TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Biomédico na Anatomia Patológica

Por:   •  14/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  2.490 Visualizações

Página 1 de 3

Metodologia do Trabalho Acadêmico

        

Atuação do Biomédico na Anatomia Patológica

Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico, como requisito de avaliação, orientado pela professora ..........................................

RESUMO

Este trabalho tem como base de pesquisa à atuação do Biomédico na área de: Anatomia Patológica. O biomédico neste âmbito é responsável pelo diagnóstico de materiais biológicos e celulares, por meio de estudo macroscópico e microscópico de peças cirúrgicas, gerando os respectivos laudos, auxiliando nos tratamentos, conferem prognósticos que vão cooperar à qualidade e agilidade do atendimento médico.

PALAVRA-CHAVE: área de atuação; biomédico; anatomia patológica.

DESENVOLVIMENTO

No campo do patologista, existe uma ampla atuação. De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (Resolução Nº 145, de 30 de Agosto de 2007),

O biomédico habilitado em Anatomia Patológica poderá militar e realizar: a) macroscopia, b) microtomia, c) diagnósticos histoquímicos e imunohistoquímicos, firmando os respectivos laudos, d) técnicas de biopsia de congelação, e) técnicas de necropsia, f) diagnóstico molecular, firmando o respectivo laudo, g) processamento das amostras histopatológicas.

        

        Apesar de haver discussões; se compete à biomedicina esta atuação. O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) reconhece como uma das habilitações biomédicas e ressalva: “Estão aptos a exercer a função de patologistas mediante especialização após o término da graduação”. A especialização pode levar 2 ou 3 anos, dependendo da instituição escolhida, e possui um leque de variedades no mercado de trabalho, pois o profissional habilitado pode atuar em clínicas, laboratórios, hospitais e universidades”. Surge também a possibilidade de mudar o nome desta especialidade, para o biomédico, pra histotecnologia.

Assunto ainda indefinido. O Conselho Federal de Biomedicina Incluiu os seguintes procedimentos:

-Processamento de amostras histológicas (fragamento de tecido humano produto de biópsia) para análise macroscópica, imunohistoquímica, citoquímica e molecular, firmando os respectivos laudos.
- Técnicas auxiliares de necropsia e análises forenses, sob supervisão de profissional médico devidamente habilitado.
- Gestão administrativa, controle de qualidade interno e externo de Laboratórios Histotecnológicos e congêneres públicos e privados

A Resolução CFBM n° 239/2014, foi publicada no Diário Oficial da União em 08.07.2014.

        Destrinchamos as competências do biomédico nas áreas atribuídas, relacionadas à anatomia patológica:

        Na macroscopia, um exemplo é autópsia ou necrópsia, “é um procedimento que consiste em examinar um cadáver para determinar a causa e modo de morte”.

Na microscopia, inclui a biópsia, são estudos microscópicos de preparos histológicos, retirados de cirurgias. Procedimento de notável eficiência para o diagnóstico médico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com