TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Ambiental Com Foco Na Responsabilidade Social

Casos: Auditoria Ambiental Com Foco Na Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  565 Visualizações

A utilização de auditorias ambientais em empresas industriais originou-se nos EUA e Inglaterra, em meados da década de 70. As auditorias foram concebidas como instrumentos para verificar, de forma objetiva, os níveis de conformidade das atividades produtivas em relação a normas ambientais vigentes, e fornecer dados que permitissem aprimorar a gestão ambiental da empresa como um todo. No Canadá, as auditorias ambientais são parte rotineira da gestão ambiental de empresas privadas, sendo utilizadas regularmente por cerca de 76% das empresas privadas e 11% das organizações governamentais (Thompson & Wilson, 1994).

Auditorias ambientais podem ser definidas como formas sistemáticas de se avaliar o desempenho ambiental de sistemas, políticas e práticas de uma empresa; identificando o modo como o meio ambiente é afetado por estes sistemas / políticas / práticas; e gerando ajustes e correções onde necessários. Basicamente, auditorias ambientais devem observar quatro aspectos principais, na empresa e nas suas instalações:

· atendimento a requisitos legais e requisitos de órgãos ambientais;

· conformidade com a política ambiental da empresa;

· gestão dos aspectos ambientais da empresa;

· plano de ação para correção de deficiências identificadas nos itens anteriores. Da forma como são praticadas atualmente na América do Norte, as auditorias ambientais encaixam-se em três categorias principais

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com