TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Interna

Ensaios: Auditoria Interna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  8.768 Palavras (36 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 36

2 AUDITORIA

A Auditoria é um levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e demonstrações financeiras de uma entidade. Existem dois tipos de auditoria: Auditoria Interna ou Operacional e Auditoria Externa ou Independente. Abordaremos a Auditoria Interna, esta tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados de uma organização.

2.1 ORIGENS DA AUDITORIA

Segundo Perez Junior (2006), a prática da auditoria surgiu provavelmente no século XV ou XVI, na Itália. Os precursores da contabilidade foram os italianos, principalmente o clero italiano que a essa época era o responsável pelos principais empreendimentos estruturados da Europa moderna ou medieval. Inicialmente, os trabalhos realizados como auditoria eram bastante limitados, restringindo-se, em regra, à verificação dos registros contábeis, com vistas à comprovação de sua exatidão.

Com a evolução da Ciência Contábil, que se tornou imprescindível à administração das empresas, desenvolveu-se também, de forma notável, a técnica de auditoria, a ponto de hoje não ser ela um instrumento de mera observação apenas, estático, mas também de orientação, de interpretação e de previsão de fatos, tornando-se dinâmica e ainda em constante evolução.

A auditoria nasceu, portanto da necessidade de tanto os administradores quanto os investidores terem certeza de que os números mostrados através das demonstrações financeiras representam adequadamente a posição econômica financeira da empresa em questão. (ALMEIDA, 2003, p.29).

De acordo com Almeida, Cavalcante (2003), auditoria é uma atividade relativamente nova no Brasil, ainda no estágio embrionário em termos de técnicas, haja vista que as legislações especificas brasileiras vem abordando superficialmente o assusto sem definir de forma clara e precisa os procedimentos que os profissionais da área deveriam adotar por ocasião das auditorias das demonstrações financeiras.

2.2 CONCEITO DE AUDITORIA INTERNA

Auditoria é a técnica contábil que através dos procedimentos específicos que lhe são peculiares, aplicados no exame de registros e documentos, inspeções e na obtenção de informações e confirmações, relacionadas com controle do patrimônio de uma entidade, objetivando obter elementos de convicção que permitam julgar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos e se as demonstrações nelas decorrentes refletem adequadamente a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.

Segundo Castro & Lima (2002: pág 13): auditoria é o exame cientifico e sistemático dos livros, contas comprovantes e outros registros financeiros com o propósito de determinar a integridade do sistema de controle interno contábil das demonstrações financeiras bem como resultado das operações e assessorar a companhia no aprimoramento de controles contábeis e administrados.

A Auditoria Interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados de uma organização.

A auditoria interna é uma atividade da avaliação independente dentro de uma organização para revisar as operações contábeis, financeiras e outras, com finalidade de prestar serviços à administração. É um controle administrativo cuja função á medir e avaliar a eficiência dos outros controles. (MAGALHÃES, 2001, p.19).

Segundo Attie (1992), a proposta da auditoria interna é auxiliar os membros da administração a desincumbirem de suas responsabilidades. Para tanto, a auditoria interna lhes fornece análise, avaliações, recomendações, assessoria e informações relativas às atividades examinadas.

A auditoria interna, através de suas atividades de trabalho, serve à administração como meio de identificação de que todos os procedimentos internos e políticas pela companhia, assim como os sistemas contábeis e de controle interno, estão sendo efetivamente seguidos e que as transações realizadas estão refletidas contabilmente em concordância com os critérios previamente definidos. (ATTIE, 1992, p.29).

O supracitado conceito encerra o significado mais abrangente que o conjunto de palavras que o compõe. Aborda a fidedignidade de uma situação a ser demonstrada aos usuários, envolvendo mais que mera atestação de conformidade unicamente dos usuários externos das informações.

2.2.1 Auditoria Operacional

Auditoria operacional é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

O crescimento da auditoria operacional no setor público, pode ser atribuída no desenvolvimento das demandas legislativas por informações úteis sobre os aspectos de economicidade das operações governamentais. As informações operacionais ajudam nas tomadas de decisões sobre orçamentos, na implementação de medidas corretivas e na supervisão superior, como meio de melhorar a prestação de contas perante o público.

As auditorias operacionais podem examinar, em um mesmo trabalho, uma ou mais das principais dimensões de análise. O exame da economicidade poderá abranger a verificação de práticas gerenciais, sistemas de gerenciamento, benchmarking de processos de compra e outros procedimentos afetos à auditoria operacional.

Segundo Jund (2001, p.94), “o objetivo geral da auditoria operacional é assessorar a administração no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades, avaliando se a organização, departamento, atividades, sistemas, funções, operações e programas auditados estão atingindo os objetivos organizacionais e gerenciais com a eficiência, eficácia e economia (é a chamada auditoria dos 3 E's), na obtenção e utilização dos recursos (financeiros, materiais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.1 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com