TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Interna

Trabalho Universitário: Auditoria Interna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

1. AUDITORIA INTERNA

1.1 ORIGEM E HISTÓRICO DA AUDITORIA INTERNA

Há cerca de cinquenta anos a auditoria interna vem sendo adotada por empresas de médio e grande porte como instrumento de gestão nos Estados Unidos. Contudo, sua existência foi reconhecida por apenas há vinte anos.

No Brasil, a auditoria interna vem sendo adotada pelas empresas há anos, entretanto o seu reconhecimento deu-se apenas nos últimos anos, durante os quais atravessa um processo de transformação e especialização, deixando de adotar uma postura fiscalizadora e punitiva e passando a uma postura técnica e de assistência à empresa.

1.2 CONCEITO DE AUDITORIA

A palavra "auditoria" origina-se do latim audire (ouvir). Auditoria é uma técnica de avaliação, por revisão e análise, com o objetivo de opinar sobre o comportamento patrimonial, sobre a gestão de administradores, sobre a conduta de pessoas às quais se confiam bens ou riquezas, sobre o destino de fundos e recursos.

1.3 CONCEITO DE AUDITORIA INTERNA

A auditoria interna é mais recente, sendo considerada como uma atividade independente, de avaliação objetiva e de consultoria, que busca agregar valor e melhorar as operações de uma organização na consecução dos seus objetivos.

Auditoria interna é uma atividade destinada a observar, indagar, questionar etc. Trata-se de um controle administrativo, cuja função é avaliar a eficiência e eficácia de outros controles.

Neste sentido, as atividades de auditoria e de controle interno se tornam cada vez mais importantes nas organizações, em especial nas empresas que estão em crescimento e que necessitam de informações confiáveis a respeito de sua situação e de seu desempenho.

A auditoria interna é uma atividade que ainda esta se desenvolvendo e tem uma importância considerável para a administração de uma entidade. E é por isso que, existindo uma auditoria interna eficiente e atuante, tem-se um ponto forte para efeito de controle interno.

Sendo assim, podemos conceituar controles internos como "todos os instrumentos da organização destinados à vigilância, fiscalização e verificação, que permitam prever, observar, dirigir ou governar os acontecimentos que se verificam dentro da empresa e que produzam reflexos em seu patrimônio”.

1.4 OBJETIVOS DA AUDITORIA INTERNA

O objetivo geral da auditoria interna é avaliar e prestar ajuda a alta administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas.

Auditoria de Recursos Humanos é uma analise aprofundada sobre o sistema de funcionamento que envolve a área de recursos humanos, sob os aspectos: qualidade e serviço (gestão de pessoas), rotinas burocratizadas de gestão de pessoal, a fim de prevenir e ou evitar demandas judiciais e infrações administrativas.

O principal objetivo da Auditoria de Recursos Humanos está em mostrar como os processos estão funcionando, identificando práticas onde poderá ser prejudiciais à organização. O Auditor de RH é um profissional hábito a examinar, sintética e analiticamente todas as operações trabalhistas, direitos e deveres do empregado e empregador, e posteriormente desenvolvendo um relatório demonstrando um parecer, onde caso haja irregularidades ele sugere ações que a empresa poderá desenvolver. A Auditoria de Recursos Humanos pode ser utilizada em diversas áreas da empresa, podendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com