.

Independentemente da sua estrutura e configuração, a familia é o palco em que vivem as emoções mais imtensas e marcantesda experiencia humana. É o lugar onde é possivel a convivencia do amor e do ódio, da alegria e da tristeza, do desespero e da esperança A busca do equilibrio entre tais emoções, somada as diversas transformações na configuração deste grupo social, tem se caracterizado uma tarefa ainda mais complexa a ser realizada pelas novas familias. (WAGNER, 2002, p. 37).

2.2 IMPORTANCIA DA FAMILIA E DA ESCOLA

Como vimos a organização da família vem se transformando com o passar dos tempos, porém, em todos os tempos e seja qual for sua formação a família deve desempenhar funções educativas, transmitir valores, fornecer modelos de formação para a criança viver bem e estabelecer suas relações.

A família é o primeiro grupo de mediação da criança com o mundo social e é responsável pela sua sobrevivência física e mental, no seio familiar. Também deve se concretizar o exercício dos direitos das crianças e do adolescente, como cuidados essenciais para possibilitar seu crescimento e desenvolvimento, antes de seu nascimento o indivíduo já ocupa um lugar na família, desta forma a função da família é tão importante que, na sua ausência deve-se oferecer à criança e ao adolescente uma família substituta que se responsabilize pela transmissão desses valores e condição para inserção na vida social.

Os pais são para os filhos os primeiros modelos de como os adultos se comportam, de como ser homem ou ser mulher, a criança incorporará a cultura que a família reproduzir em seu interior.

Mas nos dias de hoje devido a vários motivos, como por exemplo a inserção da mulher no mercado de trabalho a família passou a dividir a função de introduzir o indivíduo na sociedade com instituições educacionais como: creches, pré-escolas e escolas e isso acontece em todas as classes sociais.

A escola acabou se tornando uma das instituições sociais de maior importância em mediar esta relação entre indivíduo e sociedade caracterizando a transmissão cultural, de valores morais, de comportamento e socialização, é uma instituição que trabalha a serviço da sociedade ocupando grande parte da vida de seus alunos e cada vez mais substituindo as famílias em ensinamentos como: orientação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com