TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria operacional interna

Tese: Auditoria operacional interna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Tese  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A auditoria privada surgiu então da necessidade de confirmação por parte dos investidores e proprietários, dos valores retratados no patrimônio das empresas que possuíam ou as que pretendiam realizar seus investimentos, principalmente com o grande crescimento econômico-financeiro e com o aparecimento das grandes empresas que são representadas em vários países. Dessa especialização surgiu uma ramificação que foi chamada de auditoria interna. A auditoria interna é a tarefa designada a avaliar de forma independente, dentro de uma entidade, os controles contábeis, financeiros e de outros tipos, no sentido de auxiliar a administração.

A auditoria operacional privada consiste em uma metodologia específica que visa contribuir para o aperfeiçoamento do processo operacional privado, por meio da elaboração de informações atualizadas e por recomendação de ações que melhore a capacidade operacional, o cumprimento de metas ou dos resultados da política privada.

A auditoria privada visa avaliar o desempenho de programas e atividades aplicadas em uma entidade privada por meio do emprego de técnicas criteriosas de coleta e análise de dados, levando em conta a perspectiva de melhoria e crescimento da empresa. Sendo a auditoria interna importante como controle administrativo, ela verifica a existência dos controles internos e procura contribuir para o seu aprimoramento.

Essa ferramenta tão preciosa, além de verificar se as normas internas estão sendo seguidas, procura avaliar se há necessidade de novas normas, procedimentos e controles mais adequados e ágeis.

O objetivo da auditoria interna é beneficiar a organização com melhor controle de seu patrimônio, procurando reduzir a ineficiência, negligência, incapacidade, erros e fraudes. A realização de procedimentos regulares visando identificar as falhas e preveni-las, reforçando os controles, é imprescindível para qualquer gestão organizacional. Neste sentido, a auditoria interna, preventivamente, realiza a análise da adequação dos mecanismos de controle, visando maior segurança patrimonial e confiabilidade nos relatórios contábeis e gerenciais.

O auditor interno deve obter, analisar, interpretar e documentar as informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais para dar suporte aos resultados de seu trabalho. Através do relatório, o auditor interno prescreverá recomendações e as providências a serem tomadas pela administração. Portanto, não basta a simples existência do aparato de auditoria, mas a responsável implementação das recomendações e procedimentos cabíveis à rotinas organizacionais. Daí sua importância como instrumento de mudança e controle.

Há 15 anos foi percebido o crescimento das oportunidades para os auditores no mercado, em especial na área da auditoria interna. Das contratações ao fortalecimento do mercado de capitais brasileiras. Com a globalização e à melhoria dos processos administrativos, a profissão exige atualização frequente e a quantidade de informações de regulamentação é muito grande.

As grandes empresas de auditoria investem muito no aperfeiçoamento de seus funcionários. O treinamento, normalmente, é feito com material produzido no exterior. Por este motivo, o inglês é pré-requisito para os candidatos à auditoria.

A auditoria é inerente aos contadores e, para ser contador, tem que ser bacharel. Atraída pela possibilidade de crescimento profissional, os bacharelados em ciências contábeis, a maior parte, busca a área de auditoria, por ser um mercado estratégico e dinâmico, já que fazem trabalhos para vários clientes. Uma das principais características que um auditor precisa ter para ser bem sucedido nos trabalhos que realiza, é ser observador e cuidadoso. O profissional precisa ter certo nível de desinibição, bom relacionamento interpessoal, espírito de justiça e segurança.

Os contadores, especializado na auditoria externa ou interna, têm hoje um mercado imenso à sua disposição, já que podem atuar em qualquer empresa. Além disso, podem ter escritório particular e prestar serviços para diversas empresas. O emprego é quase certo ao sair da universidade.

Justificativa

Auditoria Administrativa Interna operacional

É uma célula que compreende o plano de organização e todos os métodos e procedimentos referentes, principalmente, a eficiência operacional e a obediência às diretrizes administrativas que normalmente se relacionam apenas indiretamente com os registros contábeis e financeiros. Incluem-se controles como: análises estatísticas, estudos de tempo e movimento, relatório de desempenho, controle de qualidade e ação para resultados.

O grau de confiabilidade do auditor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com